Ambientes de Aprendizagem
Podemos ter vários nomes ou definições sobre ambientes de aprendizagem, por exemplo:
LMS: Learning Management System (Sistema de Gerenciamento de Cursos)
AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Plataforma E-Learning
Dentre elas os nomes mais mencionados são o LMS e o AVA. Mas tudo se resume a sistemas que auxiliam a montagem e execução dos cursos E-learning. O LMS deve ser capaz de personalizar vários perfis de administração, para facilitar o acesso dos alunos e de vários outros stakeholders envolvidos.
O LMS não é apenas utilizado por alunos, estarão sendo frequentado por tutores, designer instrucional, professores que estarão dando auxílio ao suporte do curso e aluno.
Ferramentas de um LMS
Os LMS’s tem diversas ferramentas, depende de customizações e variações de todos os clientes. Vou citar alguns exemplos de ferramentas mais usadas:
Exemplos de LMS
Existem vários tipos de LMS (Moodle, Amadeus, WebAula). Vou falar um pouco do Moodle que é um software livre, onde você pode customizar seu próprio ambiente de aprendizagem. Significa Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos).
Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, que também constituem um grupo de suporte aos usuários, acréscimo de novas funcionalidades, etc., sob a filosofia GNU de software livre.
Uma fundação (www.moodle.org) e uma empresa (www.moodle.com) fornecem, respectivamente, o apoio para o desenvolvimento do software e sua tradução para dezenas de idiomas, e apoio profissional à sua instalação.
Padrões SCORM e AICC
O primeiro padrão foi o AICC (Aviation Industry Computer-Based Training Committee). Foi desenvolvido antes da ascensão da Internet pelo Departamento de Defesa dos EUA e a Indústria de Tecnologia que iniciaram o movimento de um padrão único para os sistemas de E-learning.
O SCORM, ou Sharable Content Object Reference Model, foi desenvolvido pela a ADL (Advanced Distributed Learning) que determinada padrões técnicos em projetos de treinamentos E-learning.
Com o uso do SCORM o conteúdo e-learning podem ser usados sem mudanças independentemente de quaisquer alterações no hardware e software ambiente(durabilidade), pode ser executado em qualquer sistema operacional e navegador da Web ambiente (interoperabilidade), pode ser procurado e descoberto sempre que necessário (acessibilidade) e pode ser utilizado para desenvolver novos conteúdos de aprendizagem (reutilização).
O SCORM 1.0 foi lançado em Janeiro de 2000. Logo após veio a versão SCORM 1.2 que são divididas em três partes: Visão geral (The SCORM Overview), Modelo de agregação de conteúdo (The SCORM Content Aggregation Model) e Ambiente de execução (The SCORM Runtime Environment).
O SCORM 1.3 ou SCORM 2004 foi lançado em 2004 como o sucessor do padrão SCORM 1.2. SCORM 2004 da diferença mais significativa de seu antecessor e a adição de sequenciamento e recursos de navegação.
Graças às melhorias introduzidas no novo padrão, os desenvolvedores de conteúdo podem desfrutar de mais liberdade em seu design e conteúdo de desenvolvimento. Por exemplo, o comportamento dinâmico de conteúdo em resposta ao aprendizado e progresso do aluno – que não podia ser descrito sob as versões anteriores – pode agora ser controlado pelo conteúdo.
Como diz anteriormente o SCORM 1.2 foi divido em três tecnicas. Para o SCORM 2004 foi acrescentado mais uma técnica, Sequencing and Navigation que permite navegacao entre os SCO (objetos de aprendizagem) do LMS.
Padrão TinCan
A API Tincan uma nova metodologia de especificação para a tecnologia de aprendizagem que faz com que seja possível recolher dados sobre a ampla gama de experiências que uma pessoa tem (online e off-line).
Esta API captura de dados em um formato consistente sobre uma pessoa ou atividades do grupo de muitas tecnologias.
Muitos sistemas diferentes são capazes de comunicar de forma segura, capturando e compartilhando este fluxo de atividades usando vocabulário simples de TinCan. Ainda o TinCan não é muito usado, mas já vem substituindo o SCORM rapidamente. A API TinCan permite que você faça coisas que não eram fáceis ou mesmo possível em SCORM:
Conclusão
Resumidamente conseguir falar para vocês qual é o significado de LMS e qual a sua função. Abordei conteúdo sobre o padrão SCORM e sua evolução e sobre o TinCan que já esta ai no mercado e-learning. Espero que tenham gostado. Obrigado!
Bibliografia
<http://www.adlnet.org/>
<http://tincanapi.com>
<http://www.elearningbrasil.com.br/>
[Crédito da Imagem: E-Learning – ShutterStock]
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8:59:06 am
Leitura Interessante, pena que a tradução e redação, não ficaram boas.
Poderia ter colocado a origem de algumas informações, ou do texto como um todo.