Carreira

Ξ 1 comentário

Relação Gestor x Analista/Programador – Fim da trilogia

publicado por Margadona

Finalizo essa trilogia da relação entre Gestor x Analista/Programador com algumas dicas para que o ambiente de trabalho fique mais agradável, pois como disse na parte 2, convivemos mais tempo na empresa e com nossos colegas de trabalho do que com nossa família.

Conflitos acontecerão

Cobranças, atrasos em projetos e brincadeiras ofensivas sempre levam a discussões e problemas de relacionamento entre membros da equipe e gestores. Pela minha experiência a melhor decisão que deve ser tomada quando o clima está pesado, é NÃO tomar nenhuma atitude precipitada. Vá tomar um café ou dar uma volta para colocar os neurônios no seu devido lugar, uma palavra ou ação impensada pode ser catastrófica para sua carreira na empresa.

Conversa cara-a-cara

Vivemos numa época onde todos tem acesso a e-mail, redes sociais e celulares, mas nada melhor que uma conversa cara-a-cara para resolver qualquer problema no trabalho. Frases escritas podem ser mal interpretadas causando o efeito inverso, por isso nada melhor que um bom diálogo para resolver problemas no trabalho, antes que as coisas “caminhem” para o lado pessoal.

Visão da equipe

Na minha opinião, o gestor não pode enxergar sua equipe como um bando de subordinados que apenas cumprem ordens, mas sim um time onde cada um tem uma habilidade específica e o gestor deve ser o responsável por extrair o que cada profissional tem de melhor.

Ouvidoria

Várias empresas tem um departamento, que DEVE ser autônomo, chamado Ouvidoria, onde o profissional pode reclamar e dar sugestões. Informe-se mais sobre a Ouvidoria da sua empresa, mas lembre-se, caso utilize esse recurso, NUNCA aja por vingança ou por não gostar de uma determinada pessoa, mas sim para melhorar as condições/ambiente de trabalho.

Gostaria de esclarecer que esses artigos, foram resultados de várias situações que enfrentei e convivi em toda minha carreira. Sempre tentei extrair, principalmente das situações ruins, lições para melhorar como profissional e como pessoa.

Já cometi erros e equívocos na minha carreira, mas sempre aceitei o feedback dos meus chefes e procurei melhorar, essa é o melhor dica que qualquer profissional tem que assimilar: procure sempre melhorar, sempre!

Obrigado.

Leia também os outros artigos da trilogia:
Relação Gestor x Analista/Programador – Parte 2: Quando o gestor é ruim!
Relação Gestor x Analista/Programador – Parte 1: Quando o gestor é bom!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com 22 anos de experiência em TI, já atuou nas empresas ALESP, Promon, CET, DPRN, Câmara Municipal da Campinas e Jundiaí, Aeronáutica, Camargo Corrêa, Editora Abril, BMF&BOVESPA, Unimed Campinas, Agência Estado e Octo Corretora Atualmente trabalha na Octo Corretora(www.rico.com.vc) responsável pelo Home-Broker e Terminal de Operações e Serviços da empresa. E-mail: carlosmargadona@gmail.com

Margadona

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.