Carreira

Ξ 6 comentários

Liderança – A fogueira das vaidades

publicado por Alexandre Azeredo

Não é de hoje que o tema liderança tem sido discutido. Vemos e ouvimos muitas teorias sobre isso. O líder nato, o líder desenvolvido, e muitos outros. Observamos os estilos de liderança que passam pela nossa vida. O fato é que cada vez mais as pessoas perseguem posições de liderança, nem sempre pelo desafio ou pelo aumento da remuneração, muitas pessoas almejam a posição de liderança para simplesmente satisfazer uma necessidade básica que já existe desde o inicio dos tempos: A Vaidade. Exato! Aquela vontade de poder mandar nas pessoas, de fazer com que elas façam aquilo que você precisa. Até aí tudo certo. Todos temos vaidade em determinado grau, e como seres humanos, queremos melhorar, ver nossas carreiras prosperar e o dinheiro no banco aumentar. Assumir uma posição de liderança não é o problema. O problema é que você precisa se preparar para isso. E como estar preparado para assumir uma posição de liderança? Simples! Sendo líder de você mesmo! Você é líder em sua posição? Faz suas atividades com excelência? Seus pares e superiores o reconhecem como um ótimo profissional? Se a resposta for sim, você está preparado para o próximo passo.

O mercado hoje é muito imediatista. Profissionais com pouquíssimo tempo em uma mesma posição já pensam em promoção sem nem ao menos saber se estão realizando um bom trabalho em suas posições atuais. É preciso desmistificar o conceito de líder. Ninguém precisa de um cargo pomposo pra ser líder. Todos podemos ser líderes dentro de nossas atividades. É preciso se perguntar. Sou o melhor analista do meu setor? Sou a referencia no meu segmento de negócio? Faço minhas atividades com excelência, buscando a maestria? Quanto mais formos líderes de nós mesmos, mais teremos condições de liderar outras pessoas. Pense nisso antes de pleitear uma posição e gerir pessoas.

Autor

Profissional com 16 anos de experiência da área de TI atuando principalmente em Governança e processos de TI. Possuo algumas certificações como COBIT, ITIL e BPM.

Alexandre Azeredo

Comentários

6 Comments

  • Concordo com o seu pensamento, onde assumir uma liderança necessita de uma avaliação pessoal e de uma preparação adequada.

  • Parabéns pelo artigo Alexandre. Infelizmente, o papel desse tipo de líder ainda prejudica muitos projetos, pessoas e empresas.

    • Obrigado Willian! Realmente. As empresas deveriam estabelecer critérios bem definidos para promoção. Análise de desempenho, capacidade de lidar com pessoas e comunicação são requisitos fundamentais para assumir uma posição de liderança.

      Abraços

  • Muito bom Azeredo!

    Sucinto e objetivo. E com a propriedade de quem tem experiência no assunto.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes