Carreira

Ξ 4 comentários

Você sabe liderar equipes sem ser autoritário?

publicado por Fabiano Mello

Liderar, liderar, liderar! Uma palavra que se tornou comum dentro de qualquer empresa. Todo mundo quer ter uma equipe, mas muitos não têm idéia do que é ser líder ou até pior: acham que sabem, mas trocam os pés pelas mãos, achando que ser líder é ser autoritário, ríspido e só mandar.

No dicionário, ser líder é: “Orientador”, “chefia uma corrente de opinião ou grupo”. Em nenhum momento ser líder é ser o melhor de todos. Liderar é saber olhar em sua volta, sabe mostrar o caminho certo, sabe orientar, saber ouvir, se impor e ser a referência positiva em um grupo que se desenvolve para ser bem visto na empresa. Toda equipe de sucesso tem qualidades destacadas quando guiada de forma assertiva e firme e é no bom líder que o grupo vai se apoiar, basear e se orientar. Há pessoas que ao primeiro passo de um cargo de liderança mudam completamente de personalidade. Passa a ser aquela pessoa arrogante, prepotente e autoritária. Ao invés de aproximar-se de sua equipe, se afasta e ao não atingir as metas, culpa a falta de comprometimento dos integrantes.
Líder

Tive ótimos e péssimos exemplos de líderes. Líderes que conduziam a equipe com maestria, sem sequer levantar um tom de voz e com a voz firme todos assimilavam o que ele queria, mas para ter como comparar líderes positivos com os negativos, tive exemplos péssimos de “líderes” que para demonstrar autoritarismo só sabiam dizer que eram quem demitiriam seus subordinados, além de nunca deixar nenhum integrante de sua equipe ter opinião. Infelizmente há muitos casos negativos, mas que devem ser exemplo de como jamais agir.

Não seja também o chefe-amigo, aquele que passa a mão na cabeça de todo mundo porque ele quer ser um chefe legal.
Tem que ter um meio termo. Ser firme é diferente de ser rude, impor ordens é diferente de obrigar que ordens sejam cumpridas, ser atencioso é diferente de ser amigo e acima de tudo, ser líder é diferente de ser autoritário. Não seja chefe e/ou líder, seja exemplo e referência para os seus comandados.

  •  
    1
    Share
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

- Especialista em Gestão de equipes de Suporte Técnico, Service Desk, administração de redes, ordens de compra, contratos, gerenciamento de projetos, controle de pagamentos nacionais e/ou internacionais. - Certificado MCSE pela Microsoft, ITIL v2, v3 e Gestão de TI, Serviços e Processos pela Fundação Getulio Vargas. Linked in: http://br.linkedin.com/in/fmello Twitter: @fteixeiramello

Fabiano Mello

Comentários

4 Comments

  • Fabiano,

    Parabéns pelo texto, dicas pertinentes que levam a reflexão.
    Abraços.

  • Aqui vai uma boa dica.
    O Monge e o Executivo. Livro indispensável para quem quer ser lider de verdade.

    Até!

  • Ótimo o texto! Parabéns!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes