Gestão de Pessoas

Ξ Deixe um comentário

Desenvolvimento de estratégias, o impacto do Estilo de Liderança

publicado por Cristiano Pimenta

Figura - Desenvolvimento de estratégias, o impacto do Estilo de LiderançaÉ fato que um grande desafio das organizações é garantir que com base em sua cultura, já enraizada, obtenha êxito na readequação de estilos de liderança, principalmente dos novos líderes, independente se foram alçados de dentro da empresa ou se foram selecionados no mercado. Anos após anos, são investidos milhares de reais em programas de treinamentos e desenvolvimento pessoal, e todos os esforços são em sua maioria na expectativa de que o estilo de liderança se aproxime da estratégia do negócio, porém sem se distanciar do próprio negócio, de tudo que o cerca, os colaboradores, os parceiros e fornecedores, os acionistas e os clientes.

Sim, seu estilo de Liderança influencia e é gerador de influência e pode afetar profundamente positiva ou negativamente o negócio e como o mesmo é percebido pela comunidade à sua volta. No entanto, como seria possível mudar, salvo algumas exceções, valores fundamentais, que estão consolidados na mente e alma? Será que em poucas horas de aula ou mesmo algumas semanas, tipo imersão.

Não se trata de uma provocação para desestimular, pelo contrário, um amplo espaço para oportunidade de aperfeiçoar o planejamento e criatividade para lidar com o processo de mudança, lento e dispendioso. Parafraseando Rensis Likert, a pressa é autodestrutiva em virtude das ansiedades e tensões que provoca. Não existe atalhos, o que  se deve exercitar são modelos que possam potencializar a internalização, adaptação de um estilo de liderança que venha somar, no processo de transformação do resultado corporativo esperado.

Existe uma linha tênue entre treinar para normatizar um comportamento e/ou estilo, e o verdadeiramente integrar-se ao estilo e cultura da organização, tal sutileza, traz um elemento adicional de complexidade ao grau de capacidade dos programas de desenvolvimento tradicionais, eventualmente incorrendo numa falsa percepção de sucesso, ao entender que o novo líder aceitou, digeriu e irá funcionar exatamente como “a bula dita”.

De certo, que nem todos os líderes são por natureza e/ou por condicionamento capazes de adaptar-se a um estilo único de liderança, fato que se buscamos diferenciação na real capacidade de resultados extraordinários, tem-se a necessidade nata, de abertura para o exercício do “meu estilo”, porém sem degradar o ambiente organizacional e com forte aderência às práticas de governança, ética e legais.

Por fim, ao adotar um novo estilo de liderança para a organização, potencialize as oportunidades sem se abster das adequações necessárias, visando preservar a identidade e cultura do negócio sem se afastar da velocidade requerida para alcançar os resultados.

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Cristiano Pimenta, Mestrando em Recursos Humanos y Desarrollo Digital de Talento– IEP/Madri,Espanha. Possui MBA em Serviços de Telecomunicações – UFF/RJ, Pós-graduação em Gestão – Ênfase em Pessoas / Fundação Dom Cabral, Graduação em Tecnologia da Informação – UNISUL/SC. É CoFundador da CyberPeople – www.cyberpeople.com.br. Sua trajetória profissional ao longo de mais de 20 anos de experiência, inclui atuações de liderança na Arcon/Nec Soluções de Segurança Cibernética, Telemig Celular, Amazônia Celular e Vivo | Telefônica. Módulo Security, Microsiga, RM Sistemas, Petrobras. Foi executivo responsável por de diversas áreas, tais como: Delivery de IT Security , Operações de IT Security, Recursos Corporativos (Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Qualidade & Processos, Sistemas), Produtos & Alianças, GRC, Segurança da Informação, PMO, SOC - Security Operation Center, Consultoria em Segurança da Informação.

Cristiano Pimenta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.