Carreira

Ξ Deixe um comentário

Medo da crise? Mercado de trabalho ruim?

publicado por Wagner Luis Alves

Figura - Medo da crise? Mercado de trabalho ruim?Acompanhamos quase que diariamente, as más notícias sobre o mercado de trabalho e evidências de que já estamos enfrentando uma das piores crises dos últimos tempos. Não vamos discutir política, acredito que existe um consenso de que realmente as coisas não andam muito boas economicamente, infelizmente.

Segundo o IBGE, o desemprego em fevereiro deste ano chegou a 5,9%, e as perspectivas não são otimistas, já que a economia está em desaceleração, os juros estão elevados e a inflação bate à nossa porta.

A crise econômica afeta os investimentos e os projetos de expansão das empresas, mas o cenário de contratação, principalmente na área de TI continua ativo, pois como todos nós sabemos, em nossa área existe uma grande rotatividade, profissionais que estão cada vez mais se especializando e procurando “novos horizontes”. Não estamos vendo as chamadas “novas vagas”, e sim as vagas de substituição de profissionais.

Em um momento como este, onde o cenário não é favorável e as promoções e ajustes na remuneração são mais escassos, cito abaixo algumas pequenas “dicas” para enfrentar a crise e o mau momento do mercado de trabalho:

Auto-estima: Muita atenção com a questão emocional, rever os gastos, planejar os investimentos em cursos e qualificação, colocar todas as contas na ponta do lápis, pode ajudar num momento em que o aumento de contas básicas, tais como água, luz, telefone, diminuem nosso poder de compra. Se nos deixarmos influenciar pelas notícias da mídia e pessimismo, tudo tende à piorar.

Autoavaliação: Existem momentos que estamos investindo mais em nossa carreira e em outros não, temos tendência de que ao estarmos trabalhando, deixamos os cursos e investimentos de lado, somente pensamos nisso quando estamos no mercado do trabalho em busca de uma nova colocação, justamente na fase mais crítica, quando além de não possuir mais o rendimento mensal, continuamos com as despesas fixas batendo à nossa porta todo mês.

Conhecimento: À cada dia o mercado está mais competitivo, e a busca por uma colocação se torna uma verdadeira guerra, nunca devemos deixar de nos aprimorar profissionalmente e de ficar antenado com tecnologias que estão sendo utilizadas nas empresas, o tempo precisa ser dividido entre procurar oportunidades e se aprimorar, o orçamento apertado pode ser contornado com planejamento e redução de gastos desnecessários.

Network: Importante ao  longo de nossa trajetória é cultivar boas amizades e contatos, quando estamos em uma situação difícil, um bom contato pode ajudar, utilizar as redes sociais para contatos e manter-se informado também é uma boa, pode ser que a próxima vaga de trabalho seja indicada por um colega do passado.

Já passamos por outras crises e momentos ruins da economia e do mercado de trabalho, precisamos manter o foco e nos aprimorarmos, na esperança que os governantes façam o mesmo, desta maneira, quando a poeira baixar, e a economia aquecer novamente, estaremos preparados e prontos para usufruir do bom momento econômico, que, como brasileiro, e otimista, tenho certeza de que voltará.

[Crédito da Imagem: Crise – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Com 22 anos atuando na área de TI, Especialista em Teleinformática & Redes de Computadores pela UTFPR(2007), Tecnólogo em Sistemas de Informação(Opet/2005), nascido em Araçatuba-SP, reside em Curitiba desde Janeiro de 2004, sempre atuando na área de TI em empresas privadas e pública.

Wagner Luis Alves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.