O ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ: ERIC) que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, acaba de lançar o relatório ” Wi-Fi Calling encontra a sua voz ”. O estudo revela que essa tecnologia também oferece inúmeras oportunidades para uma forma de comunicação muitas vezes esquecida: a voz.
O Wi-Fi Calling é um serviço oferecido por diversas operadoras móveis ao redor do mundo e permite aos usuários realizarem chamadas de voz e enviar mensagens de texto de seus smartphones utilizando uma rede Wi-Fi ao invés da tradicional conexão telefônica. Essa alternativa garante mais velocidade de resposta e maior qualidade de áudio, além de possibilitar que eles recebam e realizem ligações de lugares com pouca ou nenhuma cobertura móvel. No Brasil, cinco em de cada 10 usuários de smartphone estão satisfeitos com a conectividade indoor, enquanto que apenas dois de cada 10 estão satisfeitos com a qualidade, cobertura e estabilidade das chamadas de voz.
A conexão Wi-Fi é uma das principais formas de conectividade procurada pelos brasileiros em suas viagens. Ainda de acordo com o relatório, 83% dos usuarios de smartphone que viajam internacionalmente se conectam a este serviço sempre que ele está disponível e 77% preferem se hospedar em hotéis onde o acesso a rede sem fio é liberado para os hóspedes. No entanto, os viajantes ficam dependendo de aplicativos de comunicação, o que ainda é uma barreira para 64% dos usuários.
André Gualda, especialista da área ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “Para os usuários de smartphone que viajam internacionalmente, estar livre para se comunicar sem a necessidade de planejamento antecipado ou depender de aplicativos de comunicação é algo que pode se tornar realidade com o Wi-Fi Calling. No estudo, 70% dos viajantes internacionais afirmaram que o conceito é interessante e metade deles gostaria de usar o serviço nos próximos seis meses, caso ele já esteja disponível.”
Para os entrevistados que fazem viagens internacionais não é preciso usar um aplicativo ao fazer chamadas (30%) e a redução dos custos de roaming (27%) são os principais fatores que tornam o serviço atrativo. No Brasil, 48% dos usuários afirmam que as suas contas de celular referentes ao período em que estavam viajando acabam atingindo valores mais elevados do que o planejado, especialmente para uso de voz e de dados.
Para evitar surpresas na conta, 26% dos entrevistados brasileiros desligam o smartphone ou o deixam em modo avião durante a viagem. E, em se tratando de chamadas de voz, 52% dos viajantes brasileiros internacionais disseram usar menos o serviço quando fora do país.
Realizado com base na análise de cinco mil entrevistas online realizadas com usuários de smartphones no Brasil, Egito, Espanha, Reino Unido e nos EUA, o relatório identificou que 85% dos brasileiros entrevistados acham o conceito do Wi-Fi Calling atrativo e 77% deles disseram que muito provavelmente usarão esse serviço nos próximos seis meses, números superiores a média global.
Enquanto 40% usuários de smartphones brasileiros que viajam internacionalmente afirmaram que vão parar de usar aplicativos de comunicação por conta do novo serviço, uma porcentagem igual de viajantes disse valorizar a experiência de comunicação enriquecida, através da presença, vídeo e chat oferecido por aplicativos de comunicação.
”Os consumidores esperam uma forma de comunicação ininterrupta e aprimorada, além de apenas voz; portanto, chamadas via Wi-Fi terão de evoluir para acompanhar o comportamento e as expectativas em relação as novas formas de comunicação”, reforça Gualda.
[Crédito da Imagem: Wi-Fi Calling encontra sua voz – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.