Carreira

Ξ Deixe um comentário

Aprender inglês sozinho, é possível?

publicado por Wagner Luis Alves

Figura - Aprender inglês sozinho, é possível?Quando criança, tive a sorte dos meus Pais visualizarem a importância do aprendizado de um idioma, e na época, comecei à cursar as aulas de Inglês em uma escola excelente. O fato é que, na época, muito jovem, não dei a importância necessária e priorizei outras tarefas mais prazerosas, por exemplo: futebol, video game, etc.

O fato é que, tudo tem um preço, mais tarde, quando fui para o mercado de trabalho, o Inglês se tornou extremamente necessário e tive que correr atrás do aprendizado, de diversas maneiras.

Comecei estudando sozinho, uma das grandes dificuldades de quem estuda sozinho, é a falta de orientação especializada para saber se as coisas estão caminhando bem, não sabemos ao certo se estamos progredindo e corremos o risco de nos perdermos nos estudos.

Estudando sozinho, não fazemos provas, não somos avaliados, e acaba ocorrendo a desmotivação, mas sim, é possível estudarmos sozinhos, podemos melhorar nosso desempenho se utilizarmos diversas maneiras de assimilar os conhecimentos e praticar o idioma.

Tenham em mente que, você é o responsável pelo sucesso nesta empreitada, disciplina e força de vontade são ingredientes indispensáveis para alcançar o sucesso!

Temos diversas atribuições em nosso dia a dia, trabalho, filhos, esporte, TV, várias tarefas e atividades consomem o nosso tempo, se organize e defina um tempo, seja por dia ou por semana, para dedicar-se inteiramente ao aprendizado do Inglês. Separe um tempo para seus estudos, é muito melhor estudar curtos períodos todos os dias, do que estudar um longo período uma vez por semana. Dia a dia você se lembrará com mais facilidade do que aprendeu recentemente, o que acha de começar com 30 minutos por dia, vá em frente!

Depois de estabelecer um horário, siga em frente no seu tempo reservado, em algumas semanas você perceberá que essa rotina ficará “automática” no seu dia a dia, pronto! Essa é a disciplina!

Se conseguir uma companhia para o estudo, as coisas podem ficar mais fáceis, pois as estratégias de aprendizado podem ser comparadas, podem fazer videoconferências tentando falar no idioma e trocar e-mails em Inglês, isso ajudará e muito no aprendizado do idioma. A Internet possui diversas ferramentas e materiais para utilização no aprendizado.

Utilizando as tecnologias existentes, ficará muito mais fácil e dinâmico o aprendizado, ou seja, utilização de DVD’s, séries de TV, podcasts, dentre outros. Coloque a tecnologia à seu favor.

Alguns sites que podem ser úteis:

http://www.world-english.org/

https://pt.duolingo.com/

http://www.learnenglish.de/

http://freerice.com/#/english-vocabulary/1497

Procure também assistir à programas de TV em Inglês, diversos sites gratuitos estão disponíveis na Internet, vários canais no Youtube também, vá em frente!

A prática que leva a perfeição, praticar é preciso, não tenha medo de errar, quanto mais se pratica, menos erros ocorrem, converse com as pessoas da Internet o máximo que puder, troque e-mails em inglês com seus colegas, arrisque-se!

A aquisição de um dicionário físico, ajuda bastante, mas se não quiser investir neste momento, alguns dicionários on line podem ajudar bastante, abaixo alguns exemplos:

http://www.merriam-webster.com/

http://www.ldoceonline.com/

http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/

Explore textos encontrados em revistas, jornais, livros e internet. Não será fácil, mas mantenha-se motivado e determinado na busca pelo seu objetivo.

A ideia deste artigo é lhe dar apoio moral para iniciar seus estudos, claro que frequentar uma boa escola seria o ideal, e eu recomendo bastante, pois metodologias didáticas e pedagógicas contribuem de maneira muito eficaz para o aprendizado de um idioma. Qual a melhor escola? Depende, a melhor escola é aquela em que você se adapta e a que você começa à sentir prazer em aprender. Escola física ou on line? A decisão é sua, em qual você se sentirá mais à vontade para iniciar o aprendizado do idioma?

Existe segredo para aprender um idioma? Não, não existe segredo, existe força de vontade e disposição, não só para aprendermos um novo idioma, mas para qualquer atividade em nossa vida, quando decidimos e queremos, podemos tudo!

Espero ter contribuído de alguma maneira, para quem está pensando em começar à estudar algum idioma, para quem está estudando e está um pouco desanimado, ou para quem já estudou e acredita que pode melhorar um pouco mais.

Termino com uma frase bem bacana, disse Thomas Edison:

“Muitas das falhas da vida ocorre quando não percebemos o quão próximo estávamos do sucesso na hora que desistimos”.

Bons estudos!

 

Artigos Relacionados

Autor

Com 22 anos atuando na área de TI, Especialista em Teleinformática & Redes de Computadores pela UTFPR(2007), Tecnólogo em Sistemas de Informação(Opet/2005), nascido em Araçatuba-SP, reside em Curitiba desde Janeiro de 2004, sempre atuando na área de TI em empresas privadas e pública.

Wagner Luis Alves

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comentários Recentes