Desenvolvimento

Ξ 4 comentários

Quem pode se beneficiar com as metodologias ágeis?

publicado por Leandro Garcia

Alguns céticos acreditam que os métodos ágeis só servem aos interesses dos desenvolvedores (e sim! ela também serve e deve servir), mas não serve somente para eles porque ser ágil não é entregar mais rápido e sim gerar valor mais rápido e de forma mais humana.

Temos que agregar valor aos acionistas na entrega de cada projeto e temos que fazer nosso trabalho de forma mais humana e em parte para que possamos fazer coisas melhores.

Agregando valor de forma rápida, os gestores e os acionistas dentre outros tornam o negócio mais rentável e também tiram proveito dos métodos ágeis.

Minha sensação é que tem sido explicado e conversado muito sobre ser ágil, mas para as pessoas de negócios nunca é suficiente, pois todas as coisas maravilhosas sobre métodos ágeis representam para muitos executivos somente algo bonito numa apresentação e/ou anarquista onde o projeto vai perder o controle. Porém, ao estudar e entender os frameworks ágeis fica claro que não existe anarquia, nem perda de controle e sim um foco na entrega de valor.

Existem vários frameworks ágeis e dentre eles estão Extreme Programming (XP), Scrum, Lean Software Development, Kanban, Feature Driven Development (FDD), Adaptive Software Development (ASD), Agile Unified Process (AUP), Essential Unified Process (EssUP), Dynamic Systems Development Method (DSDM), Crystal, etc.

Claro que não existe bala de prata nos métodos ágeis que mate todos os monstros que virão, mas existe um foco no valor e isso é o mais relevante.

Finalmente, para quem ainda é cético, vale a pena olhar a certificação ágil criada pelo PMI e os estudos apresentados pelo Gartner Group dentre outros, pois deixam claro que é possível se beneficiar desta forma de pensar.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Analista de sistema com MBA em gestão estratégica em TI

Leandro Garcia

Comentários

4 Comments

  • Olá Leandro, boa tarde.

    Concordo. Acrescento que na realidade o que precisa haver é uma mudança de foco. Onde trabalho, êxito e resultados andem de mãos dadas.

    Dúvida: qual a certificação ágil do PMI ?

    Um abraço.

  • Leandro, concordo em gênero, número e grau, agilidade é para todos do ecossistema, os resultados obtidos por uma área de TI ágil em meio a clientes (internos ou externos) tradicionais, que repassam para a TI a responsabilidade de entender seu negócio, que não tem tempo para se envolver nos projetos, nem mesmo possuem uma gestão de portfólio de “seus” projetos, é de alto risco para desperdícios em grande escala. Como saber se o projeto é o projeto certo, por mais que seja feito de forma ágil, estaremos “acreditando” nos pressupostos aéreos de um diretor, gerente ou representante quanto ao valor, puro pressuposto, tomara que dê tudo certo!!! :o)

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.