Carreira

Ξ Deixe um comentário

Novamente as mudanças

publicado por Roberto Carvalho

Bom dia à todos

Em outros posts tratei deste tema: mudanças. Algo que parece ser bastante simples, mas que quando tentamos por em prática, vemos o tamanho da dificuldade escondida. É no momento de mudar que percebemos as resistências, as sabotagens, os jogos políticos, a disputa pelo poder, o apego ao passado e a cegueira quanto ao futuro.

Isso acontece em nossas casas, entre nossos amigos, no clube, e claro, nas Empresas. Justamente nas Empresas, aonde temos um ponto de encontro diversificado de pessoas com expectativas, experiências, visões e ambições tão distintas, deixa-se por muitas vezes que os aspectos negativos tomem conta de todo o cenário, impedindo que justamente a diversidade cultural resulte em algo produtivo e sinérgico para a Empresa, e consequentemente para todos.

A coisa é simples (de novo). Quem voce procura para tratar seus dentes? Um dentista é óbvio. Ele estudou e se preparou para aquilo. O dentista tem, por curiosidade, a capacidade de conversar com voce enquanto voce está com a boca totalmente aberta….habilidade desenvolvida ao longo de anos. Mas…imagine-se no dentista, sendo voce por exemplo um professor de educação física por exemplo. É óbvio e simples imaginar que qualquer assunto de certa relevância que possa surgir neste encontro traga uma riqueza de conteúdo, justamente porque temos duas pessoas com perfis e históricos diferentes (supondo neste exemplo). O conflito de idéias, desde que necessariamente acompanhado pelo respeito, é algo construtivo sim. O grande segredo talvez esteja em alcançarmos a harmonia na discordância. Sem isso, não construirmos nada, apenas pomos no chão qualquer coisa que tenha a possibilidade de voar ou de ficar em pé.

Empresas espelham um pouco o pequeno exemplo de cima, de uma forma exponencial, evidentemente. O ambiente é bem mais complexo, os jogos são bem mais elaborados, a cultura arraigada por todos os lados. Como construir o novo, como mudar, e para qual lado ir?

Já participei de alguns processos como este, e posso dizer que as unicas coisas que podem facilitar – e até mesmo possibilitar – sua implementação são a colaboração, compartilhamento e visão daqueles que estão à frente da organização, em conjunto com o esforço de todos. Isso tudo dentro do espírito de Harmonia no Conflito.

Vários são os caminhos possíveis. Várias são as possibilidades de erro. Não há o correto absoluto tampouco a verdade única.

Tudo isso é simples e claro. O duro é por na prática.

Obrigado pela leitura!

@carva45

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.