No mundo cloud, a definição da estratégia de sourcing, assim como sua implementação, mostra características diversas em relação às observadas no caso do outsourcing tradicional.
O entendimento dessas diferenças e seu adequado tratamento são fatores determinantes para o sucesso da implantação da alternativa cloud na organização. Deve ser lembrado que as atividades de sourcing, dentre as quais se destacam a seleção do(s) provedor(es), a negociação do contrato e sua governança, se constituem num importante componente em tais implantações.
Discutiremos a seguir 6 características diferenciais da atividade de sourcing em ambos os casos, vistas abaixo:
- Escopo do Contrato
- Duração Contratual
- Mercado de Provedores
- Flexibilidade dos Termos e Condições Contratuais
- Foco da Ação de TI
- Mecanismos de Cobrança e Aferição de Qualidade
Cada uma destas características é detalhada em seguida para cada um dos casos:
- ESCOPO DO CONTRATO
Outsourcing Tradicional : Estático
- Poucas alterações de escopo ao longo da vida do contrato
- Cenário compatível com modelo de negócios make & sell
- Ciclo de revisão de requisitos contratuais : longo (meses / anos)
- Eventual necessidade de alteração gera renegociações contratuais complexas
Cloud : Dinâmico
- Ditado pelos requisitos mutantes dos negócios do cliente, principalmente aplicações em dispositivos móveis do tipo
- customer-facing
- mobilidade do funcionário
- Cenário compatível com modelo de negócios sense & respond
- Ciclo de revisão de requisitos contratuais : curto (horas / dias / semanas)
- DURAÇÃO CONTRATUAL
Outsourcing Tradicional : Longa
- Duração típica de 5 a 10 anos
- Duração determinada pela depreciação dos assets dedicados ao cliente
Cloud : Curta
- Duração típica de 1 a 2 anos
- Períodos experimentais com projetos-piloto
- MERCADO DE PROVEDORES
Outsourcing Tradicional : Pequeno número
- Número restrito de provedores qualificados
- Frequente adoção de um único provedor (sole sourcing)
Cloud : Grande número
- Mercado fragmentado, imaturo, volátil e pouco transparente
- Startups em muitos casos
- Nichos especializados e inovadores
- Riscos possíveis
- Soluções não utilizando padrões abertos
- Fusões e aquisições alterando estratégia do provedor
- Falta de solidez financeira do provedor
- Ênfase
- Na definição de uma estratégia sólida de sourcing
- Na gestão de múltiplos provedores, com foco na sua integração
- Na compatibilidade entre serviços e aplicações dos diferentes provedores
- FLEXIBILIDADE DOS TERMOS E CONDIÇÕES CONTRATUAIS
Outsourcing Tradicional : Baixa
- Alternativas definidas antecipadamente em contrato
- Necessidade de flexibilização não prevista implica em renegociação complexa
Cloud : Alta
- Provisão contratual para alterações ágeis
- Nos serviços
- Nos volumes
- Nos recursos
- No escopo
- FOCO DA AÇÃO DE TI
Outsourcing Tradicional : Redução de custos
- Prioridade para a alocação eficiente dos recursos de TI
Cloud : Outcome para a corporação
- Integração CIO – C-level da corporação visando
- Minimizar time-to-market
- Incrementar market-share
- Atingir novos mercados
- Maximizar receita e lucratividade / reduzir custos
- Lançar produtos / serviços inovadores
- MECANISMOS DE COBRANÇA E AFERIÇÃO DE QUALIDADE
Outsourcing Tradicional : Baseados no perfil técnico dos recursos
- Cobrança baseada no volume dos serviços consumidos
- Mecanismos de aferição de qualidade associados a deliverables técnicos pré-definidos não relacionados diretamente às atividades negociais do contratante
Cloud : Baseados em mecanismos de risco & recompensa
- Compartilhamento de riscos, levando a mecanismos inovadores
- Empirismo, transparência e parceria nas relações cliente-provedor
- Mecanismos de cobrança e aferição de qualidade associados a funções negociais críticas do contratante
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