Tecnologia

Ξ Leave a comment

NIC.br ativa interface de conexão de 100Gbps com a Globo.com no PTT.br

posted by Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

NIC.br ativa interface de conexão de 100Gbps com a Globo.com no PTT.brAtivação resulta em melhorias na qualidade da troca de tráfego na Internet
Nova porta de conexão da Globo.com já está ligada ao Datacenter de SP (Foto: NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) concluiu este mês a ativação de uma interface de 100 Gigabits por segundo (Gbps) com a Globo.com no PTT.br – projeto que cria e promove a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre redes.

Os Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) são infraestruturas que permitem aos seus Sistemas Autônomos (Autonomous Systems ou ASs) uma comunicação direta e beneficia, além dos administradores de rede, os usuários da Internet que podem contar com uma conexão cada vez mais eficiente. Segundo Galvão Rezende, Supervisor de Operações do PTT.br, o projeto iniciou os trabalhos da tecnologia de 100Gbps Ethernet em 2011 com o apoio do PTT de Amsterdã (AMS-IX). “Em 2012, a ação continuou com o fabricante Cisco, juntamente com os trabalhos da tecnologia MPLS. Em janeiro de 2014, o NIC.br ativou as duas primeiras interfaces de 100Gbps e agora foi ativada a terceira porta de conexão, também de 100Gbps, com a Globo.com”, completa Galvão.

Atualmente, o NIC.br opera 25 Pontos de Troca de Tráfego no Brasil, localizados nas cidades de Americana, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Lajeado, Londrina, Manaus, Maringá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória.

O PTT de São Paulo registrou recentemente um pico de 400Gbps de troca de tráfego Internet e os 25 PTTs juntos marcaram 460Gbps. Esses números estão acima da média de crescimento anual do tráfego no PTT, que é de 80%. Em julho de 2013, por exemplo, o PTT de São Paulo atingiu a marca de 200Gbps, o que significa que o tráfego trocado mais que dobrou em oito meses. Os provedores de acesso e conteúdo estão trocando cada vez mais informações por meio dos PTTs e estes, por sua vez, cumprem a missão de manter o tráfego nacional dentro das fronteiras do País, o que reduz os custos e melhora o desempenho da Internet.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

Mais sobre a empresa

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes