É com muita satisfação poder colaborar, dividir e compartilhar a minha experiência com vocês. Nas próximas edições também darei a minha contribuição no intuito de ajudá-los nessa transição profissional e fazer com que está transição profissional ocorra de maneira eficiente. O meu objetivo é aperfeiçoar suas habilidades gerenciais e fazer com que você exerça plenamente suas novas responsabilidades. O seu esforço seu conhecimento e seu duro trabalho foram recompensados. Agora você é responsável por LIDERAR o trabalho dos outros colegas e ajudar a empresa a atingir suas metas.
Nos últimos anos e com a economia em crescimento, abriram-se vagas para novos gerentes. Cada vez mais cedo, novos profissionais estão se tornando gestores. Está foi a maneira que a maioria das empresas encontrou para resolver questões como a disputa pelos jovens mais bem avaliados no mercado. Está situação tem efeitos positivos e negativos. Do ponto de vista positivo, as empresas conseguem preencher os postos vazios e ao mesmo tempo dá oportunidade aos colaboradores mais “ qualificados” e também ajuda a retê-los num momento em que o mercado está mais a procura de novos gerentes.
O problema desse processo começa quando o profissional não amadureceu para assumir uma posição de liderança. O cargo de Gerente exige uma série de habilidades especificas. Requer interação, compreensão e percepção sobre os demais colaboradores e executivos a quem você se reporta. Com pequenas variações, a gerência está diretamente relacionada a áreas de planejamento e comunicação. Isto significa que você precisa dar, receber feedback, motivar equipes, orientar, obter resultados esperados, formar alianças , pensar estrategicamente e taticamente além de gerenciar pessoas e cumprir metas desafiadoras.
O resultado da inexperiência dos líderes é uma gestão mais exposta a erros. Obviamente não foi dado aos novos lideres tempo para maturação na posição.
O principal problema dos lideres jovens é a dificuldade de gerenciar pessoas. Para gerir pessoas é preciso olhar para o lado, ouvir sem preconceito, dar abertura para pessoas exporem idéias, está aberto para criticas e tratar com respeito e educação. Não descuide da comunicação. Você, como líder, é responsável por traduzir para equipe a estratégia da empresa. À medida que você vai direcionando e orientando você gasta menos energia, proporcionando um maior desempenho da equipe. Outra ajuda é identificar pessoas-chaves para ajudar nesse processo de mudança. Na prática, gerenciar resume-se em liderar pessoas e gerenciar produtos e lucros.
Por insegurança ou ambição, os jovens líderes se comprometem além da conta. É um erro quase inevitável. Não seja ingênuo, aprenda a pensar em longo prazo, seja menos impulsivo e por mais tentador, diga não quando não tiver certeza.
O Líder deve mostrar que seus valores estão alinhados aos da organização. Preserve a coerência entra a fala e ação. Não se comporte como um colega, não seja arrogante ou condescendente. Mantenha o equilíbrio.
O líder é responsável por informar aos seus colaboradores se o trabalho deles está de acordo com o que a empresa espera. Não espere que a situação se agrave para poder orientar e ajudar o colaborador no que for preciso na sua função. É preciso monitorar e informar se eles estão indo no caminho certo. É preciso dar feedback. Avalie constantemente, der retorno aos colaboradores. Com sua ajuda, eles saberão o que precisam fazer para melhorar o desempenho.
Todo líder precisa aprender a trabalhar a individualidade. Não dá para uniformizar e tratar toda equipe de forma homogênea. Estude sua equipe. Um bom Líder precisa identificar e ressaltar os pontos fortes e amenizar as falhas de seus subordinados. Conheça o que cada membro de seu time tem a oferecer e monitore a evolução de cada um deles.
Um dos maiores erros cometidos pelos lideres jovens é não saber delegar. Estabeleça uma relação de confiança, por isso, a solução é ir experimentando aos poucos até adquirir confiança nos profissionais. Não queira abraçar o mundo, um dos seus maiores desafios é aprender a priorizar e delegar. Der a oportunidade a si mesmo e aos outros de crescerem profissionalmente. O lideres novos, mais inexperientes, tem uma dificuldade de distribuir tarefas e acabam centralizando e realizando tarefas muito operacionais com receio de que outros não façam direito. Confie na sua equipe! Boa sorte e até a próxima edição.
EXCELENTE texto… parabéns!