Carreira

Ξ 2 comentários

Parabéns, você é agora o nosso novo Gerente!

publicado por Marcelo Oliveira

É com muita satisfação poder colaborar, dividir e compartilhar a minha experiência com vocês. Nas próximas edições também darei a minha contribuição no intuito de ajudá-los nessa transição profissional e fazer com que está transição profissional ocorra de maneira eficiente.  O  meu objetivo é aperfeiçoar suas habilidades gerenciais e fazer com que você exerça plenamente suas novas responsabilidades.  O seu esforço seu conhecimento e seu duro trabalho foram recompensados.  Agora você é responsável por LIDERAR o trabalho dos outros colegas e ajudar a empresa a atingir suas metas.

Nos últimos anos e com a economia em crescimento, abriram-se vagas para novos  gerentes.  Cada vez mais cedo, novos profissionais estão se tornando gestores. Está foi a maneira que a maioria das empresas encontrou para resolver questões como a disputa pelos jovens mais bem avaliados no mercado.  Está situação tem efeitos positivos e negativos. Do ponto de vista positivo,  as empresas conseguem preencher os postos vazios e ao mesmo tempo dá oportunidade aos colaboradores mais  “ qualificados”  e também ajuda a retê-los num momento em que o mercado está mais a procura de novos gerentes.

O problema desse processo começa quando o profissional não amadureceu para assumir uma posição de liderança. O cargo de Gerente exige uma série de habilidades especificas. Requer interação, compreensão e percepção sobre os demais colaboradores e executivos a quem você se reporta. Com pequenas variações, a gerência está diretamente relacionada a áreas de planejamento e comunicação. Isto significa que você precisa dar, receber feedback, motivar equipes, orientar, obter resultados esperados, formar alianças , pensar estrategicamente e taticamente além de gerenciar pessoas e cumprir metas desafiadoras.

O resultado da inexperiência dos líderes é uma gestão mais exposta a erros. Obviamente não foi dado aos novos lideres tempo para maturação na posição.

O principal problema dos lideres jovens é a dificuldade de gerenciar pessoas. Para gerir pessoas é preciso olhar para o lado, ouvir sem preconceito, dar abertura para pessoas exporem idéias, está aberto para criticas e tratar com respeito e educação. Não descuide da comunicação. Você, como líder, é responsável por traduzir para equipe a estratégia da empresa.  À medida que você vai direcionando e orientando você gasta menos energia, proporcionando um maior desempenho da equipe. Outra ajuda é identificar pessoas-chaves para ajudar nesse processo de mudança. Na prática, gerenciar resume-se em liderar pessoas e gerenciar produtos e lucros.

Por insegurança ou ambição, os jovens líderes se comprometem além da conta. É um erro quase inevitável.  Não seja ingênuo, aprenda a pensar em longo prazo, seja menos impulsivo e por mais tentador, diga não quando não tiver certeza.

O Líder deve mostrar que seus valores estão alinhados aos da organização. Preserve a coerência entra a fala e ação. Não se comporte como um colega, não seja arrogante ou condescendente. Mantenha o equilíbrio.

O líder é responsável por informar aos seus colaboradores se o trabalho deles está de acordo com o que a empresa espera. Não espere que a situação se agrave para poder orientar e ajudar o colaborador no que for preciso na sua função. É preciso monitorar e informar se eles estão indo no caminho certo. É preciso dar feedback. Avalie constantemente, der retorno aos colaboradores. Com sua ajuda, eles saberão o que precisam fazer para melhorar o desempenho.

Todo líder precisa aprender a trabalhar a individualidade. Não dá para uniformizar e tratar toda equipe de forma homogênea. Estude sua equipe. Um bom Líder precisa identificar e ressaltar os pontos fortes e amenizar as falhas de seus subordinados. Conheça o que cada membro de seu time tem a oferecer e monitore a evolução de cada um deles.

Um dos maiores erros cometidos pelos lideres jovens é não saber delegar. Estabeleça uma relação de confiança, por isso, a solução é ir experimentando aos poucos até adquirir confiança nos profissionais.  Não queira abraçar o mundo, um dos seus maiores desafios é aprender a priorizar e delegar. Der a oportunidade a si mesmo e aos outros de crescerem profissionalmente. O lideres novos, mais inexperientes, tem uma dificuldade de distribuir tarefas e acabam centralizando e realizando tarefas muito operacionais com receio de que outros não façam direito. Confie na sua equipe! Boa sorte e até a próxima edição.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcelo Oliveira, trabalha a mais de 15 anos na área de TI com larga experiência na implantação de Sistema ERP e sistema Workflow. Na diretoria comercial, teve a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos e práticas em gerir projetos e liderar pessoas. Consultor Sênior e Team Líder de implantação de sistema, responsável pela implementação de novas tecnologias e metodologias de trabalho. Já participou de diversos projetos para empresas de médio e grande porte. É também auditor de sistema de informação, cumprindo com eficiência a intermediação entre a área de Negócio, Fiscal e Área Técnica. Pós - Graduação Gestão Empresarial - Senac - São Paulo. Bacharel - Estatística - Escola Superior de Estatística da Bahia –ESEB. E-mail : oliveiramr3@gmail.com LinkedIn : http://br.linkedin.com/in/oliveiramr Skype: oliveiramr Marcelo R. Oliveira Consultor de Negócios Sênior III & Analista de Negócios Sênior III- Dealernet

Marcelo Oliveira

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes