Tecnologia

Ξ Leave a comment

WhatsApp precisa seguir leis brasileiras mas o internauta não pode ser punido, diz diretor da Fiesp

posted by Fiesp

Figura - WhatsApp precisa seguir leis brasileiras mas o internauta não pode ser punido, diz diretor da Fiesp Para o diretor do Departamento de Segurança (Deseg) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o advogado Rony Vainzof, a decisão de suspender os serviços do WhatsApp no Brasil foi desproporcional, trazendo riscos à economia digital diante da insegurança jurídica gerada. “ Os serviços de aplicações são extremamente importantes para a vida pessoal e profissional da população brasileira, mas é bom lembrar que se o WhatsApp presta serviços aos brasileiros, explorando o nosso mercado, deve respeitar a legislação e as ordens judiciais daqui”, diz.

Para Vainzof, apesar de o Facebook alegar não ter representação do Whatsapp no Brasil, sendo suas operações separadas na prática e legalmente, outros casos semelhantes são exemplos de que o argumento pode ser derrubado.

O diretor explica que no passado Google Brasil (sobre Orkut e YouTube), Microsoft Brasil (sobre a Microsoft) e Facebook Brasil (sobre o Facebook) alegavam não ter legitimidade para receber e cumprir determinações judiciais brasileiras sobre esses “braços” digitais, mas atualmente seguem essas leis, em parceria com os servidores internacionais Google Inc., Microsoft Inc., e Facebook Inc. “O WhatsApp, por mais que alegue ser empresa autônoma, faz parte de um grupo econômico que tem sede no nosso país, portanto, deve o Facebook Brasil, sim, receber e cumprir as determinações judiciais brasileiras, direcionadas à rede de mensagens.”

De acordo com Vainzof, para os serviços de aplicações que não têm sede no Brasil, diante da morosidade e burocracia do Mutual Legal Assistance Treaty (MLAT) –  tratado de assistência jurídica mútua entre dois ou mais países – é preciso buscar novos acordos internacionais. “Temos de criar ferramentas eficazes, multilaterais, que possibilitem a troca rápida de informações visando à prevenção e investigação de ilícitos cibernéticos, não apenas na esfera criminal, mas também na cível”, conclui Rony Vainzof.

Mais sobre a empresa

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em mais de 130 sindicatos patronais.

Fiesp

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes