Já sabemos que os recrutadores gastam, em média, 6 segundos por currículo quando precisam analisar candidatos para o preenchimento das vagas de trabalho que estão disponíveis. 6 segundos. Como já dissemos, é realmente muito pouco tempo para conseguir chamar a atenção para o seu currículo.
É comum e fácil encontrar boas práticas para o preenchimento de currículos. Tão bom quanto saudável é seguir estas dicas. Porém, como uma gota no oceano, você acaba se tornando mais um na multidão de candidatos às boas vagas e, desta forma, suas chances se mantém as mesmas de sempre.
Então, o que fazer para conseguir que o seu currículo salte aos olhos do recrutador? Como fazer que ele repare no seu currículo de tal forma que o selecione para uma segunda fase de avaliação onde você terá mais tempo (e até uma entrevista) para mostrar o seu real valor? A resposta para estas perguntas passa por uma análise comportamental. A empresa “The Ladders” realizou uma pesquisa com diversos recrutadores onde o alvo foi o comportamento destes recrutadores quando estão olhando para os currículos sob análise. O resultado: Agora sabemos por onde os olhos dos recrutadores passam quando estão analisando os milhares e milhares de currículos de candidatos. O que podemos extrair disso: Com esta informação, podemos colocar palavras chave quentes nos campos mais visualizados, aumentando as chances de que os nossos currículos ganhem destaque durante a análise feita.
Ao mapear por onde os olhos dos recrutadores passam nos currículos, a pesquisa identificou que os seguintes pontos são os mais procurados, lidos e vistos:
- Nome do candidato
- Cargo atual e Empresa atual
- Data de início e final do cargo atual
- Último cargo e Última empresa trabalhada
- Data de início e final do último cargo
- Histórico educacional