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O “Piromaníaco Herói”

publicado por Rafael Silva Fernandes

O "Pirominíaco Herói"Hoje, vamos conhecer (ou falar mais dele, para os que já conhecem) o “Piromaníaco Herói”: geralmente de baixa autoestima, ele provocava “incêndios” propositadamente para se destacar no “salvamento das vítimas”, ele cria uma situação ruim ou difícil que ele saiba resolver ou consiga “chamar os bombeiros e a TV” mais rápido que os outros para ele sair como herói da história, porém, se formos olhar bem ele não tem nem um pouco de herói, ao contrário, ele tem muito mais de vilão.

Como achamos um colaborador desses na empresa, é simples, veja seu histórico dentro da organização: Quando e como entrou na empresa? Há quanto tempo está na empresa? O que fez? Como chegou a tal cargo? Está no mesmo cargo? Se todas as respostas te levarem a uma estagnação ou uma “promoção forçada” (aquela que alguns – poucos – ainda fazem, geralmente ela é feita pelo gestor do funcionário “estagnado funcional” no meu 2º artigo nesta coluna, lembram?!).

O nosso “herói sabotador” aposta alto nisso. Julga todos incompetentes e acha que só ele tem a “receita secreta de salvação da empresa”. Seu comportamento muitas vezes parece altruísta, mas não é, o famoso “lobo em pele de cordeiro”.

Concluindo, devemos tomar cuidado com esse tipo de pessoa, não ser “o” desconfiado de tudo e de todos, mas saber analisar os atos e atitudes de cada colaborador, o que ele aspira ajudando alguém ou se mostrando prestativo e se ele pretende chegar a algum lugar por mérito dele ou passando por cima dos outros colaboradores. Saber que esse tipo de atitude é reprovável e inescrupulosa e que você como líder deve ter esse tato para analisar seus liderados e ter pulso firme para conversar e encaminhar tal pessoa à porta de saída e lembrar de fechá-la depois.

[Crédito da Imagem: Piromaníaco – ShutterStock]

Autor

Larga experiência na área de suporte em todos os níveis. Especialista em ambiente Windows,noções de administração de rede,cursos de MCSA, gestão de help desk e empreendedorismo. Noções de ITIL, coordenação de equipe e negócios. Inglês avançado, espanhol básico. Procurando migrar da área de suporte para área de suporte para área de gestão. Nas horas vagas, músico e iniciante no estudo de vinhos.

Rafael Silva Fernandes

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