A ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, anuncia a divulgação do levantamento Mobile 2015: tentativas de fraudes via celular no Brasil. O estudo aponta que um quarto dos varejistas online já utilizam aplicativos móveis como um dos seus canais de venda. Dentre eles, comparando todas as tentativas de fraude online, 18% terão como origem um aparelho móvel, aumento em relação à 2014, quando sua representação fechou com 7%. O faturamento deve acompanhar o crescimento: de 5% sobre todas as vendas online realizadas em 2014, o ano atual deve chegar aos 15%.
Entre as regiões do país, o Sudeste deve fechar o ano com representação de 59% nas tentativas de fraude via celular, ao mesmo tempo em que as vendas somadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem chegar a 67% das transações feitas desta maneira. Em segundo lugar, o Nordeste chega ao final de 2015 com 24% de tentativas de fraude e 16% no faturamento. Completa a lista o Centro-Oeste (8% em transações indevidas e 6% na distribuição; Norte (5% e 3%); e Sul (4% e 8%).
“Os índices de tentativas de fraude no segmento mobile podem ser explicados por alguns motivos, entre eles a falta de segurança dos aparelhos, roubo de celulares e o roubo de cartões de crédito, pois com os dados o fraudador consegue fazer a compra rapidamente pelo celular antes mesmo do dono bloquear seu cartão. Além disso, podemos somar também as fontes já conhecidas de fraude, como phishing e as quadrilhas especializadas. Quanto aos índices por região, a grande quantidade, tanto de compras quanto de tentativa de fraude no Sudeste pode ser explicada por ter o maior número de celulares smartphone com conexão a internet nessa região, enquanto o Nordeste acompanha os altos índices de tentativas de fraude que já ocorrem no ambiente online como um todo”, diz Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística ClearSale.
[Crédito da Imagem: Fraude Online – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.