Carreira

Ξ Deixe um comentário

Terminei minha graduação, e aí?

publicado por Thiago Cruz

Terminei minha graduação, e aí?A resposta para esta pergunta é simples, faça outra, faça uma pós-graduação, especialize-se, certifique-se. O mercado de TI é muito atrativo, mas esconde um vilão, sempre que procuramos por “Mercado de trabalho” na área de TI vemos notícias como: “Há vagas”, “Estão faltando profissionais”, “Inicie com um curso técnico e inicie” ou “o mercado no brasil cresceu mais de 300% no ano”.

Não se engane, terminou um ciclo de estudos, faça outro, mantenha-se atualizado, especialize-se. Com o crescimento da área os profissionais foram obtendo mais responsabilidades e se especializando em mais de uma tecnologia.

O mercado de trabalho acompanhou esta mudança e hoje a cobrança em cima disso é cada vez maior, hoje é mais fácil ver uma vaga para profissionais Pleno, Sênior ou quando encontramos para Junior são solicitadas várias especificações. Quem nunca se deparou com uma vaga de Junior solicitando graduação, certificação, uma língua estrangeira, muita das vezes acompanhada de solicitação de experiência na área.

Por isso é muito comum encontrar profissionais que terminam sua faculdade atuando como analista de suporte, talvez até exercendo outras funções. Então no seu ciclo de graduação encontre seu caminho, especialize-se em uma área da TI, caso não se encontre na especialização que optou não se preocupe, você vai precisar de mais de uma especialização.

É comum ver profissionais da área de Infraestrutura com conhecimento em Linux, Windows e Cisco, ver profissionais de desenvolvimento com conhecimento em C#, Java e .Net, profissionais de banco de dados com conhecimento de Linux, Oracle e DB2.

Bons salários e uma carreira na área requer estudo, então antes de optar por uma área, procure informações, pesquise o mercado, esteja atualizado sobre a tecnologia, veja em sites de vagas quais são as exigências da área em que deseja atuar. Não existe outro caminho, devemos saber onde estamos pisando, seja um profissional consciente e mantenha seu network.

Mas esse artigo não é para lhe desanimar, os cargos da TI estão na lista de cargos mais bem pagos do Brasil, a exigência de bons conhecimentos é recompensada no final do mês. Claro que estamos falando dos cargos mais altos da TI, para isso precisamos do primeiro passo.

Atualmente os produtos voltados para tecnologia estão sofrendo muitas alterações, ao abrir um artigo, nos deparamos com algo surreal, ao entrar em um site voltado para tecnologia, nos deparamos para mais uma atualização do que você já avaliava como bom. Esta corrida por novas tecnologias impulsiona um mercado que está sempre em crescimento, é fácil encontrar empresas de TI relacionadas a empresas do sonho para trabalhar.

Uma dica para os leitores é acompanhe sua tecnologia que segundo informações de desenvolvimento, os profissionais devem estar se atualizando de dois em dois anos, tenha foco, vá a eventos, frequente fóruns e sites com lhe de informações coerentes sobre a tecnologia.

Mantenha o ritmo, habitue-se em ser um profissional, conquiste a equipe e domine o que faz, especialize e encontre algo que lhe dê prazer. Dê seu primeiro passo já pensando no segundo.

[Crédito da Imagem: Graduação – ShutterStock]

Autor

Formado em Administração de empresas, trabalho no ramo da TI a cerca de 11 anos, sendo 10 anos como DBA, atualmente trabalhando com DBA e prestando serviço externo como Consultor SQL Server 2008, 2008 R2 e 2014, autor de artigos para Devmedia e Ti Especialistas. Profissional certificado MCP na plataforma de Banco de Dados e co-fundador do site Guia DBA. Site: www.guiadba.com.br

Thiago Cruz

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes