Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

The Nexus Of Forces – Social, Mobile, Cloud and Information

publicado por Fabiano Campos

The Nexus Of Forces - Social, Mobile, Cloud and InformationVivenciamos uma nova convergência tecnológica, “The Nexus Of Forces”, e porque não dizer também convergência nos negócios, no relacionamento, na estratégia das organizações, na educação, na saúde, etc.

São 4 forças inovadoras e disruptivas que estão modificando o modelo de negócios, emergindo novos líderes e criando uma tendência quase que imperceptível, mas com uma força engrandecedora.

A informação (big data) trará benefícios e entregará experiências sociais. Estamos falando de informações que não serão encontradas e sim evocadas. Todos os dias são criadas milhares de informações não analisadas. Estamos gerando uma grande quantidade de “dejetos de informações tecnológicas” que não são examinadas. Porque então, não reaproveita-las como no processo de reciclagem, gerando ações personalizadas e eficazes.

Os dispositivos móveis servem como plataforma e consolidação das forças e estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e organizações. Os líderes terão que aceitar essa força, que de forma devastadora, invade nossa vida pessoal ou profissional.

É através destes dispositivos (smartphones, tablets, phoneclocks e todas as outras “ferramentas de hipnose tecnológica”, sim, pois ficamos hipnotizados com eles em mãos) que mantemos constante interação com o mundo.

Esta é a realidade, cruel para uns, excepcional para outros, mas que permeia a confiança pessoal e dos negócios e as mantém, mas agora de forma onipresente.

O social se mostra como uma contribuição crítica, uma experiência coletiva e inovadora, de organizações que controlam seus clientes e clientes que divulgam empatia ou não por elas. E é pelo social que partilhamos uma rica fonte de informações, preferências e intenções que podem ser analisadas e reutilizadas. Pode-se designar ainda, que essa ação é uma criação de novas experiências atraentes, de valor para estes clientes e empresas, através de um ciclo constante de retroalimentação, gerando assim uma maior conectividade e compromisso, representando o meio no qual a geração de conteúdo é construída.

A Cloud Computing já está presente em nosso cotidiano, trazendo consigo um sentimento de “intangibilidade confiável”. As ações de manter localmente recursos dentro de HD’s, servidores, pen drives e outros dispositivos está descontinuada, a ubiquidade de informações já é realidade.

A computação em nuvem representa o enlace para todas as forças dos nexos. É a forma mais fácil de entregar meios de computação de forma que as interações sociais possam acontecer em larga escala e o acesso móvel possa ser capaz de conectar-se a uma ampla variedade de dados, funções e informações.

Em nossa pesquisa foram identificados 4 pilares que confirmam estas tendências:

  • Marketing de Conteúdo”, estratégia de negócios onde através do big data e social network, focamos ações em potenciais clientes de forma mais assertiva, criando um ciclo de conectividade e compromisso.
  • Internet das Coisas”, com o conceito de universalidade e conectividade de objetos inteligentes capazes de prever, organizar e modificar nossas vidas forma a facilitá-la.
  • O “Visual Analytics” trazendo a realidade aumentada, tema este suportado pelos dispositivos móveis.
  • “Ligação das Forças como Criação de Valor”, onde a cloud computing facilitará a comunicação digital, interligação para obtenção de resultados e de acesso a informação.

É intrigante o quão desafiador é o assunto, tanto aos profissionais do ramo quanto ao board das organizações, por estarem passando por um momento de encaminhamento de convergências e de modificações fortes no modo de atuar não só no cotidiano pessoal, mas também mercadológico. O fato é que as forças, mesmo de forma interdependentes, atuam uma sobre a outra suportando-as entre si e modificando o futuro, ou neste caso, nosso presente e passado.

[Crédito da Imagem: Cloud – ShutterStock]

Autor

Formado em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão de TI pela PUCRS, trabalha com tecnologia da informação a mais de 10 anos. Atualmente Analista de Negócios com foco em telecom no Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul. Foi um dos finalistas do prêmio "Artigo de SUCESU-RS", tendo seu artigo de defesa na graduação inserido no anuário da SUCESU-RS. Página 22 - http://www.sucesurs.org.br/wp-content/uploads/Revista-SucesuRS_2013_digital.pdf

Fabiano Campos

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes