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Seguindo a trilha do rato: medindo os movimentos do usuário sobre ações com o mouse

publicado por Mario Galhardo

A maioria dos usuários, quando está lendo algum texto em sites na internet, subconscientemente utilizam o mouse para guiar os seus próprios olhos. Isso também acontece quando estamos olhando para uma imagem qualquer. Com alguma das ferramentas de mensuração como o ClickTale ou CrazyEgg você pode capturar cada movimento, clique ou scroll que os usuários fazem com o mouse durante as visitas em seu site ou blog.

Poder mensurar o comportamento do usuário pode ser determinante para as próximas ações estratégicas da equipe, além de apresentar “números” aos clientes como resultado das campanhas realizadas é tudo o que eles desejam saber. O investimento não é alto, o Crazy Egg, por exemplo, está acessível hoje pelo valor próximo a R$ 2.400 com o plano anual, exatos 99 dólares/mês.

Saiba os exatos movimentos que os usuários fazem no seu site e onde é que eles clicam.

A captura de movimentos do mouse de seus usuários durante as visitas no seu site pode ser uma informação valiosa, que determinará o que está chamando a atenção dos usuários ou não. Detectar os pontos onde os usuários costumam parar para realmente ler o conteúdo pode te ajudar a fazer ajustes de layout e conteúdo, trazendo muito mais tráfego para a sua página.

Além de poder gravar o movimento do seu mouse o ClickTale pode mostrar a você um mapa de calor, para que você entenda perfeitamente as áreas onde o seu usuário manteve o mouse por mais tempo, local onde provavelmente ele prestou mais atenção. Além do mapa de movimento, mapas de calor podem ser gerados baseados nos cliques do seu usuário ou então no scroll, para saber até onde seus visitantes costumam rolar a tela.

Se ainda assim esses métodos não forem o suficiente para você ter uma noção do que acontece dentro do seu site, o ClickTale pode gerar dados estatísticos, mostrando para você fatos como quantos usuários saíram da sua página sem interagir com nada, quantos visitantes se cadastraram ou quantos visitantes tentaram se cadastrar etc.

Uma dica importante é, –  comece agora mesmo! Quanto antes instalar os códigos melhor, pois a captura das informações já vai acontecendo e em breve você  já terá os dados para apresentar.

Abraço.

Autor

Trabalho com o marketing há sete anos, formado em Processamentos de Dados, graduado em Marketing, me especializei em propaganda para a web, atuando em estratégias online, links patrocinados, analytics, design, atuei em vários projetos de agencias on-line. Hoje atuo como Mídia Digital desenvolvendo e analisando dados em sites, apontando tendências e promovendo ações de marketing.

Mario Galhardo

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