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Você só tem 6 segundos para capturar a atenção dos recrutadores. Só?

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Figura - Você só tem 6 segundos para capturar a atenção dos recrutadores. Só?É meu amigo. 6 segundos é o tempo médio que os recrutadores gastam analisando os currículos. Imagine só: um recrutador tem 200 currículos para analisar. Se ele gastar 3 minutos em cada um, ao final, ele terá gasto 600 minutos, ou, longas 10h de trabalho para apenas 200 candidatos para uma vaga. Multiplique o número de vagas e currículos e você terá um trabalho insano e impossível de ser feito.

Então, você tem apenas 6 segundos para capturar a atenção dos recrutadores de tal modo que eles considerem seu perfil para as vagas disponíveis. Este tempo foi obtido a partir de um estudo muito interessante feito pela “The Ladders” sobre o comportamento dos recrutadores nos momentos em que eles analisam os currículos de diversos candidatos. A pesquisa é tão interessante e extensa que mostra até em quais campos os entrevistadores mais gastam tempo e quais campos do currículo são os mais procurados por todos.

E nós vamos trabalhar de acordo com a maré. Porque não desenvolver um currículo que preencha as expectativas dos entrevistadores? Porque não colocar palavras chave no currículo? E além, porque não colocar estas palavras chave no lugar onde os entrevistadores querem encontrá-las?

Confira as dicas abaixo para melhorar ainda mais a sua performance na busca pela oportunidade ideal.
  1. 1/3 relevante: Divida seu currículo em 3 partes horizontais. O entrevistador bate o olho primeiro na parte superior e procura ali as palavras chave que necessita para adequar um candidato à sua vaga. Faça um paralelo: por onde você começa lendo qualquer texto? É a mesma coisa.
  2. Atenção às palavras chave: Nos 6 segundos que utilizam para ler os currículos dos candidatos não sobra tempo para leituras longas. Os entrevistadores procuram sim por palavras chave. Assim, utilize-as logo no começo de cada seção do seu currículo. Isso vai aumentar suas chances de ser notado.
  3. Títulos matadores: Vamos sair do lugar comum. Ao invés de utilizar o termo “Experiência”, que tal utilizar “Experiência em Gestão de Projetos” ou “Experiência Comercial” ou ainda “Experiência em Gestão de Pessoas”. Isso facilitará ainda mais a vida do recrutador pois os títulos das seções dos currículos geralmente possuem letras maiores e em negrito. Utilizar estes cabeçalhos com inteligência é uma ótima forma de destacar o que você quer que seja visto.
  4. Maximize sua marca pessoal: Não importa o quão bom você é em algo. Sua marca pessoal pode ser melhorada pelo histórico das empresas por onde você passou. Imagine, por exemplo, dizer que você tem larga experiência em gestão de projetos ou muita experiência comercial. Além disso, você tem um histórico ótimo. Isso é OK. Porém, ganha muito mais força se, por exemplo, você citar as empresas por onde passou, desde que elas tenham relevância no mercado, como, por exemplo, multinacionais ou empresas líderes do setor. Afinal, no lugar do entrevistador, você ficaria curioso por alguém que tenha trabalhado no Itau, Natura, Vale, Bradesco, Telefonica, etc? Claro que sim.
  5. Olho vivo: Além de negócios nosso currículo pode falar mais de nós. Esportes, trabalhos sociais, etc podem ajudar a formar uma opinião a respeito de você e seu histórico profissional. Não há problemas em citar isso no currículo. Pense nisso.

Conhecendo estes detalhes fica muito mais fácil escrever currículos que chamam a atenção de fato.6 segundos pode parecer pouco e realmente é pouco. Porém, se soubermos utilizar essa pequena janela de tempo ao nosso favor, nossas chances de sucesso aumentarão exponencialmente.

Enquanto a maioria tenta, nós utilizamos a ciência da pesquisa de comportamento ao nosso favor. É engraçado, mas quanto mais trabalhamos, mais sorte temos. Certo? 🙂

Fonte: Forbes.com

[Crédito da Imagem: Atenção dos Recrutadores – ShutterStock]

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

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