Big Data

Ξ Deixe um comentário

Complexo Humanitário Nordeste Independente – Parte II

publicado por Wilson Laia

Complementando o Complexo Humanitário Excelência Nordeste Independente – Cidade Inteligente – Parte I, publicado anteriormente, discutiremos a seguir alguns outros tópicos que estão inseridos neste mega projeto.

O Valor dos Dados

  • A mercadoria mais valiosa hoje é o DADO!!!
  • O DADO é a “Matéria Prima” necessária para produzir Informação!
  • O Gerenciamento de Dados é a chave para estabelecer e sustentar empresas, cidades e nações em todo o planeta.
  • O futuro pertence àqueles que controlam os DADOS!!!

Como os Recursos de TI são fornecidos?

Os recursos de TI são fornecidos através de vários meios, obviamente. Mas no centro de tudo, os Data Centers brilham!!!

Todas as atividades nas quais nos inscrevemos, todas as contas que pagamos, todos os Aplicativos que usamos, todas as nossas informações são processadas por meio de Data Centers.

As informações e suas tecnologias relacionadas, não poderiam atender a nenhum de nós se não fosse o Ecossistema de Aplicações, disponibilizado por meio de Datas Centers.

Os Data Centers são como o elemento aço para a construção de pontes modernas!!!

A base dos oceanos para a perfuração de petróleo!!!

 

Data Centers de Última Geração

Green IT Data Center de Última Geração

O Polo de Data Center do Complexo Humanitário Excelência Nordeste Independente – Cidade Inteligente, contempla o Data Center Privado, com a finalidade de armazenarem dados de processamentos internos e também para serem utilizados em Aplicações voltadas para a Internet.

Brazil Digital Cloud

O primeiro Green IT Data Center da Brazil Digital Cloud, que já vem sendo estudada há alguns anos para ser implementada no Brasil, será construído no Complexo Humanitário Excelência Nordeste Independente – Cidade Inteligente, numa área de 200.000 m2.

Este será o primeiro de 09 Data Centers previstos para compor o Brazil Digital Cloud, distribuídos estrategicamente em todo o território nacional e que, por sua vez, fará parte da primeira World Corporate Cloud, a primeira Cloud Computing realmente corporativa do mundo.

Portanto, a RIDE será transformada num International Data Center Hub, tendo a capacidade para fazer parte da distribuição da Infraestrutura da Internet mundial, uma vez que, o fluxo da Internet poderá passar por ele.

Data Center Triangles

Os 09 Data Centers da Brazil Digital Cloud, formarão 03 Data Center Triangles, interligados entre si e que cobrirão todo o território nacional estarão distribuídos nos países abaixo ilustrados, e formarão a World Corporate Universal Cloud, A primeira Nuvem de Computadores (Cloud Computing), realmente Corporativa do Mundo.

 

Data Center Triangles

Zona de Economia Digital

A partir do Projeto Nordeste Independente, criaremos uma Zona de Economia Digital. Petrolina será, então, a protagonista desta nova realidade para o nosso país, uma vez que, implementaremos uma Cidade Digital/Inteligente e um grande Data Center em suas dependências.

Este Data Center, conforme já mencionamos, será o primeiro de outros 09 a serem construídos em todo o território nacional, criando a BDC – Brazil Digital Cloud.

Os Data Centers são a base para a criação de uma Zona de Economia Digital no país. Petrolina será alçada ao topo da cadeia de TI mundial.

Estudo de Viabilidade

Para preparar as cidades envolvidas, o Estado de Pernambuco e até mesmo a União, será conduzido um Estudo de Viabilidade para avaliar e preparar a infraestrutura necessária, no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Este estudo envolverá:

  • Prefeitura
  • Universidades
  • Secretarias
  • Autarquias
  • Eletricidade, Concessionárias de Água e Esgoto
  • Empresas de Energia Renovável (energia limpa)
  • Aeroportos
  • Cadeia de Hotéis
  • Cadeia de Restaurantes
  • Rede de Transporte

Essa iniciativa, além de gerar milhares de empregos, renda e arrecadação de impostos, irá “catapultar” o Brasil ao topo da cadeia de TI do mundo, fazendo do país um Centro de Excelência em Data Centers e, consequentemente, uma referência para o setor de Data Centers.

Todas as tratativas com potenciais de Viabilidade Técnica e Econômica referem-se à aplicação em projetos que resgatem em sua essência e proposta e os valores do SISTEMA EXCELÊNCIA HOLDING.

Quem é o Parceiro para o Projeto?

Os Green IT Data Centers foram criados pelo IDCA – International Data Center Authority – USA, o IDCA também criou todos os padrões e o Ecossistema de Aplicação ou Application Ecosystem (“AE”).

Desta forma, o IDCA é o nosso parceiro para o design, implementação e operação dos Data Centers do Brazil Digital Cloud.

Quem é o IDCA?

O IDCA – International Data Center Authority, foi estabelecido para agilizar, estruturar, educar, orientar e construir roteiros para a transformação digital de comunidades e nações em todo o mundo.

O foco principal da IDCA é auxiliar na padronização da abordagem, seleção, design, viabilidade, operação e vários processos e metodologias para o mundo da nuvem, data centers, IA, Big Data, IoT e tecnologia da informação, ajudando as nações a construir economias digitais que elevam a vida de seus cidadãos.

O Maior Consórcio de TI e Economia Digital do Mundo

O IDCA possui o maior Consórcio de Tecnologia da Informação e Economia Digital do mundo. Nosso foco está exclusivamente no Ecossistema de Aplicação (“AE”), ajudando a padronizar a abordagem, seleção, desenho, viabilidade, operação e diversos processos e metodologias para o mundo dos Data Centers, Cloud, IoT e Tecnologia da Informação.

Abaixo estão algumas das empresas que fazem parte do nosso Consórcio de Tecnologia da Informação e Economia Digital.

O Master Plan da Cidade Digital e Data centers

O IDCA irá elaborar o Master Plan tanto da Cidade Digital/Inteligente como dos Data centers do Complexo Nordeste Independente, seguindo as melhores práticas internacionais.

Respeitando, também, as normas e procedimentos nacionais, no que tange ao Design, Construção, Implementação e Operação do complexo.

Padrões Internacionais

Com um conceito moderno e acessibilidade universal e com capacidade para transformar a cidade e o Estado, numa cidade e ou Estado inseridos na Economia Digital, a Cidade Digital/Inteligente.

Os Data Centers do Complexo Humanitário Excelência Nordeste Independente – Cidade Inteligente, estão sendo concebidos de acordo com as mais exigentes Normas, Melhores Práticas, Princípios e Padrões Internacionais, com base nos institutos padrões internacionais:

  • International Organization for Standardization – ISO
  • Information Technology Infrastructure Library – ITIL
  • National Institute of Standards and Technology – NIST
  • European Standards – EM
  • National Fire Protection Association – NFPA
  • American National Standards Institute – ANSI
  • American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers – ASHRAE
  • European Committee for Standardization – CEN
  • Chartered Institution of Building Services Engineers – CIBSE
  • European Committee for Electrotechnical Standardization – CENELEC
  • Building Services Research and Information Association – BSRIA
  • European Telecommunications Standards Institute – ETSI
  • Leadership in Energy and Environmental Design – LEED
  • British Standards – BS
  • International Standard on Assurance Engagements – ISAE

 

Em total observância as normas e procedimentos nacionais, como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e outros.

A Melhor Tecnologia Disponível

A melhor tecnologia disponível no planeta será utilizada para o design, construção e implementação de cidades digitais e todos os seus respectivos componentes serão utilizados em todos os sistemas previstos, seus macro projetos e subprojetos.

Continua na Parte III

Para conhecer um pouco mais sobre o Complexo Humanitário Excelência Nordeste Independente – Cidade Inteligente e seus projetos, visite o site: www.excelenciaholding.com.br .

Autor: Wilson Laia

Fonte: www.excelenciaholding.com.br, https://www.idc-a.org

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Executivo sênior da Área de TI com uma carreira de 38 anos na área, tendo atuado em grandes multinacionais, tais como: IBM Brasil, Software AG Brasil, Hildebrando Brasil, braço de TI do Grupo TELMEX, Case Brasil, Emerson e Beloit Industrial. Representante do IDCA – International Data Center Authority para as Iniciativas de Internacionalização Brasil-Portugal. O IDCA está expandindo suas atividades para o Brasil, Portugal e Países de Língua Portuguesa em geral e LATAM, trazendo para todos esses países a excelência que já é uma realidade na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Membro do Hard Core da Excelência Holding e do Sistema Excelência Holding. MBA em TI pela FGV, Pós-graduado Babson College-USA. Especialista em Data Centers com certificações do IDCA - International Data Center Authority. Certified DCM – Data Center Manager ® - IDCA – USA Certified DCE – Data Center Engineer ® - IDCA – USA Certified DCTP – Data Center Technology Professional ® - IDCA – USA Certified DCOS – Data Center Operations Specialist ® - IDCA – USA Certified DCOM – Data Center Operations Manager ® - IDCA – USA Certified DCIS – Data Center Infrastructure Specialist ® - IDCA – USA Certified DCES – Data Center Engineering Specialist ® - IDCA – USA Certified DCIE – Data Center Infrastructure Expert ® - IDCA – USA Possuí uma combinação única de Vendas, Tecnologia, Infraestrutura de TI (Mainframe, Unix, Linux, Windows), Consultoria (Serviços Profissionais ou Professional Services), suporte técnico, Redes no Brasil, América Latina, América do Norte e no mercado Europeu. A larga experiência na área de TI, lhe confere uma rara oportunidade de conhecer quase todos os segmentos desta área, inclusive em startups de empresas, garantindo uma navegabilidade em todas as plataformas e tecnologias vista em poucos profissionais, o que aliado ao conhecimento estratégico que envolve a área, o credencia a discorrer sobre vários assuntos pertinentes em TI.

Wilson Laia

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.