Carreira

Ξ 2 comentários

Cortella – Qual é a tua obra?

publicado por Laecio Barreiros

Já faz algum tempo que venho adiando a leitura deste autor … muitos amigos já recomendaram, já assisti varias entrevistas dele, artigos, participação no Fantástico, Jô Soares, etc… ate que chegou a hora: Li o meu primeiro Cortella e confesso … Que arrependimento ! Por que demorei tanto ?

Para quem não conhece, Mario Sergio Cortella é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas e Não Nascemos Prontos!

O livro que causou esta ótima impressão foi: QUAL É A TUA OBRA?

Entre as variações provocações e inquietações propostas no livro, vou reproduzir uns trechinhos para provocar a curiosidade.

– Quando fala de educação continuada nas empresas … “ Se voce não acredita que educação é um bom investimento, tente investir em ignorância.”

– O grande estrago das pequenas ondas … Muitas vezes, a perda de recursos e de eficiência pode ter origem nas ações que não fazem estardalhaço.

– Um ponto de vista é a vista a partir de um ponto.

– Tempos velozes … Quando o jogo e a estratégia mudam rapidamente, não basta se contentar com o possível. É preciso fazer o seu melhor.

– Síndrome de Rocky Balboa …. esta só vendo na pagina 40/41 “ imperdível, vejam um pequeno trecho: ”

O herói é aquele que, antes de chegar ao ápice, apanha, sofre, e depois começa a dar a volta por cima. Existem pessoas que tem “síndrome de Rock Balboa”. No primeiro filme da serie, Rocky, um lutador (1976), ele precisa lutar no começo da historia. Ai ele apanha, apanha e, em seguida, apanha um pouco mais. Depois, ele se prepara. So que a preparação dele, no filme, passa em dois minutos . São as cenas em que ele aparece correndo pelas ruas com seu treinador, pulando corda, socando o saco de areia. A sequencia passa rapidamente e ai ele já esta pronto. O que é essa “síndrome do Rocky Balboa”? É você imaginar que, como a cena passa rápido, que você rapidamente estará preparado e apto para ir ao ringue derrotar seu adversário. E não é assim. Há cursos, especializações, atividades que demoram, que exigem trabalho, viagem, perda de uma parte do tempo para lazer e para a família.

E por ai vai … Não deixem de ler!

Bons negócios

Autor

Laecio Barreiros, 44 anos, 30 anos de carreira, Contador com MBA em Controladoria Financeira, atuou como Executivo de Finanças e Controladoria em empresas de renome como: GE Capital IT Solutions / IBM Brasil (Divisão Ivix Sistemas ) Zurich Seguros, Rhodes ( Grupo IVARS Italy ), Estanplaza Hotels, McDonalds, Manah (Bunge), Moore Brasil. Desde 2001 dirige a L&Barreiros Controladoria que desenvolve projetos de Gestão do Desempenho, Processos de Controladoria e Finanças com foco em Empresas de Pequeno e Médio Portes. Membro AMCHAM, Associado IBGC, escreve e colabora para as revistas: PEGN, Voce S/A, Exame PME, Meu Próprio Negocio, Estado SP, Folha SP, Portal IG, entre outras...

Laecio Barreiros

Comentários

2 Comments

  • Laercio, Parabéns pelo Artigo!

    Faz mais de 10 anos, a Siemens realizou treinamentos coordenados pela FGV, e uma das “feras” era o Cortella, muitas de suas falas estão atuais e vivas até hoje, em minha mente!

  • Olá Laercio, Ótimo artigo. Meus parabéns!

    Cortella para mim é uma das mentes mais brilhantes deste país, assisti uma de suas palestras no programa Café Filosófico da TV Cultura, o cara é fantástico e suas obras também.

    Abraços

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes