Entenda mais como é feita a gestão de fluxo de trabalho dentro de grandes empresas, aprenda alguns termos técnicos sobre gerencia de trabalho e como eles são empregados no dia a dia dentro de uma grande empresa.
O bom funcionamento de grandes empresas sempre depende uma equipe de trabalho competente atuando nos setores a designados a elas. Organizar e gerir o fluxo de trabalho dentro de uma empresa de porte médio ou grande pode ser um grande desafio, pois envolve gerir horários, funções, e também soluções de problemas que podem surgir numa empresa.
Você já ouviu falar em bpmn o que é, bpm software, workflow, processos de negócios, automação de processos? Esses são termos técnicos voltados para a gestão de fluxo de trabalho que quando não são aplicados no dia a dia pode se tornar praticamente impossível gerir o fluxo de trabalho de uma empresa com um quadro grande de funcionários.
A gestão de grandes empresas como a Absa Bank é feita sempre sobre 7 pilares, a organização, a definição de funções e responsabilidades, o planejamento, a gestão dos projetos, comunicação, monitoramento e avaliação de desempenho, e tecnologia e automação. Todos esses sete pilares ajudam uma grande empresa a ter sucesso nos seus projetos.
Entenda melhor cada pilar de gestão de fluxo de trabalho
Organização
É praticamente impossível pensar que uma grande empresa seria capaz de solucionar problemas pequenos para seus clientes sem organização. A organização é principal pilar para uma gestão de fluxo de trabalhos, tanto a organização do ambiente quanto a organização pessoal dos funcionários é essencial para que uma empresa continue funcionando.
Definição de funções e responsabilidades
Toda grande empresa precisa de uma hierarquia, e essa hierarquia é feita justamente para atribuir funções e responsabilidades aos funcionários. Por exemplo, o chefe de uma empresa precisa se responsabilizar por tudo que a empresa produz, mas o funcionário comum só precisa se responsabilizar pela sua função dentro da empresa.
Essas atribuições de funções e responsabilidade são primordiais para que uma empresa consiga ter um fluxo de trabalho funcional. Pois, caso não exista essa hierarquia e distribuição de responsabilidades até mesmo um projeto pequeno pode falhar.
Planejamento
Planejar e definir metas é o que faz de uma gestão de trabalho efetiva. Todo mundo precisa se sentir motivado a buscar melhorias no emprego e nada melhor para isso do que utilizando de metas de longo e curto prazo sempre bem estruturadas e visando objetivos que podem ser alcançados.
Gestão de projetos
Com uma meta definida agora basta começar a dar inicio aos projetos da empresa, cada projeto também precisa ter sua definição de responsabilidades e prazos e precisa ser gerido para obter sucesso. Numa grande empresa geralmente acontecem diversos projetos ao mesmo tempo que se unem e formam um produto final.
Comunicação
A comunicação é essencial para evitar problemas com planejamento e eventuais surpresas. Sem comunicação fica praticamente impossível gerir o fluxo de trabalho, pois a continuidade do que está sendo feito pode ser perdida a qualquer momento.
Promover reuniões para entender o andamento dos projetos e os problemas que estão surgindo na empresa ajuda a tornar o fluxo de trabalho mais organizado.
Monitoramento
Infelizmente em toda grande empresa vai existir alguém que pode ter problemas na hora de cumprir com suas funções e responsabilidades. Nesse caso o monitoramento pode ajudar a localizar quem está com problema e solucionar eventuais situações que podem gerar problemas maiores. O monitoramento e avaliação ajuda a sempre manter um fluxo de trabalho alto e a desenvolver projetos com mais eficiência.
Tecnologias e automação
E por último, mas não menos importante a tecnologia e a automação tem um grande papel nas grandes empresas. Existem programas de computador que podem ajudar na gestão de projetos, e até mesmo na identificação de problemas, a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de gerir o fluxo de trabalho.
Entendendo os termos técnicos
Se você procura aprender sobre gerenciamento de fluxo de trabalho certamente você vai se deparar com alguns termos técnicos que podem ajudar muito a vida de que quer gerir uma grande empresa.
Um desses termos é BPMN (Business Process Model and Notation). Essa é uma sigla adotada para uma representação visual de diferentes passos de atividades, decisões, fluxos e eventos dentro de uma grande empresa.
O BPMN é um modelo gráfico que foi desenvolvido para ajudar a facilitar a comunicação dentro de uma empresa, facilitando a realização de todos os pilares de gerenciamento de fluxo de trabalho citados anteriormente.
Outro termo muito importante é o Workflow. O Workflow nada mais é do que uma referência ao fluxo de trabalho e processo está acontecendo dentro de uma grande empresa. Ele geralmente é representado em programas de computador com uma disposição gráfica sistemática que organiza todo o trabalho realizado e todo trabalho que precisa ser feito.
O Workflow é um recurso muito valioso para gestão de projetos e comunicação. Por possuir uma disposição gráfica ele ajuda a facilitar o entendimento de novas tarefas e também a possível ocorrência de atrasos e problemas com algum projeto.
A Automação dentro da gestão de fluxo de trabalho
É fato que com o avanço das tecnologias e a popularização das IAs que muitas tarefas repetitivas e cansativas passaram a se tornar uma função atribuída a um computador. Dentro de uma grande empresa a tecnologia e principalmente a automação é essencial para o bom funcionamento do fluxo de trabalho.
As novas tecnologias ajudam a gerir os trabalhos e a designar funções, sem contar que ajudam a economizar dinheiro com a identificação de problemas e a execução automática de tarefas simples. Muitos trabalhos complexos também podem ser automatizados sendo menos suscetíveis a erros.
De fato grande parte da gestão de fluxo de trabalho na atualidade é feita através de recursos tecnológicos. A automação e os softwares disponíveis para auxiliar no trabalho aumentam a eficiência de funcionários e por consequência geram resultados muito mais valiosos para a s grandes empresas.