TI CorporativaGestão de PessoasPor que transformar grupos em equipes de trabalho?

Por que transformar grupos em equipes de trabalho?

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Temos muitos conceitos do que seria grupos e equipes, seja no ambiente de trabalho ou pessoal. Vamos falar um pouco dos métodos de como criar a capacidade de identificar, diferenciar e transformar grupos e equipes existes no meio organizacional.

O tempo todo influenciamos e somos influenciados por outros indivíduos em todos os âmbitos da nossa vida, não sendo diferente no mundo corporativo. Podemos considerar que a rentabilidade, rendimento e qualidade são fatores vitais que marcam a diferença entre o êxito e o fracasso das empresas. As organizações utilizam diferentes estratégias para alcançar seus objetivos, portanto esta e seus diretores devem saber quais são os fatores determinantes para o êxito.

Vamos as definições:

  • Grupo: É um sistema organizado composto por indivíduos que compartilham normas, necessidades e metas e que interagem de forma que se influenciam mutuamente, tanto em suas atitudes quanto em seus comportamentos
    • Formais: Realizar tarefas por ela designadas, de acordo com os objetivos particulares já estabelecidos.
    • Informais: Se formam espontaneamente, aparecem em resposta às necessidades de contato social;
    • Funcionais: Permanentes e representam uma função organizativa. Ex.: Membros de unidades administrativas, finanças, compras, entre outros.
    • Trabalho ou Projeto: Surgem a partir da necessidade de realização de determinadas tarefas, com duração limitada.
    • Interesse ou Amizades: Estes grupos são constituídos por pessoas que compartilham características, valores, crenças, objetivos ou necessidades similares.
  • Equipe: Consiste em um grupo de pessoas com uma missão ou um objetivo em comum, cujas habilidades se completam, trabalhando coordenadamente, com a participação de todos seus membros para a conquista de objetivos comuns que são os responsáveis.
    • Autogerenciadas: Tem como objetivo melhorar a qualidade e produtividade, consequentemente reduzir custos nas organizações. Compostas por 10 a 15 pessoas, os membros desta equipe chegam a selecionar novos membros e fazem com que cada um avalie o desempenho dos outros.
    • Resolução de Problemas: É a reunião dos membros que compartilham ideias, oferecem sugestões e estudam para que se possa melhorar a qualidade, reduzir os custos e melhorar o clima organizacional.
    • Transfuncionais: São compostas por colaboradores de nível hierárquico similar, mas pertencem a diferentes áreas de trabalho, que se reúnem para desenvolvimento de uma tarefa.

A partir destes conceitos, as razões para as pessoas se unirem a um determinado grupo são variadas:

  • Necessidade de segurança
  • Questão social
  • Compromisso com as tarefas

E com isto, pode-se pertencer a uma diversidade de grupos. Da mesma forma, os fatores que motivam as empresas a transformarem os grupos em equipes de trabalho é a busca da sinergia positiva que lhes permita incrementar o desempenho.

A cultura de trabalho em equipe é o resultado de uma série de processos de aprendizagem, mudança e formação estruturados em um modelo de desenvolvimento humano. Podemos compreender que a cultura é para a equipe assim como a personalidade é para o indivíduo.

Considerando isso, eles apontam quatro passos fundamentais para a formação de uma equipe:

  • a) A carta constitucional: Definição de tarefa, os alcances e os limites nos quais a equipe irá operar.
  • b) Metas: Estado futuro desejado pelos membros que centraliza seus esforços.
  • c) Seleção e tamanho: Competência profissional e equipes pequenas, em torno de 5 a 10 pessoas.
  • d) Capacitação e aprendizagem: Contratação de especialistas em capacitação e desenvolvimento de mecanismos de aprendizagem.

A principal vantagem que uma equipe de trabalho tem sobre o trabalho individual é a sua diversidade de recursos, conhecimentos e ideias. Porém esta diversidade pode afetar o cumprimento de uma meta em comum e acabar gerando conflitos (negativos ou positivos).

Os conflitos tem como origem as diferenças entre fatores sociais, poder, valores e atitudes dos componentes da equipe.

  • Conflitos Negativos: É quando as pessoas atingiram o pondo te se sentirem derrotadas o que gera um pesado clima de desconfiança. Como consequência, destrói radicalmente uma equipe por falta de planejamento.
  • Conflitos Positivos: Normalmente entendem que é preciso evitar, porém é considerável saudável estes tipos de conflitos nas equipes. É justamente nele que pode-se gerar novas ideias, ter aproximações entre as pessoas o que acaba aumentando o interesse por resolver os problemas. Elevação das chances de sucesso.

Por fim, depois deste resumo de conceitos, podemos concluir que uma equipe se forma a partir de um grupo que seus membros se tornam interdependentes que compartilham tarefas e responsabilidades, e desenvolvem um objetivo comum e no qual, os resultados coletivos constituem a medida de sua eficácia.

Investir tempo em reuniões, sobretudo iniciais, para definir claramente as regras de funcionamento, favorece a coesão entre seus membros e facilita a resolução de conflitos de forma positiva.

That’s all, folks.

Camila Seródiohttps://www.instagram.com/caserodio/
Camila Seródio, Pós-Graduanda no MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade ESUDA, Tecnóloga em Processos Gerenciais pela Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda - FACOTTUR. Com mais de 8 anos de atuação em Tecnologia da Informação, em suas diversas áreas. Possui certificações Six Sigma Yellow Belt Professional pela 6SIGMAstudy e Scrum Fundamentals Certified™ pela SCRUMstudy. Nos últimos 5 anos trabalhou com foco em Negócios na área de TI, em áreas como Governança e Gestão em TI, Gestão da Qualidade, Modelagem e Estruturação de Processos e Gerenciamento de Projetos.

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