CarreiraProvas Intermediárias ITIL: Uma Questão Conceitual

Provas Intermediárias ITIL: Uma Questão Conceitual

-

Publicidade

Provas Intermediárias ITIL: Uma Questão ConceitualO recado que tenho para passar é muito simples: foco no conceito. Você precisa ter uma visão clara do propósito de cada processo e de como ele se relaciona com os demais processos. Sabendo disso, você vai poder visualizar na sua cabeça cenários onde determinados processos são mais interessantes do que outros e qual o resultado da interação entre os mesmos. Você precisa entender os conceitos. Tem que ter visão holística! Alias, visão holística é questão de prova, sabiam? Pois é recomendação e melhor prática abordar o desenho do serviço a partir de uma visão holística! Não é de se estranhar que é mais importante entender os processos do que a tecnologia, por isso é mais importante dominar o conceito do que a técnica – isso se você quer chegar até ao teste final: MALC.

Fica fácil falar assim tendo estudado MUITO, como foi meu caso. Fui fundo em todas as publicações. Mas vai por mim: foi fazer o desenho conceitual de toda a ITIL na minha mente que me permitiu passar. As questões “pega ratão” das provas intermediárias, que variam em uma pontuação de 0 até 5 por questão, só podem ser vencidas se você tem a tal “visão holística”. Não é brincadeira! Estude para formar um conceito macro, depois vá para as minúcias.

Aqui deixo mais uma dica: estude processos de verdade. Eu lia um livro oficial e fazia um resumo de cada publicação para, em seguida, fazer a leitura e a revisão dos processos da firma para a qual eu trabalhava na época em que me tornei ITIL Expert. Revisei TODOS os processos de gestão de serviços de TI da minha empresa. Quer ser Expert? Prepare-se para ler muito!

Você não vai nem perceber, mas vai começar a se tornar um evangelizador ITIL conforme for avançando em seus estudos. As pessoas também vão começar a lhe procurar, perguntar sobre processos e melhores práticas. Estes momentos de troca serão fundamentais para você exercitar seu entendimento conceitual, porque vai ter de explicar para as pessoas como trabalhar no dia-a-dia de forma mais aderente. Quando você precisa explicar algo, tem que pensar e concatenar ideias. É como viver em um país estrangeiro: você tem que falar a língua do país onde está e precisa estar a todo momento fazendo traduções em sua cabeça, até que vai chegar aquele ponto em que pensará no idioma local. Quando você atingir este nível, estará pronto para tornar-se Expert.

Garanto que você só tem a ganhar participando de grupos de discussão na internet a respeito de ITIL. No LinkedIn temos o Café com ITIL, mas ele não é o único. Os grupos mais movimentados são os internacionais e se você fala inglês precisa aproveitar a oportunidade, enquanto estuda e depois de se certificar, para trocar experiências com pessoas de outros países e de empresas globais. Vale a pena!

Para encerrar, quero lembrar a todos que não adianta tentar só pegar o conceito, tem que estudar com vontade. Isso porque o entender o conceito vai te ajudar a chegar na parte “final” de cada uma das questões dos exames de certificação, aquela parte onde você vai ter de escolher entre as duas alternativas em que uma é a que vale 5 pontos (pontuação máxima por questão) e a outra que vale 3 pontos (segunda melhor pontuação possível por questão). Se você marcar 3 pontos em todas as questões, vai rodar. Precisa fazer no mínimo 70% do total de pontos e só é possível fazer isso tendo acertado os 5 pontos da maior parte das perguntas. Se você acha que tem grandes chances de passar só entendendo o conceito, engana-se. Esta dica só vale para quem está com a “bala na agulha”.

[Crédito da Imagem: Estudo – ShutterStock]

Frederico Aranhahttp://azevedoaranha.blogspot.com
Pós-graduado em Gestão de Projetos de TI pela PUCRS, PMP®, ITIL® Expert e experiente Gestor de Projetos. Sou co-fundador da empresa de cursos de gestão Site Campus. Email do autor: frederico.aranha@sitecampus.com.br. Conheça o Site Campus: www.sitecampus.com.br.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you