Na última matéria sobre gestão empresarial apresentei os estágios de gestão empresarial – organização, controle e gestão. Os benefícios estão diretamente relacionados às expectativas apresentadas e o estágio de maturidade de cada organização.
Naturalmente todas (ou quase todas) empresas quando implantam um ERP, gostariam de ter o máximo de gestão, ligar o notebook, navegar pelo painel gerencial (cockpit) e analisar todos indicadores chaves, tendências, gargalos, etc… Tomando suas decisões estratégicas, e desenvolvendo seus planos e ações do dia a dia. Só que até lá o caminho é árduo.
As expectativas depositadas nos sistemas de gestão sempre foram enormes, é um grande desafio para os consultores discutir e colocar efetivamente de forma clara, as possibilidades e o caminho a ser seguido, considerando o estágio e a maturidade de cada empresa, em detrimento as possibilidades reais e expectativas quase sempre superdimensionadas. Otimizar o resultado da implantação, trazendo os benefícios e os ganhos possíveis para determinado momento e as ações evolutivas, propondo ganhos graduais e constantes é o caminho a ser seguido.
Para complicar um pouco mais, cada empresa tem seu ritmo de operação e crescimento, atingir resultados com o máximo de velocidade é o objetivo, mas correr sem tropeçar é fundamental para não criar desgastes e frustações. Não devemos nunca deixar de buscar melhorias e novos ganhos, novos controles e a gestão diferenciada do negócio. A implantação de um sistema muitas vezes também deve ser feita em estágios, não deixando de planejar o crescimento e novos ganhos.
Vejo a grande maioria buscando saltos de qualidade, quando o caminho é evolutivo e contínuo. Os ganhos constantes passam por uma mudança cultural, onde um grande e simples segredo está ao alcance de todos, aumentar a base de informação dentro de uma disponibilidade já existente. A grande maioria do conhecimento e inovação está a disposição de todos, basta ampliar e buscar colaboração entre todos os participantes do processo, ampliando fontes de informação, novas ideias, conhecimento e inovação.
Com o aumento da colaboração e novas ideias, a empresa poderá se valer de uma grande contribuição e surgimento de novas oportunidades, simplesmente trazendo de forma estratégica os participantes ligados a cadeia de valor encadeada pela empresa, seja colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.
Se o seu ERP estacionou e não dá oportunidade de evolução, é hora de repensar como motivar para que os ganhos não parem, ou se já atingiu o máximo de qualidade, como ampliar os horizontes de gestão, agregando novas camadas de conhecimento, o que permitirá outras áreas estratégias na empresa participarem de tão importante iniciativa, como a que acontece quando da implantação de soluções como os ERPs, transacionais, estruturantes e de alto impacto nos negócios.