Tecnologia

Ξ 5 comentários

Excel – Explorando um pouco mais os Formulários e a função SE

publicado por Gilberto Gomes

Excel - Explorando um pouco mais os Formulários e a função SEEm nosso artigo Excel – Você sabe utilizar “Controles de Formulários”?, exploramos um pouco das funcionalidades de formulários do Excel. Agora, com a ajuda da função SE, exploraremos dois novos tipos de controles: “Caixa de grupo” e “Botão de Opção“.

Neste exercício, daremos ao usuário a possibilidade de ver a distância em quilômetros ou em  milhas.

Para iniciar este exercício, utilizaremos o arquivo desenvolvido no primeiro artigo sobre formulários. Para baixar o arquivo inicial, aqui.
Iniciamos com uma tabela de distância entre cidades onde, ao selecionarmos as cidades de origem e destino, temos entre elas a distância. Para buscar a distância na tabela foi utilizada a função ÍNDICE, com a fórmula    “=ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)” na célula D8.

IMPORTANTE: Para convertermos quilômetros para milhas, basta efetuar a divisão por 1,6. Ou seja, 100 quilômetros correspondem a 62,50 milhas.

IMPORTANTE: Para convertermos quilômetros para milhas, basta efetuar a divisão por 1,6. Ou seja, 100 quilômetros correspondem a 62,50 milhas.

Preparando a Planilha Excel – Colocando os novos controles de formulários

Primeiramente, insiram um controle de formulário do tipo caixa de grupo. Utilizaremos esse controle para que funcione como um contêiner de opções.

Primeiramente, insiram um controle de formulário do tipo caixa de grupo. Utilizaremos esse controle para que funcione como um contêiner de opções.

Desenhe a caixa de grupo de modo que fique semelhante à ilustração abaixo:

Desenhe a caixa de grupo de modo que fique semelhante à ilustração

Agora, dentro da caixa, coloquem dois botões de opção.

IMPORTANTE: Como os dois botões de opção estão dentro da mesma caixa de grupo, estão no mesmo contexto. Portanto, basta vincular um deles a alguma célula para que possamos utilizá-los na fórmula que virá adiante.

IMPORTANTE: Como os dois botões de opção estão dentro da mesma caixa de grupo, estão no mesmo contexto. Portanto, basta vincular um deles a alguma célula para que possamos utilizá-los na fórmula que virá adiante.

TELA4

Para vincularmos o botão de opção a alguma célula temos que clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher “formatar controle”.

Para vincularmos o botão de opção a alguma célula temos que clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher "formatar controle".

A tela abaixo será apresentada:

A tela será apresentada

Agora precisamos apontar qual célula irá conter o valor do item selecionado. Podemos escolher qualquer célula mas, este exercício, escolhemos a célula D15 pela proximidade do controle.

Agora precisamos apontar qual célula irá conter o valor do item selecionado. Podemos escolher qualquer célula mas, este exercício, escolhemos a célula D15 pela proximidade do controle.

Durante a elaboração do exercício, criamos primeiro a opção quilômetro e em seguida milhas. Portanto, o EXCEL assumirá que, quando escolhermos quilômetros, a célula vinculada (D15) receberá o valor 1 e quando escolhermos milhas o valor será 2. Se tivéssemos uma terceira opção seu valor seria 3 e assim por diante.

Se tivéssemos uma terceira opção seu valor seria 3 e assim por diante. Se tivéssemos uma terceira opção seu valor seria 3 e assim por diante.

AJUSTANDO A FÓRMULA PARA EFETUAR A CONVERSÃO

Temos em D8 a seguinte fórmula: “=ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)”.

Para simplificar o raciocínio, substituiremos, aqui na explicação , a fórmula acima pela variável KM. Portanto, temos que D8 =KM.

Desejamos que o valor final de D8 seja a distância em quilômetros (formula atual) ou em milhas (KM / 1,6).

Como vimos anteriormente, e na célula D15 estiver o valor 1, sabemos que a opção quilômetros está selecionada, caso contrário, milhas.

Construindo o raciocínio

……. SE  D15 = 1 ENTÃO QUILÔMETROS SENÃO MILHAS.

……. SE  D15 = 1 ENTÃO KM SENÃO (KM / 1,6).

Se dividirmos o valor retornado pela formula atual por 1 continuaremos tendo o valor em quilômetros mas, se dividirmos por 1,6, teremos em milhas….

Portanto, devemos alterar a fórmula da célula D8 para que passe a utilizar o fator de conversão (1 ou 1,6).

…….      D8 = KM

…….      D8 = KM / (SE  D15 = 1 ENTÃO 1 SENÃO  1,6)

FÓRMULA FINAL: …….      D8 =ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)/ SE(D15 = 1   ;   1   ;   1,6)

FÓRMULA FINAL: .......      D8 =ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)/ SE(D15 = 1   ;   1   ;   1,6)

Este exercício está pronto!

Para fazer o download do modelo utilizado, clique aqui.

Espero que possam ajudá-los, e muito, a garantir a qualidade dos dados de suas planilhas.

[Crédito da Imagem: Planilha – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Administrador de empresas e analista de sistemas, 25 anos de experiência em consultoria, treinamentos e palestras, Microsoft Certified Trainer ID# 11905, especialista em Office, atuando ativamente em consultorias de automação. Palestrante em mais de 50 eventos apresentados, demonstrando os produtos Office em Universidades (UFMG, FUMEC, Faculdade de Ciências Médicas) e em grandes empresas (Usiminas, Açominas, BEMGE, Itambé, AMBEV); Prefeituras e outros Órgãos Públicos. ( www.excelline.net )

Gilberto Gomes

Comentários

5 Comments

  • Estou tentando conjugar uma validação com a função SE.
    Exemplo: Na célula B1 foi criada uma lista de validação (dias; meses). Na célula A1 quero criar uma função SE que defina qse a for escolhida a opção “dias” na célula B1, então o valor a ser colocado na célula A1 deve ser >=30. Se a opção escolhida for “meses”, o valor em A1 deve ser >=3. Tentei fazer isso de várias formas, mas não deu certo. Poderia me ajudar?

    • Boa Noite Adriana,

      gostei muito da sua pergunta. Sim, é possível de fazer e relativamente simples. Existem duas formas: a primeira, usando pura e simplesmente a função se na validação e outra, mais elaborada e poderosa, utilizando a função DESLOC. Não conseguirei responder hoje mas, se você me permitir, posso aproveitar a oportunidade para escrever um artigo detalhando a DESLOC utilizando sua dúvida como case, e publicar amanhã. De qualquer forma, amanha mesmo te passo a solução.

      Tudo bem?

      Obrigado,

      Gilberto

  • Perfeito! aguardo retorno, muito obrigada!

  • Existe alguma forma de ocultar as linhas da caixa de grupo?

    • Boa tarde Alexander,

      se estiver falando das linhas de grade, da própria planilha, atrás da caixa, não é possível. A única maneira seria remover o grid da própria planilha.

      Gilberto

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes