Redes e mídias sociais alastram-se rapidamente. Neste turbilhão de recursos e opções as empresas buscam inserir seus produtos e angariar seguidores.
Em um esforço de sair na frente ou acompanhar a evolução tecnológica, muitos desperdiçam recursos, quando não, promovem conteúdos e criam perfis sem foco ou estratégia. O resultado não é nada bom, pois a empresa acaba por promover sua própria falta de visão e incapacidade.
Antes de prosseguir, vejamos alguns dados curiosos de uma pesquisa realizada pela InSites Consulting:
Como já sabemos, através dos recursos virtuais podemos atingir um público tão grande que é difícil mensurar, mas as ações precisam ser coordenadas de forma que o público certo seja atingido pela mídia certa.
Vemos empresas que sugerem “Nos sigam no Twitter”, “Curtam nossa página no Facebook”… Mas, sinceramente: por que eu deveria fazer isso? Dê-me um bom motivo! Mostre-me assuntos importantes e interessantes para minha vida que farei isso com prazer.
Temos um perfil de interesse para cada uma das redes e mídias sociais. Independente do seu ramo de negócio é possível inserir-se no contexto de cada uma delas.
Rede utilizada para descontrair, falar com os amigos, dar risada, pensar sobre coisas, etc. Crie post’s sempre acompanhados de imagens relacionadas, textos contendo de 40 a 60 palavras são o bastante. | |
Assuntos rápidos, frases de impacto e links. A maioria dos usuários seguem centenas ou até milhares de perfis, sendo assim, se você fizer cinco posts por dia as chances de ser visto são bem pequenas. Poste no mínimo de 10 a 15 tweets por dia, em intervalos programados. | |
A melhor rede para tratar de negócios. Escreva inserções que despertem a interação dos usuários, pergunte sobre suas ideias profissionais, planos e projetos relacionados ao tema que deseja compartilhar. | |
Para fotos artísticas. Veja como você pode dar um novo tom ao seu negócio utilizando esta ferramenta. Fotos inusitadas que referenciam seu ramo de atuação trarão um ar mais informal, humano e pessoal. | |
Somente apresentações e slides. Bom para divulgar projetos, inovações, metas e produtos diferenciados. | |
Poderosa ferramenta viral. Vídeos curtos, divertidos e curiosos podem trazer notoriedade e evidencia à sua empresa. Crie um canal e carregue conteúdos relevantes, diferenciados e muito criativos, quanto mais “extravagante” melhor. |
As mídias sociais são uma fonte poderosa de publicidade, desde que saibamos usá-las seguindo os padrões da comunidade. Não deixe de seguir estas regrinhas para não se tornar uma marca chata e inconveniente.
Sucesso e até a próxima!
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