Carreira

Ξ 1 comentário

Mudanças estratégicas na carreira

publicado por Rubens Junior

Saudações!!! Em primeiro lugar, é um privilegio fazer parte de um grupo seleto de profissionais que contribuem com suas experiências e cases para esse conceituado portal. Às vezes nos deparamos com diversos profissionais que dedicaram seus esforços na formação de uma carreira sólida e certa, porém devido as oportunidades de mercado acabam tomando caminhos que os levam para outras áreas, a pergunta é: isso é correto? Me incluo neste grupo, explico – apaixonado pela área tecnológica, sempre investi cada centavo  na área de TI e Tecnologia. Em 1995, me graduei como Tecnólogo em Processamento de Dados, em 1997 me especializei em Analise de Sistemas pela Universidade Mackenzie. No entanto, por manter um ótimo relacionamento interpessoal, certa vez escutei de um diretor comercial que estava “perdendo tempo”, isso porque a área de negócios é carente de pessoas com carisma e facilidade de estabelecer relações de confiança. Assim, fez uma proposta que mudou a minha trajetória profissional.

A tomada de decisão não foi fácil, porém como qualquer outra coisa na vida, tudo exige uma pitada de empenho, aposta e risco. Ao aceitar a oportunidade na área comercial, recebi também cursos complementares com ênfase em técnicas de negociação para complementar a nova carreira. A formula deu certo, assumi um cargo executivo de negócios com o objetivo de fomenentar parcerias comerciais, e em decorrencia de algumas negociações, um novo canal vendas surgiu como oportunidade. Tempo depois, o meu gestor acabou aceitando uma  nova oportunidade de mercado e desligou-se da empresa, e nova diretora não só endossou a minha opção, como me estimulou a seguir adiante.

Hoje responsável pela gestão de mais de 2.000 profissionais entre diretos e indiretos, sinto-me realizado e motivado atuando na área comercial. A pergunta é: como ficou a paixão pela carreira inicial escolhida? Não deixei de lado totalmente, mesmo não atuando diretamente na área de tecnologia, não perdi contato. Assumi o papel de professor e passei a lecionar, sendo que, além de repassar meus connhecimentos, contrubuo na formação de novos profissionais na área de TI. O que me obriga a manter-me atualizado sobre as novidades e evolução da area, o que faço com paixão e dedicação. A resolução disso tudo: não devemos nos privar das oportunidades, é preciso primeiro sentir-se confortável para realizar toda ou qualquer mudança.

Outro ponto importante é confiar no feedback daqueles que lhe norteiam, pois quando varias pessoas lhe dizem a mesma coisa significa que é preciso parar para refletir e avaliar. Quase sempre uma mudança vem acompanhada de um certo “desconforto”, o receio em “perder” o controle sobre seus resultados será eminente. É preciso analisar todos pontos, estudar se vale a pena ou não, realizar uma mudança radical na carreira é assumir risco grande, retornar pode lhe custar tempo e novos investimentos.

Em particular, me sinto realizado. Hoje, no papel de gerente comercial do maior portal de internet da américa latina, demonstra que se o risco não fosse assumido, com certeza não estaria nesta posição. Fica aqui registrado uma dica, se uma oportunidade em mudar aparacer, procure avaliar todos os pontos e riscos, não rejeite de imediato. Quando surge um processo de seleção de uma nova posição dentro da minha equipe, quando deparo com um caso semelhante, sempre procuro avaliar os objetivos do candidato, e o principal: que o levou a mudar o rumo de sua carreira profissional.Se entender que ele não esta usando a oportunidade como “ponte” para atingir outra área ou função, não vejo nenhum problema e contratá-lo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

José Rubens Salles de Camargo Junior é formado no curso Técnico de Processamento de dados da escola técnica Liceu Camilo Castelo Branco, graduado pela Universidade Ibero Americana no curso de Tecnologia de Processamento de dados, especialista em Analise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua no mercado como Gerente de Vendas do provedor UOL, presta consultoria comercial e informática, também atua como Professor com 20 anos de experiência na formação de profissionais com direcionamento técnico. Ao longo de sua biografia participou em diversos programas de TV e programas de Rádio voltados a discutir sobre temas que norteiam o desenvolvimento e o impacto na Internet na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Rubens Junior

Comentários

1 Comment

  • Caro Rubens. Achei interessante sua história. Em grande parte se parece com a que estou vivendo nesse exato momento. Da mesma forma que você eu estou abandonando uma área técnica (em desenvolvimento de software cerne da minha graduação em andamento,Engenharia de Computação) e ingressando na área de gerência de projetos. Foi uma decisão dura, mas bem como você disse após avaliar os riscos eu tive a certeza que era a decisão certa. Espero obter grande sucesso assim como você. A grande questão que fica é: se for preciso arrisque! Isso realmente pode ser bastante satisfatório na carreira profissional.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.