Mercado

Ξ 2 comentários

Maiores tendências de TI ao longo de 2010

publicado por Thales Cunha

Conforme a Gartner, maior empresa de consultoria de TI do mundo, estas são as 10 principais tendências estratégicas de TI que podem se consolidar até final de 2010. Estas tecnologias, por já estarem maduras, influenciarão fortemente o planejamento de longo prazo da maioria das empresa.

Cloud computing – modelo em que fornecedores entregam aos consumidores uma série de serviços baseados em nuvem.

Análises avançadas – ferramentas e modelos analíticos devem ser adotados para maximizar os processos de negócio e a eficácia das decisões por meio da análise de resultados.

Client computing – a virtualização está criando novas formas de empacotar aplicações e capacidades de client computing. Como resultado, a escolha de uma determinada plataforma de hardware de PC e, consequentemente, da plataforma do sistema operacional, torna-se menos crítica.

TI verde – a TI pode viabilizar muitas “iniciativas verdes”, como gestão de documentos eletrônicos, redução de viagens com o uso de videoconferência, redução do consumo de energia no transporte de mercadorias ou em outras atividades de gestão das emissões de carbono.

Remodelagem do data center – Cortar despesas operacionais, que são uma parte não- trivial das despesas gerais de TI para a maioria dos clientes, libera recursos para serem aplicados em outros projetos ou investimentos em TI ou no próprio negócio.

Computação Social (Social Computing) – As organizações devem focar no uso de software social e de mídia social na organização, na participação e na integração com comunidades externas.

Segurança – Os profissionais de segurança da informação enfrentam o desafio de detectar atividades maliciosas em um fluxo constante de eventos distintos que normalmente estão associados a um usuário autorizado e que são gerados a partir de múltiplas redes, sistemas e fontes de aplicações.

Memória Flash – A memória flash é um dispositivo semicondutor de memória, usado em pendrives e cartões de câmeras digitais. É muito mais rápida do que os discos rígidos. O diferencial de seu preço para os discos vem diminuindo.

Virtualização para disponibilidade – A virtualização tem estado na lista das principais tecnologias estratégicas nos anos anteriores e está na relação deste ano porque o Gartner enfatiza novos elementos, como a migração dinâmica para disponibilidade, que tem implicações a longo prazo.

Aplicações móveis – Até o final de 2010, 1,2 bilhão de pessoas carregará consigo dispositivos capazes de realizar transações comerciais móveis, proporcionando um ambiente rico para a convergência da mobilidade e da web.

Autor

Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Thales Cunha

Comentários

2 Comments

  • Cloud computing – modelo em que fornecedores entregam aos consumidores uma série de serviços baseados em nuvem.

    Desculpem, mas essa definição ficou muito abstrata. Algo como:

    Picolé: produto industrializado ou não, vendido em saquinhos de picolé.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes