Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Instancias Lightsail AWS

publicado por Fabio Pereira da Silva

Olá Pessoal, a AWS, para facilitar, a vida lançou o serviço Lightsail.

É um Serviço de VPS com tecnologia da AWS que facilita a criação das suas aplicações Web de forma mais rápida e prática.

Alguns serviços como Worpress, Node.JS e Nginx, Serviço de DNS do Route 53 e snapshot são entregues de forma rápida e didática.

Sem muita delonga segue como ativar uma aplicação WORPRESS no Lightsail.

Acesse o site do Lightsail em https://amazonlightsail.com/ escolha como na imagem acima.

Escolha a opção desejada, se você tem uma aplicação especifica pode escolher uma instancia limpa ou o Lightsail como na imagem acima.

O método de criar a instancia é muito ágil, estão definidas nos países acima. No Brasil não tem.

Selecione a plataforma. O Lab será o WORDPRESS.

Este passo ele já cria a senha, ou você mesmo gera sua própria chave SSH. Clique no gerenciador e vá no botão de Download para baixar a chave de acesso SSH.

Escolha o plano acessível para seu nível financeiro ou que a aplicação suporta.

Escolha o nome da instancia e clique em criar.

Dentro dos passos temos a opção de Zona de DNS (ROUTE 53) e Snapshots que são serviços a parte do Lightsail. Mas que se permeiam caso você precise.

Ele oferece uma zona de disponibilidade, ou você pode alterar a zona.

O deploy é quase que instantâneo. Tenho quase certeza que é Docker, mas até o momento não consegui avaliar se é ou não. E pronto, o serviço esta entregue para ser utilizado.

Veja que ele entrega já um número de IP e mostra que está em execução.

Pronto acess o ip e veja que o WordPress está com um tema padrão no ar. Obvio que é um deploy do marketplace da BITNAMI. Importante acessar o Marketplace pois tem alguns procedimento caso for acessar para alterar senha do WORDPRESS.

O Lightsail tem um console via web melhorado do próprio tradicional do AWS onde já libera o acesso ao console do linux sem precisar de acesso SSH ou pelo aplicativo Putty.

O acesso do console do Lightsail é diferente do console do AWS é preciso acessar por esta URL https://lightsail.aws.amazon.com.

Os 3 pontinhos revela como conectar, reiniciar o serviço, desligar e ligar a maquina.

Pronto, em minutos você com pouco conhecimento pode ativar sua aplicação.

Leia a documentação em https://amazonlightsail.com/pt/docs/.

Tem muita informação que pode facilitar em até conhecer os serviços do Lightsail e também AWS.

Autor

MVP Microsoft Azure - Profissional apaixonado por técnolgia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010.

Fabio Pereira da Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes