TI CorporativaGerência de ProjetosA Cultura do Mínimo-Diferencial

A Cultura do Mínimo-Diferencial

-

Publicidade

people-management1Quem nunca se sentiu frustrado ao ser mal atendido por uma empresa de suporte por telefone ou se sentiu enganado por ter pagado caro em um jantar cujo garçom não efetuou seu atendimento com primazia? Provavelmente todas as pessoas possuem estórias assim, independente da ocasião ou da área; o problema é que isso vem se tornando cada vez mais comum, principalmente na área de tecnologia.

Hoje em dia, no ciclo de vida de um projeto de tecnologia, diversas áreas são envolvidas para que tudo aconteça; desde a área de negócios, atuando como solicitante por exemplo, até analistas responsáveis por implantar o projeto, desenvolvedores, analistas de teste, analistas de qualidade, gerentes de projeto, entre outro papéis. Sempre precisamos partir da premissa que cada área tem o seu papel bem definido e sabe exatamente a sua responsabilidade; o problema é que mesmo com toda esta definição, algumas pessoas insistem em não entregar o mínimo esperado da sua área.

Ainda citando este exemplo, se um analista é alocado no projeto com a responsabilidade de efetuar a implantação e acompanhar o processo de pós implantação, esperamos que todas as atividades que permeiam estes processos sejam executadas por ele. Cada vez mais este cenário é raramente visto.
O problema deste cenário é que sempre que alguém fizer exatamente o que é esperado que seja feito, esta pessoa será tratado como superior, dado que seus companheiros não executam o mínimo. É o caso do mínimo-diferenciado. Sempre que se encontrar uma pessoa que faz o mínimo esperado, você tenderá a tratar sempre com ela, pois a probabilidade de ter suas demandas atendidas é maior.

Isso gera um grande problema para os gestores, pois no final das contas, a pessoa que mais se destaca na equipe é aquela que faz exatamente o que é esperado; nem mais nem menos. Neste sentido, podemos afirmar que a meritocracia falhou, pois não está recompensando o melhor, mas sim o menos pior.

A grande questão é: Por que isto ocorre? Diversos fatores podem desencadear este tipo de comportamento, desde a falta de motivação de um funcionário (vide Teoria da Desmotivação) até a descrença em algum processo da empresa. Independente da causa raiz deste problema, sem dúvida este é um dos maiores problemas encontrados na gestão de pessoas e não existe nenhuma fórmula mágica que resolva este problema. Cada caso deve ser observado com atenção pelo gestor funcional, a fim de que sejam criados planos de ação específicos, resgatando a “crença” do seu funcionário no todo. A chave de tudo é ter papéis e responsabilidades bem definidos. Se houver uma falha nesta definição, estes problemas se tornarão cada vez mais comuns. Para a máquina funcionar, todas as engrenagens precisam estar alinhadas.

[créditos na imagem: Oystercove.wordpress.com]

Roberto Pepi
Especialista em gerenciamento de projetosLinkedin: http://br.linkedin.com/pub/roberto-pepi-pmp/25/b/420

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you