Carreira

Ξ 2 comentários

LinkedIn – a vitrine para os profissionais de TI, uma parada obrigatória

publicado por Vladimir Sabatino

LinkedIn–a vitrine para os profissionais de TI, uma parada obrigatóriaÉ difícil encontrar alguém hoje em dia que não possua um perfil no Facebook. Quase todo mundo possui um perfil, ou até mesmo mais de um perfil no Facebook.

Além de ser uma ferramenta de relacionamento completa, com todos os recursos possíveis, vídeo, áudio, fotos e textos, o Facebook já é utilizado até mesmo para a procura de recolocação profissional.

Mas hoje vamos falar de outra opção para os profissionais e, principalmente, para os profissionais de TI: o LinkedIn. Ele deve ser cada vez mais ser uma parada obrigatória e uma vitrine para todos os profissionais.

Diferentemente do Facebook, que é uma rede de relacionamento pessoal, o LinkedIn é focado no relacionamento profissional. E se você ainda não ouviu falar dessa ferramenta, se você conhece mas ainda não possui um perfil no LinkedIn, ou caso nunca tenha ouvido falar do LinkedIn, espero que esse artigo possa proporcionar uma ideia clara e objetiva da importância dessa ferramenta nos dias de hoje para qualquer profissional.

Em Julho de 2013 o Miami Herald publicou uma matéria sobre o LinkedIn, onde explica que a sua essência é ser um site de oferta de serviços para profissionais. Com mais de 225 milhões de membros em todo o mundo, essa rede social é usada por empresas e por profissionais para a recolocação profissional, novos negócios e oportunidades.

O LinkedIn funciona como loja virtual, uma vitrine onde você se apresenta. É uma ferramenta mais interessante do que o currículo convencional, pois no LinkedIn além das informações de um currículo, você consegue criar e proporcionar um vínculo entre você e o seu perfil profissional com informações dos seus grupos de discussão e de afinidade, além de novidades do mercado que mantem você atualizado sobre as empresas.

Através do LinkedIn você pode divulgar os seus projetos, seus trabalhos e contribuir com os mais diversos grupos e fóruns com a sua experiência profissional e opinião, o que  torna o seu perfil ainda mais visível nessa vitrine.

Também é possível através do LinkedIn, conectar-se a diferentes profissionais de diferentes meios e empresas. Isso permite que você se ofereça profissionalmente ou indique e recomende um profissional que conheça, de acordo com suas qualidades e experiências que possam vir a ser desejáveis para uma determinada empresa. Tarefas não possíveis através do currículo convencional.

Recentemente a revista Você S/A de Setembro/2013 também publicou uma matéria sobre qual seria a melhor vitrine profissional e o LinkedIn apareceu como a ferramenta online mais utilizada para selecionar profissionais dos mais diversos níveis hierárquicos.

Na mesma reportagem, o LinkedIn ainda aparece como a ferramenta online mais popular pelos profissionais para aumento da sua visibilidade e para se candidatar a uma vaga. O LinkedIn também desponta como a favorita dos recrutadores e que maior satisfação trás aos seus usuários.

Portanto, cada vez mais o LinkedIn se torna uma referência no meio profissional. Além de contar com um portfólio de serviços atraentes que possam proporcionar grandes negócios, convites de grandes empresas, é também uma nova maneira de se relacionar profissionalmente e abrir novas portas, em um mundo cada vez mais corporativo e globalizado.

Novamente estamos passando por uma mudança na forma de se procurar emprego. Antes tínhamos o currículo impresso, que era entregue em mãos, nas próprias empresas para o envio dos mesmos através dos anúncios de jornais. E que agora, com a internet, um novo jeito vem se consolidando cada vez mais na rede profissional: a maneira LinkedIn de procurar emprego.

Sejam bem vindos aos novos tempos! Sejam bem vindos ao LinkedIn!

Uma ótima semana para todos e até o próximo artigo.

 

Autor

Especialista em TI, Governança e Processos ITIL. Email: vladimir.sabatino@uol.com.br Mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação, em governança, gerenciamento de serviços e processos ITIL.

Vladimir Sabatino

Comentários

2 Comments

  • Adorei o artigo, realmente muito bom!!! Parabéns!

  • Vladimir,
    Muito bom o artigo, parabéns e sucesso.

    Chicao

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes