TI Corporativa

Ξ 2 comentários

Os benefícios da implantação de uma solução ERP

publicado por João Ricardo Martins Cezar

Os benefícios da implantação de uma solução ERPNa última matéria sobre gestão empresarial apresentei os estágios de gestão empresarial – organização, controle e gestão. Os benefícios estão diretamente relacionados às expectativas apresentadas e o estágio de maturidade de cada organização.

Naturalmente todas (ou quase todas) empresas quando implantam um ERP, gostariam de ter o máximo de gestão, ligar o notebook, navegar pelo painel gerencial (cockpit) e analisar todos indicadores chaves, tendências, gargalos, etc… Tomando suas decisões estratégicas, e desenvolvendo seus planos e ações do dia a dia. Só que até lá o caminho é árduo.

As expectativas depositadas nos sistemas de gestão sempre foram enormes, é um grande desafio para os consultores discutir e colocar efetivamente de forma clara, as possibilidades e o caminho a ser seguido, considerando o estágio e a maturidade de cada empresa, em detrimento as possibilidades reais e expectativas quase sempre superdimensionadas. Otimizar o resultado da implantação, trazendo os benefícios e os ganhos possíveis para determinado momento e as ações evolutivas, propondo ganhos graduais e constantes é o caminho a ser seguido.

Para complicar um pouco mais, cada empresa tem seu ritmo de operação e crescimento, atingir resultados com o máximo de velocidade é o objetivo, mas correr sem tropeçar é fundamental para não criar desgastes e frustações. Não devemos nunca deixar de buscar melhorias e novos ganhos, novos controles e a gestão diferenciada do negócio. A implantação de um sistema muitas vezes também deve ser feita em estágios, não deixando de planejar o crescimento e novos ganhos.

Vejo a grande maioria buscando saltos de qualidade, quando o caminho é evolutivo e contínuo. Os ganhos constantes passam por uma mudança cultural, onde um grande e simples segredo está ao alcance de todos, aumentar a base de informação dentro de uma disponibilidade já existente. A grande maioria do conhecimento e inovação está a disposição de todos, basta ampliar e buscar colaboração entre todos os participantes do processo, ampliando fontes de informação,  novas ideias, conhecimento e inovação.

Com o aumento da colaboração e novas ideias, a empresa poderá se valer de uma grande contribuição e surgimento de novas oportunidades, simplesmente trazendo de forma estratégica os participantes ligados a cadeia de valor encadeada pela empresa, seja colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.

Se o seu ERP estacionou e não dá oportunidade de evolução, é hora de repensar como motivar para que os ganhos não parem, ou se já atingiu o máximo de qualidade, como ampliar os horizontes de gestão, agregando novas camadas de conhecimento, o que permitirá outras áreas estratégias na empresa participarem de tão importante iniciativa, como a que acontece quando da implantação de soluções como os ERPs, transacionais, estruturantes e de alto impacto nos negócios.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

João Ricardo Martins Cezar - profissional de TI com mais de 20 anos de experiência em projetos de Gestão Empresarial, de diversos portes e complexidade, formado em Economia e especializado em Processos Empresariais, colabora com artigos para este site, diretor na EBS IT Software, desenvolve projetos de Social Business e Redes Sociais Corporativas, ainda dentro das expertises e alianças projetos de Gestão Empresarial (ERP) e Gestão de Recursos Humanos (RH).

João Ricardo Martins Cezar

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.