Big Data

Ξ Deixe um comentário

O Grande Irmão!

publicado por Pietro Zuchinali

bigbrother
1984 é um livro de Geroge Orwell, escrito em 1949, no período pós segunda guerra mundial. Ele entra na classificação de obras chamadas distópicas, por relatarem uma realidade que seria a antítese da utopia, projetando nossos dilemas atuais em um futuro muitas vezes atemporal porém com critica social, politica e econômica bastante fortes e próximos da realidade vivida pela sociedade contemporânea. Neste livro o personagem principal Winston vive em um mundo onde tudo é controlado, manipulado e planejado por essa entidade máxima superior, chamada de o Grande Irmão.

Sim, mas esse não era para ser um artigo voltado à assuntos de tecnologia?

Chegaremos lá…

Todos concordamos que nosso cotidiano atualmente é bastante simplificado pelo uso constante, e cada vez mais massificado, de aplicativos e redes sociais que na maioria das vezes possuem custo zero para utilização. Estamos cada vez mais próximos e ao mesmo tempo mais distantes de amigos, familiares e colegas de trabalho. A nossa realidade é imediatista, dinâmica e multitarefa. Enquanto você está assistindo ao jogo de futebol do seu time na televisão full hd que acabou de comprar, você também está comentando sobre o mesmo no seu whatsapp e vendo comentários no twitter e Facebook, isso tudo enquanto verifica o resultado dos demais jogos no aplicativo que você configurou com todas as suas preferencias esportivas e que te alerta sobre cada evento em tempo real.

E para onde vão todas essas informações que você diariamente insere em toda essa bolha tecnológica criada ao redor de nós? Como pode aplicativos e sites que requerem alto desenvolvimento e manutenção serem de graça?

Não existe almoço grátis, já dizia o ditado.

Basicamente você está sendo vendido para empresas que recolhem toda esse balaio de informações, cruzam elas e dali retiram o que mais lhe interessam. Seja bem vindo ao maravilhoso mundo da Big Data, voce é mais que bem vindo!

Todos já devem ter percebido que logo após entrar em um site de compras online procurando, por exemplo, por um HD externo, começam a surgir diversas propagandas deste mesmo produto em sites que você acessa, redes sociais que você posta e emails que você envia e recebe. Venda direcionadas: é disso que estamos falando! Tudo que você insere de dados em todos esses meios que foram citados acima, até mesmo os que você escreve e desiste (sim Facebook!) são registrados, catalogados, estruturados e vendidos.

Este artigo não tem por objetivo criar um ambiente de preocupação ou histeria. O objetivo aqui é termos consciência que sim, estamos sendo vigiados, monitorados e muitas vezes até filmados por nossas câmeras em laptops e afins. Isso é o ônus de toda essa facilidade e integração que veio junto com os avanços tecnológicos dos últimos anos.

Outro fator bastante importante em todo esse contexto que Gerge Orwell já havia previsto ha quase 70 anos atrás é a criação das bolhas de conhecimento. Eu explico…se você costuma usar com frequência Facebook e youtube por exemplo, você verá que constantemente serão sugeridas atrações, links, pessoas, etc.. para você acompanhar. Isso tudo é feito com base no seu histórico e perfil traçados através da coleta de todas as informações à qual eles tem acesso. A questão é que em algum ponto você começa a entrar em uma recursividade, onde o seu escopo de ação acaba sendo limitado somente pelas suas preferencias, sem dar abertura a fatos, conhecimentos e pessoas novas.

Essa bolha não estará aumentando e sim diminuindo conforme você for escolhendo mais do mesmo, até um ponto em que provavelmente voce não estará mais fazendo escolhas por si só, mas elas estarão sendo feitas por voce através de algoritmos desenhados pelo maligno Grande Irmão!

Desista Winston, nesse ponto voce já perdeu.

Artigos Relacionados

Autor

Engenheiro de Computação formado pela PUC-RS com pós graduação em Gerenciamento de Projetos com Ênfase em TI. Possui grande experiência na área de telecomunicações, telefonia VoIP e Infraestrutura de TI. Possui diversas certificações nas área de Governança de TI e Segurança da Informação. LinkedIN: http://br.linkedin.com/pub/pietro-zuchinali/12/483/9

Pietro Zuchinali

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comentários Recentes