Sempre vejo pessoas usando essa pergunta em palestras, workshops e eventos, porque o foco de todos eles é inovar, manter ou melhorar processos e produtos em suas empresas com seus funcionários. Mas será que você realmente sabe como fazer esse controle e melhoria? Pois então, eu vou te ajudar!
Desde que comecei a trabalhar em grandes empresas percebi que elas utilizam o mesmo método para resolver suas questões corporativas e desenvolver melhorias de gestão, o conhecido PDCA ou Ciclo de Deming. O método PDCA remete à obra do filósofo francês René Descartes, Discurso do Método, de 1637, quando a motivação de Descartes era descobrir uma condução científica do pensamento humano em busca da verdade. Essa é a origem do PDCA ou Ciclo de Deming.
… E o que é PDCA?
PDCA vem do inglês e quer dizer: PLAN –DO – CHECK – ACT . Ou seja, PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR e AGIR. O método tornou-se popular no início da década de 1950 por um estatístico americano chamado Edward Deming. Após a Segunda Guerra Mundial, o governo japonês convidou Edward Deming para ajudar na reconstrução industrial do país. Deming aceitou o convite e aplicou o método PDCA na área de produção das industrias, tornando o Japão uma potência industrial. Mas o que poucas pessoas sabem é que existe uma outra versão do PDCA. É o OPDCA onde a letra agregada “O” significa “Observação”. Esta ênfase na “Observação” é muito importante para planejar com execelência e promover as mudanças necessárias. É utilizada frequentemente na produção enxuta (Leia mais sobre Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.
… Como funciona na prática o PDCA?
Na prática, o método segue os passos das quatro letras. O primeiro passo é Planejar (Plan) e serve para identificar o problema, estabelecer objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (metas). Depois desse passo vamos para Executar (Do), implementar o plano de ação (Leia mais sobre como fazer um Plano de Ação aqui), executar o processo e fazer o produto. Em seguida vamos Verificar (Check) , estudar o resultado e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar diferenças. E por fim, vamos Agir (Act) , tomar ações corretivas sobre as diferenças entre os resultados executados e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.
Resumindo, podemos dizer que…
PDCA é um método único e aplicado da mesma forma em qualquer empresa, em qualquer segmento. O que vai determinar a diferença é o tamanho e a diversidade dos problemas que a empresa possui. A forma como será conduzido e feito é importante para cultura da empresa. O sucesso no alcance das metas se dará através de uma boa comunicação, bons líderes e profissionais que estejam presentes, atentos e alinhados com os objetivos da empresa. Outro fator de extrema importancia é ter sempre profissionais capacitados, seja com as técnicas aplicadas ao processo, seja com o negócio envolvendo o produto. O conhecimento e a experiência desses profissionais precisam ser disseminados de forma que a empresa não pare ou atrase suas atividades pela ausência de uma pessoa. E por fim, o fator essencial é ter uma cultura que permita ter metas claras e objetivas para serem atingidas. As pessoas precisam ter um rumo, uma orientação para desenvolver seu trabalho e se comprometer com a equipe.
Nesse post quis trazer um pouco de conhecimento e método para auxiliar o seu trabalho. Eu já usei e uso o PDCA até hoje, tanto para vida pessoal e profissional e posso dizer que quando aplicamos, passamos a ter mais visão das atividades que são necessárias fazer para alcançarmos nossos objetivos.
Coloque em prática você também e veja os benefícios que pode ter!