Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Bloqueio de IMAP, POP e outros aplicativos herdados do Office 365 usando o acesso condicional do Active Directory do Azure

publicado por Fabio Pereira da Silva

O acesso condicional do Active Directory do Azure tem um novo recurso, atualmente em pré-visualização, que permite aos clientes bloquearem aplicativos e protocolos legados, como POP, IMAP ou qualquer coisa que não suporte autenticação moderna.

Veja um exemplo de como isso é útil para clientes do Office 365 . Nesse caso, o usuário Dave Bedrat é solicitado para autenticação de vários fatores ao acessar sua caixa de correio do Exchange Online usando o Outlook na Web. Esse aviso é causado por uma regra de acesso condicional no Azure AD que exige autenticação de vários fatores se o usuário estiver se conectando de um computador sem domínio.

No entanto, o uso do cliente de e-mail Thunderbird para se conectar à caixa de correio por meio do IMAP, que usa autenticação básica, é bem-sucedido.

Se o IMAP fosse o único problema, você poderia simplesmente desabilitar o protocolo IMAP em todas as suas caixas de correio do Exchange Online e usar um plano de caixa de correio para desabilitá-lo para qualquer nova caixa de correio . Mas isso não resolve o problema para outros cenários básicos de autenticação. É aí que o novo recurso de acesso condicional do Azure AD para bloquear aplicativos herdados é útil.

Crie uma política de acesso condicional para os usuários e aplicativos na nuvem que você deseja controlar. Na seção “Aplicativos cliente da política”, você pode selecionar Outros clientes (veja a captura de tela acima), que inclui aplicativos de autenticação legados e básicos que usam protocolos como POP e IMAP.

Você pode usar uma regra de acesso condicional para bloquear aplicativos herdados, mas não é possível usar nenhum dos outros controles, como a exigência de autenticação de vários fatores ou a exigência de dispositivos compatíveis. Todos esses controles dependem da autenticação moderna. Portanto, uma implementação prática desse novo recurso seria configurar uma regra de acesso condicional separada do Azure AD para bloquear todos os aplicativos herdados. Se necessário, você pode definir exceções nos usuários ou nos locais de rede que ainda podem usar protocolos herdados.

A Microsoft documentou esse recurso aqui, incluindo uma FAQ. É possível levar até 24 horas para que uma nova política de acesso condicional comece a bloquear clientes legados. Nas primeiras horas de implementação da política, ainda consegui me conectar com o cliente de e-mail Thunderbird. Quando tentou novamente 24 horas depois, as conexões IMAP estavam sendo negadas.

Espero ter ajudado vocês.

Até o próximo post.

  •  
    10
    Shares
  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

MVP Microsoft Azure - Profissional apaixonado por técnolgia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010.

Fabio Pereira da Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes