Temos muitos conceitos do que seria grupos e equipes, seja no ambiente de trabalho ou pessoal. Vamos falar um pouco dos métodos de como criar a capacidade de identificar, diferenciar e transformar grupos e equipes existes no meio organizacional.
O tempo todo influenciamos e somos influenciados por outros indivíduos em todos os âmbitos da nossa vida, não sendo diferente no mundo corporativo. Podemos considerar que a rentabilidade, rendimento e qualidade são fatores vitais que marcam a diferença entre o êxito e o fracasso das empresas. As organizações utilizam diferentes estratégias para alcançar seus objetivos, portanto esta e seus diretores devem saber quais são os fatores determinantes para o êxito.
Vamos as definições:
- Grupo: É um sistema organizado composto por indivíduos que compartilham normas, necessidades e metas e que interagem de forma que se influenciam mutuamente, tanto em suas atitudes quanto em seus comportamentos
- Formais: Realizar tarefas por ela designadas, de acordo com os objetivos particulares já estabelecidos.
- Informais: Se formam espontaneamente, aparecem em resposta às necessidades de contato social;
- Funcionais: Permanentes e representam uma função organizativa. Ex.: Membros de unidades administrativas, finanças, compras, entre outros.
- Trabalho ou Projeto: Surgem a partir da necessidade de realização de determinadas tarefas, com duração limitada.
- Interesse ou Amizades: Estes grupos são constituídos por pessoas que compartilham características, valores, crenças, objetivos ou necessidades similares.
- Equipe: Consiste em um grupo de pessoas com uma missão ou um objetivo em comum, cujas habilidades se completam, trabalhando coordenadamente, com a participação de todos seus membros para a conquista de objetivos comuns que são os responsáveis.
- Autogerenciadas: Tem como objetivo melhorar a qualidade e produtividade, consequentemente reduzir custos nas organizações. Compostas por 10 a 15 pessoas, os membros desta equipe chegam a selecionar novos membros e fazem com que cada um avalie o desempenho dos outros.
- Resolução de Problemas: É a reunião dos membros que compartilham ideias, oferecem sugestões e estudam para que se possa melhorar a qualidade, reduzir os custos e melhorar o clima organizacional.
- Transfuncionais: São compostas por colaboradores de nível hierárquico similar, mas pertencem a diferentes áreas de trabalho, que se reúnem para desenvolvimento de uma tarefa.
A partir destes conceitos, as razões para as pessoas se unirem a um determinado grupo são variadas:
- Necessidade de segurança
- Questão social
- Compromisso com as tarefas
E com isto, pode-se pertencer a uma diversidade de grupos. Da mesma forma, os fatores que motivam as empresas a transformarem os grupos em equipes de trabalho é a busca da sinergia positiva que lhes permita incrementar o desempenho.
A cultura de trabalho em equipe é o resultado de uma série de processos de aprendizagem, mudança e formação estruturados em um modelo de desenvolvimento humano. Podemos compreender que a cultura é para a equipe assim como a personalidade é para o indivíduo.
Considerando isso, eles apontam quatro passos fundamentais para a formação de uma equipe:
- a) A carta constitucional: Definição de tarefa, os alcances e os limites nos quais a equipe irá operar.
- b) Metas: Estado futuro desejado pelos membros que centraliza seus esforços.
- c) Seleção e tamanho: Competência profissional e equipes pequenas, em torno de 5 a 10 pessoas.
- d) Capacitação e aprendizagem: Contratação de especialistas em capacitação e desenvolvimento de mecanismos de aprendizagem.
A principal vantagem que uma equipe de trabalho tem sobre o trabalho individual é a sua diversidade de recursos, conhecimentos e ideias. Porém esta diversidade pode afetar o cumprimento de uma meta em comum e acabar gerando conflitos (negativos ou positivos).
Os conflitos tem como origem as diferenças entre fatores sociais, poder, valores e atitudes dos componentes da equipe.
- Conflitos Negativos: É quando as pessoas atingiram o pondo te se sentirem derrotadas o que gera um pesado clima de desconfiança. Como consequência, destrói radicalmente uma equipe por falta de planejamento.
- Conflitos Positivos: Normalmente entendem que é preciso evitar, porém é considerável saudável estes tipos de conflitos nas equipes. É justamente nele que pode-se gerar novas ideias, ter aproximações entre as pessoas o que acaba aumentando o interesse por resolver os problemas. Elevação das chances de sucesso.
Por fim, depois deste resumo de conceitos, podemos concluir que uma equipe se forma a partir de um grupo que seus membros se tornam interdependentes que compartilham tarefas e responsabilidades, e desenvolvem um objetivo comum e no qual, os resultados coletivos constituem a medida de sua eficácia.
Investir tempo em reuniões, sobretudo iniciais, para definir claramente as regras de funcionamento, favorece a coesão entre seus membros e facilita a resolução de conflitos de forma positiva.
That’s all, folks.