Mobile

Ξ Leave a comment

Pesquisa conclui que o atraso no desenvolvimento de aplicativos móveis afeta receita das empresas

posted by OutSystems

Pesquisa conclui que o atraso no desenvolvimento de aplicativos móveis afeta receita das empresasEstudo aponta que somente 6% das empresas possuem desenvolvedores capacitados para a criação aplicativos móveis. Escassez de competências é significativa nesta área

Um novo estudo encomendado pela OutSystems à companhia de pesquisa Opinion Matters revela as principais estatísticas do mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis e os desafios que as organizações enfrentam com a escassez de competências nesta área. Realizado com 228 diretores e gerentes de desenvolvimento de aplicativos de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, o estudo concluiu que o mercado está lidando, atualmente, com um atraso significativo na criação de projetos de mobilidade, gerando a incapacidade de atender as demandas do mercado a afetando diretamente a receita das empresas.

“É visível que as organizações estão focando seus esforços para lidar com uma enxurrada de pedidos de aplicativos móveis, múltiplas plataformas de apoio, centenas de solicitações de mudanças e integrações complexas de back-end”, comentou Paulo Rosado, CEO da OutSystems, criadora da OutSystems Plataform, que atende todo o ciclo de vida de desenvolvimento rápido e gestão de aplicativos móveis e web.

“No entanto, o grande desafio é encontrar desenvolvedores capacitados que estão em falta do mercado e cada vez mais caros. A pesquisa comprova essa escassez de mão de obra qualificada, quando revela que apenas 6% dos entrevistados afirmaram que possuem todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento de aplicativos móveis”, afirma Rosado.

O relatório “Atrasos de aplicativos móveis comprometem diretamente a receita das empresas” , também trouxe os diferenciais fundamentais de acordo com a indústria. Os principais resultados incluem:

  • Mobilidade – 99% dos entrevistados reconhecem a importância de incorporar a mobilidade a aplicações atuais e futuras em suas organizações.
  • A crescente demanda por aplicativos móveis – Nos últimos 12 meses, 95% dos entrevistados gerenciam entre 1 e 10 projetos.
  • Investimento – Sobre os objetivos das novas iniciativas para a criação de aplicativos móveis os três primeiros citados foram: gerar receita (64%), melhorar a experiência de mobilidade em aplicativos existentes (58%) e aperfeiçoar a experiência do cliente (52%).
  • Grandes desafios – Os dois principais desafios para o desenvolvimento de aplicativos móveis são: orçamento (53%) e tempo (50%). Outros desafios são referentes a habilidades necessárias para trabalhar com os apps. Apenas 4% dos entrevistados afirmaram não ter desafios nessa área.
  • Lidar com o aumento do backlog – 85% das empresas têm um backlog de 1 a 20 aplicativos móveis, e destes, 50% possuem backlog 10 e 20 aplicativos.
  • Perder vantagem competitiva – Mais da metade dos entrevistados (51%) declararam que levam, em média, de 3 a 6 meses para o desenvolvimento e a entrega de um aplicativo móvel completo. 6% dos entrevistados precisam de um ano.
  • Busca por desenvolvedores talentosos – Quase 75% dos entrevistados relataram ter entre 6 e 15 desenvolvedores trabalhando em suas iniciativas de aplicativos móveis e mais de 21% possuem entre 16 e 30 profissionais.
  • Híbrido X Nativo X HTML5 – Sobre o tipo preferido de ambiente de desenvolvimento de aplicativos móveis, um terço votou em híbrido (33%), enquanto 29% preferem o nativo e 22% optam por HTML5. 16% afirmaram que isso varia caso a caso.
  • A crescente escassez de mão-de-obra – 63% dos entrevistados possuem entre 11% e 25% de vagas abertas para desenvolvedores de acordo com o tamanho atual da equipe e 29% tiveram aumento de 26% a 50% de vagas abertas. Uma porcentagem muito pequena (6%) apontou que não há vagas abertas por dificuldade em contratar profissionais capacitados, o que significa que a grande maioria (94%) sofre com esta dificuldade.
  • Principais habilidades necessárias – As três principais habilidades requisitadas para a contratação são: conhecimento em Java (31%), JavaScript (19%) e .NET (17%).

A pesquisadora Opinion Matters realizou o estudo no fim de 2014. A divisão entre os respondentes do Reino Unido e EUA foi de cerca de 50% de cada território. Os resultados também foram segmentados por setor industrial, o papel e o tamanho da empresa.

O relatório completo pode ser baixado do site da OutSystems: http://www.outsystems.com/1/mobile-trend-statistics/.

[Crédito da Imagem: Aplicativos Móveis – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Fundada em 2001, a OutSystems é uma multinacional consolidada e em franca expansão, com clientes em 24 países dos cinco continentes e com atuação em diferentes indústrias. No Brasil a empresa atua desde 2012. A companhia é a fabricante da OutSystems Platform, primeira solução de desenvolvimento rápido que atende todo o ciclo de vida de desenvolvimento e gestão de aplicativos mobile e web. Benchmarks demonstraram que clientes que utilizam a OutSystems Platform desenvolvem seus aplicativos até 10 vezes mais rápido do que com outras tecnologias ou ferramentas de mercado. Para mais informações, visite www.outsystems.com.br

OutSystems

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes