Segurança da Informação

Ξ 4 comentários

5 dicas para evitar a “Perda de Dados”

publicado por Thales Cunha

5 dicas para evitar a "Perda de Dados"O mais importante patrimônio de uma empresa são seus dados. Proteger estes dados e fazer com que eles estejam acessíveis para a pessoa certa no momento certo pode significar a diferença entre sucesso e fracasso. Muitas empresa ainda perdem seus dados por pura ignorância, porque elas não tem um plano de backup implantado. Outro motivo é a grande incidência do roubo de notebooks. Seus usuários ainda mantém a mania de só salvar seus dados no disco rígido. Desta forma a continuidade do negócio e a recuperação dos dados ficam comprometidos.  E se houver um outro apagão e ficarmos 24 a 48 horas sem acesso aos nossos dados? E se houver uma inundação na empresa ou um incêncio, e atingir seus servidores? A data de 11 de Setembro de 2001 fez muito CIO parar para pensar, não foi?

Veja, então, o que pode ser feito para minimizar o desastre:

  1. Desenvolva e disponibilize um forte solução de backup. Para isto, defina qual o volume de dados que sua empresa considera importantes e fundamentais para o andamento do negócio. Estou me referindo a dados críticos do negócio. Não interessam os dados gerais e arquivos particulares de seus funcionários (músicas, imagens, etc…). A partir daí, faça um plano que garanta que a informação que sua empresa precisa é armazenada localmente e em local externo também.
  2. Faça um backup de todas as informações espalhadas pelos desktops ou servidores departamentais da empresa para um servidor central.
  3. Compre um ferramenta de backup on-line para seus funcionários, porque, normalmente, os usuários em trânsito externo salvam seus dados só localmente por uma questão de conveniência. Instalar uma ferramenta em notebooks que automaticamente faça o backup de dados para um servidor em um horário fixo libera os usuários para se concentrar em seu trabalho e não ter que parar o que estão fazendo para realizar backups.
  4. Se certifique que BlackBerrys, iPhones e todos os outros celulares e dispositivos portáteis utilizados pelos funcionários estão protegidos por senha. Estes equipamentos também são roubados ou perdidos com muita frequência.
  5. Peça a cada funcionário para carregar sempre um cartão com os procedimentos de backup e as informações de contato que poderão precisar em caso de emergência: para quem ligar, como acessar remotamente os recursos de TI, tais como e-mail, e para quem ligar quando o primeiro contato não estiver disponível.

São 5 dicas simples, que podem ser implantadas rapidamente.

Nunca se sabe quando vamos precisar delas. Sempre achamos que os desastres acontecem com os outros. Mas, de repente, vai que…

Autor

Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Thales Cunha

Comentários

4 Comments

  • Excelente artigo! Realmente você definiu bem o que acontece em muitas empresas. backup é coisa séria assim como prever roubo e furto é importante, principalmente em aparalhos móveis! Todos deveriam anotar tais procedimentos e, com o tempo, devem estar no sangue! Sucesso!

  • Fazer backup de dados não é uma tarefa chata só da era moderna. Esta necessidade sempre existiu. Quantos de nós tem uma cópia de seus documentos, dos cartões de crédito, do passaporte, de seus dados pessoais em geral, para minimizar a preocupação e o prejuízo em caso de perda ou roubo? Eu não tenho, mas sempre me lembro que deveria ter. Parece que temos, inconscientemente, o prazer de desafiar a sorte.

    Abraço

    Thales

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes