Tecnologia

Ξ Leave a comment

IBM lança solução de Big Data com modelo inovador de servidor aberto

posted by IBM

IBM lança solução de Big Data com modelo inovador de servidor aberto Novas tecnologias oferecem uma visão dos dados até 50 vezes mais rápida que os mais recentes sistemas baseados em servidores x86

A IBM anuncia novos servidores Power Systems, construídos sobre plataforma aberta*, que permitem que os data centers gerenciem melhor o alto volume de informações a uma velocidade sem precedentes. Os Sistemas IBM Power estão desenhados para uma nova era de Big Data e para ajudar os líderes de tecnologia que precisam lidar com novos tipos de computação social e móvel, além da explosão de dados gerados a cada dia.

Os novos servidores IBM Power Systems, desenvolvidos com tecnologia POWER8 da IBM, são resultado de um investimento de US$ 2,4 bilhões, mais de três anos de desenvolvimento e utilização de centenas de patentes registradas pela IBM, o que reforça o compromisso da empresa em proporcionar ao mercado tecnologias de padrão aberto e de alto valor agregado. Os sistemas foram projetados com o objetivo de obter alto proveito do fenômeno Big Data, através do novo processador IBM POWER8, uma lâmina de silício que mede apenas uma polegada quadrada e hospeda mais de 4 bilhões de transistores e mais de 17 km de cabo de cobre de alta velocidade.

“Este  é um lançamento importante para o mercado com mudanças tecnológicas transformadoras e todo o apoio de um ecossistema de servidor aberto, que guiará nossos clientes para este mundo de complexidade e volumes massivos de dados”, comenta  Anibal Strianese, Executivo de Vendas de Servidores da IBM Brasil. “Com a OpenPOWER Foundation o processador POWER8 da IBM vai virar um catalisador para aplicativos emergentes e uma plataforma aberta para a inovação”, diz o executivo.

Sistemas POWER8: Inovação e código aberto para colocar os dados em funcionamento

Para ajudar nesta missão, a IBM anuncia três novas soluções Power Systems, otimizadas para os requerimentos padrões das soluções focadas em Big Data e Analytics. Aproveitando os sistemas baseados em POWER8 junto com o portfólio de software Big Data & Analytics da IBM, as soluções permitem às organizações colocar em prática toda análise do potencial dos dados em tempo real. As novas tecnologias, IBM Solution for BLU Acceleration,IBM Solution for AnalyticsIBM Solution for Hadoop,foram otimizadas para que os novos sistemas Power da IBM possam oferecer rapidamente uma visão dos dados estruturados e não estruturados às empresas.

Segundo resultados de benchmarks de indústria, os servidores IBM Power Systems são capazes de analisar os dados 50 vezes mais rápido que os mais recentes sistemas x86.  Algumas companhias relataram consultas analíticas que foram executadas de uma forma 1000 vezes mais rápida, o que reduz o tempo de execução de várias horas para apenas alguns segundos.

A arquitetura POWER da IBM é o primeiro passo de inovação para a OpenPOWER Foundation, que gera uma plataforma computacional disponível para todos. A Fundação representa 25 fornecedores globais de tecnologia e continua crescendo – foi criada pela IBM, Google (NASDAQ: GOOG), NVIDIA (NASDAQ: NVDA), Mellanox (NASDAQ: MLNX) e Tyan (NYSE: AMD).  O grupo anunciou hoje um planejamento de inovação que detalha contribuições de vários de seus membros. Neste contexto, os sistemas Power da IBM são os primeiros servidores a explorar a tecnologia OpenPOWER.

Desenvolvimentos Linux: Colaboração com a Canonical e PowerKVM

Reconhecendo Linux como força motriz da inovação, no ano passado a IBM comprometeu a quantia de US$ 1 bilhão em novas tecnologias de código aberto para Linux e outras tecnologias abertas nos servidores IBM Power Systems. Os principais investimentos incluem novos produtos, uma rede crescente de cinco Power Systems Linux Centers no mundo e a Power Development Platform, uma nuvem de desenvolvimento sem custo para que os desenvolvedores possam experimentar e migrar aplicativos baseados em x86 para a plataforma Power.

Seguindo com esse compromisso, a IBM apresenta hoje dois desenvolvimentos Linux que reforçam a rápida inovação de nuvem em sistemas POWER8: disponibilidade do Servidor Ubuntu da Canonical sobre todos os sistemas POWER8; e introdução do PowerKVM, uma versão compatível da popular ferramenta de virtualização baseada em Linux KVM em todos os sistemas POWER8 que utilizam Linux exclusivamente.

A colaboração da IBM com a Canonical, com mais de 20 milhões de usuários Ubuntu no mundo, facilita a migração de aplicativos para Linux, para implementações na nuvem, com o objetivo de entregar aplicativos de software móvel e Big Data. Sendo assim, a IBM oferece o novo Ubuntu Server, Ubuntu OpenStack e as ferramentas de orquestração em nuvem de Canonical nos novos Power Systems anunciados hoje e em todos os sistemas futuros baseados em POWER8.

Isto complementa o suporte existente da IBM para distribuições do sistema operacional Linux Red Hat e SUSE em sua linha completa de sistemas Power.

*A IBM, por meio da OpenPOWER Foundation, publicou especificações técnicas para seu processador POWER8 (que podem ser acessadas em: http://openpowerfoundation.org/technical/technical-downloads/), oferecendo novas possibilidades de inovação.

Para ver mais informações, visite a página de lançamento de Power Systems em http://www.ibm.com/systems/power/announcement.html.

Comente sobre esse anúncio usando #power8 ou siga @IBMPowerSystems.

[Crédito da Imagem: Big Data – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Na IBM, mantemos a liderança em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, software, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica. E nossa rede mundial de soluções e serviços profissionais IBM traduz estas avançadas tecnologias em negócios para os nossos clientes.

IBM

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes