Gestão de Pessoas

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TI e o RH 4.0

publicado por Alexander Pinheiro

A Revolução do Conhecimento e da Comunicação

Pela primeira vez na história uma revolução industrial irá manter tantos profissionais ativos durante e pós sua transição, ainda estamos vivendo a terceira revolução, a  da Informação, da tecnologia, da automação e robotização dos processos e já entrando na quarta revolução, a do conhecimento e da comunicação.

Por isso essa nova fase será impulsionada por um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica avançada, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos serão conectados uns aos outros por meio da internet.

RH 4.0

As áreas de RH assim como profissionais especialistas do segmento serão de suma importância durante a transição de culturas para profissionais de diversas áreas. As novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho precisarão de muito apoio para atuarem em conjunto com colaboradores remanescentes do período industrial anterior.

Será fundamental unir habilidades e conhecimentos de ambas gerações para prover resultados positivos nas empresas, que a cada dia dependem mais de pessoas do que de máquinas, parece um paradoxo, entretanto estamos caminhando para uma revolução onde as pessoas precisarão se especializar constantemente em novas tecnologias e novas formas de pensar o rito produtivo, desde a forma como acontecem os expedientes nas empresas atualmente, até em conceitos de resultados, tanto para as empresas como para sua carreira profissional.

E quando dizemos que estamos entrando na Revolução do Conhecimento criamos uma barreira definitiva da forma tradicional de laborar no Brasil, onde a maioria das pessoas atuam em funções, ainda operacionais.

Nas Universidades

Dentro das universidades um dos maiores desafios dos mestres é preparar os alunos para uma nova forma de pensar, infelizmente ainda são poucas as instituições que vivenciam essa prática.

Quanto a Revolução da comunicação, trata-se de um desdobramento funcional da realidade tão presente da Tecnologia em praticamente todos os setores.

Esse processo encurta distâncias, acelera o processo produtivo, reduz procedimentos, melhora a inteligência burocrática, possibilita novas formas de fazer o mesmo, criando novas rotas nas carreiras de praticamente todos os segmentos, e ainda possibilita reinvenções de empresas fadadas ao fracasso.

Para que tudo isso não se torne um verdadeiro caos anunciado, e não será. Pois o ser humano possui a capacidade de se adaptar a qualquer situação, desde que esteja disposto à isso, que entenda o que representa, que consiga enxergar resultados em sua vida pessoal e profissional, possibilitando se manter motivado e alcançando seus objetivos.

Para isso, neste contexto o profissional de Recursos, ou Talentos Humanos será fundamental para prover a sinergia necessária. Esse sincronismo eu costumo chamar de hr-Governance. Onde é necessário entender que a transparência, e links entre a tecnologia, habilidades, objetivos de negócios das empresas, objetivos pessoais e utilização inteligente da comunicação e conhecimento, façam parte do dia a dia na carreira de qualquer profissional.

Um dos conceitos de Gestão de Conhecimento será importante na contribuição nesse processo. Que trata-se de unir pessoas de diferentes conhecimentos e habilidades, para criar (produzir) novos conhecimentos de domínio público, resultando na multiplicação de soluções e da sinergia gerada entre profissionais com diferentes perfis. Beneficiando as empresas e a comunidade em geral.

Em algumas regiões do País práticas nesse sentido já estão sendo adotadas por grandes empresas, mas nossa extensão geografia e mercado são ímpar no mundo, e certamente a maioria das regiões ainda se encontram distantes de possuir capacidade de implementar metodologias e conceitos que norteiam e buscam resultados nesse sentido.

O Nova Forma de Pensar em TI

O papel dos profissionais de TI está distante de se manterem técnicos competentes em suas especializações. Precisam apoiar o lado da gestão humana pensando seus projetos pelo ponto de vista da aplicabilidade cada vez maior de pessoas que usam a tecnologia como se fossem a continuidade de seus corpos, sem perceberem o quanto robóticos se tornaram ou já nasceram desta forma.

Estamos caminhando para um mundo re-globalizado onde tendemos virar um povo de uma só língua, e qual seria ?

Fica pra reflexão, um forte abraço e até a próxima.

Autor

Prof. Alexander Pinheiro (CEO - AQL Consultoria) (Diretor Linx Stone - Rio do Sul) Fundador AQL Consultoria, Diretor de Franquia Linx, Consultor em Gestão de Tecnologia da Informação, Inovação e Transformação Digital; inteligência Competitiva; Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Direito Trabalhista Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, foi Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e atualmente dedica-se à Consultoria Empresarial AQL e Gestão da Franquia Linx Stone de Rio do Sul - SC. https://aqlconsultoria.com Contatos: @profalexanderpinheiro Linkedin: https://www.linkedin.com/in/azpinheiro/ Email: alexander@aqlconsultoria.com

Alexander Pinheiro

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