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Proatividade no trabalho: saiba como engajar sua equipe de TI!

publicado por Luís Montanari

Roberto é gerente de uma empresa de TI que tem 15 funcionários e atua como fornecedora de serviços, atendendo dez clientes. Eles estão sempre correndo contra o tempo, resolvendo problemas in loco. Por esse motivo, nunca têm tempo para se reunir e traçar estratégias de crescimento e inovação. Ou seja, além de impedir o crescimento da empresa, essa falta de proatividade no trabalho estagna o nível de serviço.

Márcio, por sua vez, é gerente de TI da empresa concorrente de Roberto e, com os mesmos 15 colaboradores, consegue atender 25 clientes. Trabalhando sem correria, com monitoramento e gerenciamento remoto, adota o que chamamos de TI proativa.

A proatividade no trabalho faz com que a empresa de Márcio trabalhe com foco em evitar os problemas, em vez de ficar “apagando incêndios”. Com essa proatividade, Márcio consegue fazer reuniões periódicas para inovar, melhorar os processos e prospectar novos clientes.

Quer saber como Márcio consegue atender mais do que o dobro de clientes de Roberto? Então, confira já este post e entenda todas as vantagens que a proatividade traz para o trabalho. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é proatividade?

Antes de entrarmos especificamente no TI, vamos entender o conceito de uma maneira mais abrangente. Proatividade nada mais é do que um comportamento de antecipação. Não estamos falando da antecipação de uma forma genérica, mas do ato de tomar iniciativa, enxergar uma oportunidade, e agir antes dos outros.

No TI, quando há um problema, a proatividade pode evitar que ele se transforme em algo maior, pois poderá ser evitado antes de começar, ou ser atacado na raiz. A proatividade pode estar ligada também à antecipação de prazos, quando o profissional identifica formas de otimizar um processo e entrega uma solução antes do combinado.

Outra característica de um profissional proativo é que ele não espera para receber ordens. É claro que o superior delegará trabalho a ele, mas esse tipo de colaborador está sempre atento e disposto a resolver problemas e buscar os melhores resultados — muitas vezes, isso acontecerá antes que a ordem chegue.

Isso não significa que o profissional proativo seja insubordinado, ou que queira passar por cima dos outros colaboradores. É apenas um sinal de que ele enxerga o seu papel dentro da empresa, não tem medo de sair da zona de conforto, está disposto a trabalhar pelo crescimento da corporação, e não está ali apenas para cumprir funções burocráticas ou terminar um expediente diário.

Os profissionais proativos que têm uma boa capacidade de liderança contagiam o restante da equipe, pois se tornam exemplos a serem seguidos. Cabe à direção da empresa incentivar esse tipo de colaborador, com promoções, prêmios e outras formas de reconhecimento, mostrando para todos que é aquele comportamento que a empresa espera de sua equipe.

Quais os benefícios que a proatividade traz para o trabalho no setor de TI?

Bem, agora que você já conhece um pouco do perfil do profissional proativo, vamos trazer esse modelo para a área de TI, de uma forma prática, mostrando o que ele pode agregar ao nosso setor. Acompanhe!

Permite uma gestão mais estratégica

Quanto mais “pepinos” para resolver, maiores serão os gastos que a empresa terá, com horas extras, energia, equipamentos e, se a situação se agravar, com a contratação de mais profissionais.

Com uma cultura proativa, os grandes problemas se tornam muito mais esporádicos, visto que a maior parte deles será tratada na raiz, antes que se tornem um entrave. Frequentemente, esses problemas serão tratados de forma automática, com softwares de gestão.

Isso permitirá que a empresa trabalhe com uma equipe mais enxuta e que os profissionais tenham tempo para atuar nas tarefas estratégicas, que ligam o TI ao core business do cliente, entregando muito mais do que apenas suporte, e trabalhando para o crescimento do negócio dele.

Entrega um atendimento mais ágil

Uma empresa que trabalha com a cultura de proatividade deve focar a automação, monitoramento e registros de atendimentos. Sempre que houver um problema, os profissionais de TI estarão prontos para identificar as raízes, pois terão em mãos todo o histórico do dispositivo afetado, dos usuários, problemas anteriores, tickets mais recorrentes etc.

Isso comprova que a proatividade oferece um atendimento muito mais ágil e pontual, tanto para o profissional de TI, que saberá a raiz de um problema, quanto para a empresa do cliente, que ganhará em disponibilidade e produtividade.

Aumenta o tempo de atividade dos funcionários

O modelo de trabalho proativo tem como objetivo evitar os problemas, o que garante muito mais disponibilidade da infraestrutura de TI da empresa, reduzindo o downtime e, por consequência, propiciando mais produtividade.

Esse é o grande fator que colabora para que os prestadores de serviço de TI fidelizem o cliente e se destaquem nesse mercado cada vez mais competitivo.

Como incentivar a proatividade no trabalho?

Agora que você já entendeu melhor os benefícios da proatividade no trabalho de TI, vamos dar algumas dicas para que você possa incentivar essa cultura em sua empresa. Confira a seguir.

Invista em monitoramento

Quer prevenir? Monitore! Sim, você terá como identificar um problema no início se fizer um monitoramento adequado dele. Para isso, você deverá adquirir uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento remoto, um RMM. Com esse sistema, será possível fazer uma varredura 24 horas por dia, sete dias por semana, com automação de tarefas e monitoramento constante.

Capacite a equipe

A proatividade em uma área técnica como o TI exige muito mais do que iniciativa e boa vontade. É necessário que haja conhecimento e atualização constante. Todos sabemos que, no TI, a velocidade com que as tecnologias e dispositivos se tornam obsoletos é muito rápida. Além disso, a cada dia, surgem novas tecnologias que podem agregar à empresa.

Se a equipe estiver preparada para utilizar todas as ferramentas disponíveis em sua plenitude, mais aptos os profissionais estarão para entregar o melhor desempenho e trabalhar de forma proativa.

Dê voz a equipe

Um profissional proativo gosta de ser ouvido, dar sugestões e de se sentir participativo. Ao dar voz a esse tipo de colaborador, recebendo os seus feedbacks, o gestor contribuirá para a motivação da equipe, o que gera um ciclo de sucesso para a empresa — o colaborador produz, dá sugestão, é ouvido, sente-se motivado e produz mais.

Elabore reuniões para discutir estratégias do setor e dê espaço para que os colaboradores que se sentirem à vontade possam expor as suas opiniões de melhoria. Uma simples atitude dessa já fará uma grande diferença.

Recompense os méritos

No tópico anterior, falamos sobre dar voz aos colaboradores. Essa poderá ser a primeira oportunidade para premiá-los por mérito. Crie programas de sugestões de melhoria e premie as ideias que foram implementadas.

Crie outras formas de premiação, relacionadas a resultados de produtividade, qualidade, liderança, e o que mais você identificar que possa ser aprimorado. Utilize esse método de incentivo e terá mais proatividade.

Neste post, você entendeu melhor como a proatividade no trabalho traz frutos positivos para todos. Na área de suporte em TI, em que fornecedores prestam serviços para os clientes, as duas partes lucram, com mais agilidade e disponibilidade de infraestrutura, o que permite crescimento para ambos os lados.

Gostou do post? Deixe um comentário abaixo e divida com a gente a sua opinião sobre os impactos da proatividade no trabalho!

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Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

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