BI

Ξ 2 comentários

Aspectos Importantes para Projetos de Business Intelligence

publicado por Tiago Oscar Hubner
Onde as pessoas correm em NY.

Infográfico, informação contando história.

Já não é de hoje que as ferramentas de Business Intelligence vem ganhando espaço dentro de pequenas, médias e grande organizações. O processo de tomada de decisão tende cada vez mais a se infiltrar em todos os setores da organização onde cada setor, com base em informações de qualidade, decide suas ações voltadas para a melhoria continua e a busca constante por melhores resultados. Dentro deste cenário de constante evolução é  também crescente o número e o aumento da qualidade, meios de disponibilização e alternativas de ferramentas para Business Intelligence dentre elas podemos destacar algumas líderes de mercado como é o caso da Microstrategy, BO SAP, Pentanho, Tableau, Cognos, Tableau e QlikView. A grande maioria destas ferramentas possuem um importante aspecto em comum, a capacidade de moldar cenários e disponibilizar estes mesmos através de portais na web ou intranet. Algumas destas ferramentas se destacam por sua facilidade de criação que é o caso do QlikView, outras por possuir um ótimo aspecto visual como o Tableau, porem na grande maioria  das ferramentas é possível perceber certas características se destacam. São elas:

1 – Mobilidade

Boa parte das ferramentas disponives possuem produtos específicos para tablets, smartphones tanto ele android como iOS, visando com isto a facilidade de acesso a informação a qualquer momento, não necessitando estar unicamente preso a ficar na frente de um computador ou laptop.

2 – Desenvolvimento de painéis

Capacidade de elaboração de Dashboards cada vez mais funcionais e associativos.Utilizando todos os recursos disponíveis para elaboração e criação de web sites, aplicativos web entre outros. Destaco aqui a importância dos projetos de Business Intelligence contemplarem dentro de suas etapas conceitos e tarefas voltadas para usabilidade, interface com usuário, experiencia do cliente final, dentro do contexto de arquitetura de informação. Muito se fala em qualidade de dados, alinhamento com negocio, tempo de entrega, BI self service entre outros. Porem não menos importante e também necessário é a analise de cada projeto como uma solução web, deste modo é possível elencar algumas características que devem ser observadas durante o desenvolvimento bem como na entrega e compra de uma solução de Business Intelligence.

1. Qual a história os dados irão contar

Agrupar milhares de informações transacionais e administrativas e deixá-las jogadas em um painel não é a melhor forma de agregar valor para uma aplicação. É de vital importância entender quais perguntas serão respondidas e então com as informações desenvolver aplicações que possam entregar respostas e com efeitos e causas.

2. Fontes, cores e disposição

Nesta etapa é necessário adequar todas as aplicações dentro das melhores praticas para combinação de cores e fontes de dados, lembrando o que já foi citado diversas vezes em diversos blogs e sites muitas vezes “Menos é mais”.

3. Facilidade

Nenhuma aplicação deve exigir que o cliente necessite fazer um curso ou treinamento de horas para entender os números uma vez que toda aplicação é desenvolvida levando em conta as informações que o mesmo requisitou. Para tanto é fundamental que a mesma seja de fácil utilização, utilizando conceitos e práticas mais aprofundadas em arquitetura da informação. É possível encontrar diversos sites, livros e artigos descrevendo e aprofundando este tema. Cada qual com um foco distinto e especialista diante de cada cenário, como formas de demonstração, tipos de gráfico, cores e disposição das informações

Autor

Cursando MBA Executivo pela Escola de Negócios Sustentare - Joinville-SC, Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Constestado - Mafra - SC. Experiência de 3 anos como Analista de Business Intelligence e Desenvolvedor QlikView na Empresa Tuper de São Bento do Sul - SC.

Tiago Oscar Hubner

Comentários

2 Comments

  • Muito bom o texto, eu mesmo que conheço superficialmente o assunto, compreendi a importância deste recurso!.

  • Um bom projeto com objetivos definidos é muito importante. Informação mal estruturada se transforma em desinformação.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes