Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Monitoramento proativo de datacenter virtual

publicado por Frederico Neves

Em tempos de virtualização e consolidação de Datacenters é normal termos 20, 30 ou mais servidores virtuais funcionando em apenas 1 único servidor físico, esta prática como todos sabem só tem vantagens em relação ao ambiente físico. No entrando quanto maior seu ambiente virtual mais cuidado ele precisará, isso porque se um de seus servidores venha a falhar por qualquer isso requer muito cuidado.

Para este cenário sempre indico uma total disponibilidade ou seja sempre desenho e projeto o dobro da carga utilizada, um exemplo básico seria: Se a soma de todos os seus servidores somam um total de 50 GB de Ram então eu aconselho 2 servidores com de 64 GB cada, pois com este cenário temos total segurança para que se caso 1 falhe toda carga será perfeitamente suportado em 1 único servidor.

Esta atitude ajuda e muito a TI a lidar pro problemas porém não os evita, pensando nisso a VMware lançou a partir da versão 5.1 totalmente integrado ao vSphere o vCenter Operations que já conta como uma versão gratuita a partir da Essentials, este produto tem a missão de trabalhar de forma proativa analisando todo o seu datacenter diagnosticando possíveis falhas que possam vir acontecer.

Entre outras funções do vCenter Operations estão:

Total visibilidade sobre seu Datacenter:

vCenter Operations

Com o vCenter Operations você tem total visibilidade sobre sua infraestrutura virtual, ele fornece painéis pré-configurados que possibilita a monitoração em tempo real de toda sua infraestrutura de TI.

Os dados são captados e transformados em medidas, que transformar esta métrica em saúde, estas métricas possibilitam a identificação de problemas com um esforço muito baixo.

 

Elimine processos manuais com Automoção Inteligente:

vCenter OperationsCom o vCenter Operations é possível realizar regras de analise que possibilita resolver diversos problemas que consumiria tempo para o departamento de TI.
Um exemplo prático seria: Se o vCenter percebe que uma determinada VM tem um gargalo de memória em determinado horário, o próprio vCenter Operations realiza a alteração de memoria desta VM, após passado o período de pico ele automaticamente volta a quantidade de VM anterior.

Com o vCenter Operations é possível criar uma infinidade de relatórios proativos, que vai desde o monitoramento de espaço em disco nas maquinas virtuais até falhas físicas nos hardwares.

Gerencie proativamente suas operações:

Gerencie proativamente suas operaçõesImagine uma ferramenta que aborda todas as características do seu ambiente, eu to falando de: Hardware Físico, I/O de Disco, Conexões com storage, Armazenamento físico e virtual, Consumo de memoria do host físico e das maquinas virtuais, processamento do host físico e das maquinas virtuais, rede. Ou seja tudo que é passível de falha o vCops monitora, agora imagine todo este monitoramento em uma única console. O vCenter Operations conta com uma tecnologia de autoaprendizagem que em outras palavras significa que ele se adapta ao seu ambiente, horários de pico, e quantidade de VMs.

Opinião técnica: Eu como especialista em VMware recomendo muito a implementação deste produto, tenho implementado em quase todos os clientes que tenho trabalhado e todos tem me dado um feedback muito satisfatório em todo os aspectos.

Muitos consultores por não conhecer a ferramenta ou não saber implementa-la acabando passando batido nestes detalhes e sendo assim quem acaba sendo prejudicada são seus próprios clientes.

Bom é isso pessoal gostaria de agradecer aos e-mails que tenho recebido dos leitores aqui do portal, prometo esforçar-me para sempre estar trazendo bons conteúdos a todos vocês, qualquer dúvida entrem em contato pelo e-mail: Frederico.neves@prodama.com.br.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

2 Comments

  • Parabéns pelo artigo, é de grande utilidade!! Tenho uma duvida, de que forma eu implemento essa solução no DataCenter, sendo que utilizo o vCenter server e o vSphere client? De que forma o vOperations enxergará o meus hosts e storage’s??

    Obrigado.

    • Bom dia, qual a licença utilizada? Após implementado o vOperations se comunica com o vcenter e ele passa as informações para o vCops, qualquer dúvida me adiciona no skype contato.frederico neves.
      Obrigado

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.