Tecnologia

Ξ Leave a comment

Wi-Fi Calling encontra sua voz

posted by Ericsson

Figura - Wi-Fi Calling encontra sua voz

  • 48% dos usuários de smartphone brasileiros que viajam internacionalmente se surpreendem com o valor da conta do telefone depois que retornam de viagem
  • Como resultado, 26% deles desligam completamente seu smartphone ou deixam em modo avião durante uma viagem internacional
  • 52% dos viajantes brasileiros fazem menos ligações de voz enquanto estão viajando

O ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ: ERIC) que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, acaba de lançar o relatório ” Wi-Fi Calling encontra a sua voz ”. O estudo revela que essa tecnologia também oferece inúmeras oportunidades para uma forma de comunicação muitas vezes esquecida: a voz.

O Wi-Fi Calling é um serviço oferecido por diversas operadoras móveis ao redor do mundo e permite aos usuários realizarem chamadas de voz e enviar mensagens de texto de seus smartphones utilizando uma rede Wi-Fi ao invés da tradicional conexão telefônica. Essa alternativa garante mais velocidade de resposta e maior qualidade de áudio, além de possibilitar que eles recebam e realizem ligações de lugares com pouca ou nenhuma cobertura móvel. No Brasil, cinco em de cada 10 usuários de smartphone estão satisfeitos com a conectividade indoor, enquanto que apenas dois de cada 10 estão satisfeitos com a qualidade, cobertura e estabilidade das chamadas de voz.

A conexão Wi-Fi é uma das principais formas de conectividade procurada pelos brasileiros em suas viagens. Ainda de acordo com o relatório, 83% dos usuarios de smartphone que viajam internacionalmente se conectam a este serviço sempre que ele está disponível e 77% preferem se hospedar em hotéis onde o acesso a rede sem fio é liberado para os hóspedes. No entanto, os viajantes ficam dependendo de aplicativos de comunicação, o que ainda é uma barreira para 64% dos usuários.

André Gualda, especialista da área ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz: “Para os usuários de smartphone que viajam internacionalmente, estar livre para se comunicar sem a necessidade de planejamento antecipado ou depender de aplicativos de comunicação é algo que pode se tornar realidade com o Wi-Fi Calling. No estudo, 70% dos viajantes internacionais afirmaram que o conceito é interessante e metade deles gostaria de usar o serviço nos próximos seis meses, caso ele já esteja disponível.”

Para os entrevistados que fazem viagens internacionais não é preciso usar um aplicativo ao fazer chamadas (30%) e a redução dos custos de roaming (27%) são os principais fatores que tornam o serviço atrativo. No Brasil, 48% dos usuários afirmam que as suas contas de celular referentes ao período em que estavam viajando acabam atingindo valores mais elevados do que o planejado, especialmente para uso de voz e de dados.

Para evitar surpresas na conta, 26% dos entrevistados brasileiros desligam o smartphone ou o deixam em modo avião durante a viagem. E, em se tratando de chamadas de voz, 52% dos viajantes brasileiros internacionais disseram usar menos o serviço quando fora do país.

Realizado com base na análise de cinco mil entrevistas online realizadas com usuários de smartphones no Brasil, Egito, Espanha, Reino Unido e nos EUA, o relatório identificou que 85% dos brasileiros entrevistados acham o conceito do Wi-Fi Calling atrativo e 77% deles disseram que muito provavelmente usarão esse serviço nos próximos seis meses, números superiores a média global.

Enquanto 40% usuários de smartphones brasileiros que viajam internacionalmente afirmaram que vão parar de usar aplicativos de comunicação por conta do novo serviço, uma porcentagem igual de viajantes disse valorizar a experiência de comunicação enriquecida, através da presença, vídeo e chat oferecido por aplicativos de comunicação.

”Os consumidores esperam uma forma de comunicação ininterrupta e aprimorada, além de apenas voz; portanto, chamadas via Wi-Fi terão de evoluir para acompanhar o comportamento e as expectativas em relação as novas formas de comunicação”, reforça Gualda.

[Crédito da Imagem: Wi-Fi Calling encontra sua voz – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável. Nossos serviços de softwares e soluções de infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades. Com mais de 110 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2013, a empresa gerou receitas de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 34,9 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York). Na América Latina estamos presentes desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia, e este ano completamos 90 anos de presença no Brasil. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como duas unidades de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.

Ericsson

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes