Gestão de Pessoas

Ξ Deixe um comentário

PAPB: uma poderosa ferramenta na construção de times

publicado por Fabiano Paul

Já é de conhecimento geral a importância da união de um time para construção de resultados espetaculares. Ditados como “A união faz a força” ou ainda “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe” reforçam ainda mais os benefícios de um time com esta virtude. Para se construir esta força são necessários diversos ingredientes e um dos principais é a confiança. Justamente para desenvolver este crucial sentimento que utilizo uma simples, mas poderosa ferramenta PAPB. Quer saber mais?

Esta ideia foi retirada de um filme que vi (não me recordo qual) e se baseia no compartilhamento de experiências vividas, ou seja, verbalizar dificuldades superadas ou momentos felizes. Quando compartilhamos ou verbalizamos nossas conquistas e frustrações mostramos uma parte de nós e quando trazido para um time proporciona esse sentimento mútuo de confiança e cumplicidade. A intenção é justamente visualizarmos e refletirmos sobre o gráfico da vida onde temos nossos pontos baixos e altos.

A ferramenta é simples: uma vez por semana (ou na periodicidade escolhida) o time se reúne e cada indivíduo do grupo fala abertamente qual foi seu ponto alto (PA) e ponto baixo (PB) da semana. Desta forma, todos do grupo ficam sabendo o que marcou positivamente e não tão positivamente assim aquele integrante do time. Vale aqui ressaltar que não precisa ser necessariamente algo relacionado ao trabalho. Já tive experiência onde foi exposto o falecimento de um familiar ou ainda a conquista de um emprego de sua esposa. Isso ajuda a trazer uma perspectiva além daquela vivida no ambiente do trabalho já que somos integralmente o que vivemos dentro e fora de nosso labor.

E para completar, numa segunda rodada elegemos o DESTAQUE DA SEMANA!

Sim, quem do time para você se destacou e por qual motivo (novamente sendo dito abertamente para todos). Aqui sempre existe um receio de estimular a competição ou ainda a vaidade, mas o resultado efetivo que percebo é justamente algo mais nobre: o reconhecimento. As pessoas citam umas às outras proporcionando esta visão de que uma pessoa pode sim fazer a diferença no time ou na vida de um companheiro através de uma simples ajuda (sem restrições de critério). Para esta escolha também tive casos bem variados: desde emprestar uma lixadeira ou ainda porque ganhou um refrigerante do colega. Mas é claro que no geral fica o sentimento de gratidão pois na grande maioria das vezes são reconhecidos aqueles que realmente fizeram a diferença pelo trabalho e esforço.

E está aí! Como disse, uma ferramenta simples de aplicar mas posso dizer que realmente funciona. Pratico esta dinâmica há muitos anos e recebo ótimos feedbacks de todos que participam além de ter a felicidade de colher os resultados diretos na coletividade e fortalecimento do time. Quem quiser experimentar que fique à vontade e se puder compartilhar depois nos comentários… será ótimo 🙂

  •  
    1
    Share
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Scrum Master / Gestor de Desenvolvimento e TI / Gerente de Projetos Graduado em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gestão de TI com certificação CSM. Mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software com atuação em empresa multinacional e outras nacionais de diversos segmentos. Entusiasta da colaboração e métodos ágeis acreditando na troca de conhecimentos para evoluirmos a cada dia.

Fabiano Paul

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.