Na busca cada vez mais incessante, de uma determinada tecnologia por parte das empresas, de um modo geral, que possibilite a redução de custos associado e um possível aumento de renda e/ou produtividade, existem no mercado diversos sistemas.
A Microsoft detentora da maioria dos softwares, aplicativos e de aplicações para o mercado e a indústria, uniu de forma inteligente a Gestão Corporativa, que a maioria das empresas busca hoje em dia, com o CRM, gerando um produto que é o Microsoft CRM Dynamics, da linha inovadora da companhia chamada Microsoft Dynamics, produtos dedicados a essas empresas, a que na minha humilde opinião tranquilamente atende e se adequa a qualquer empresa, comumente chamado de CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento de Relacionamento com o cliente), que nada mais é que um sistema integrado de gestão com foco no cliente.
CRM, criado na década de 90 para definir toda uma classe de produtos que automatizavam o relacionamento com o cliente. É uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. O seu objetivo é estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, trabalhando o marketing resultando na fidelização do cliente.
Devido a sua forma de trabalho com o foco no cliente, a maioria das empresas que atuam na área de “vendas” o utilizam muito, porém de forma errada, pois focam na força de vendas do sistema e esquecem que o resultado é a venda, o que se propõe é tratar o relacionamento com o cliente estreitando a distância entre o cliente final e a empresa que oferece o serviço e/ou produto, trabalhando o marketing, para que tenhamos no fim um ganho no número de vendas, com isso aumentando também a rentabilidade da empresa.
Com o CRM, podemos tratar informações não só no âmbito de marketing ou vendas como também de forma mais abrangente o gerenciamento e rastreabilidade de uma venda ou negociação de um determinado produto desde seu nascimento, (ideia, campanha de vendas, etc), até o destino, (a venda objetivamente), gerando relatórios diversos, notificações e avisos via email ou mesmo lembretes, a exemplo, de datas de aniversário de um pretenso cliente ou efetivo.
No ramo de seguros, por exemplo, temos várias empresas com soluções desenvolvidas, porém, até o momento nada se compara a ferramenta ao Microsoft CRM Dynamics, existem algumas empresas que prestam serviços a seguradoras no Brasil hoje, que usam a ferramenta, com customizações diversas, porém, estão longe não só do tratamento ideal, como também do uso potencial da qual a ferramenta possui.
O gerenciamento de informações através desta ferramenta no tratamento de clientes nos permite seccionar o público alvo, clientes, da seguinte forma: Clientes, os que de fato são fiéis a empresa e adquirem produtos periodicamente, de acordo com o fornecimento e/ou tratamento da forma de trabalho da mesma e os Clientes potenciais, que são aqueles que em algum momento tem ou tiveram algum tipo de relacionamento com a empresa, podem ter até comprado um produto a algum tempo ou pelo menos cotado algum preço com a empresa mas não chegou a efetuar a compra mas que podem vir a ser clientes em um futuro próximo seja por um novo produto ou um preço mais atrativo de um produto já existente.
Tudo depende e no caso supracitado de um tratamento de oportunidades de vendas e no caso de efetivação da mesma a um Cliente potencial o sistema CRM, transforma este ao qual foi efetuada a venda em Cliente não necessitando da interação do usuário ou de um DBA para fazer esta mudança.