Carreira

Ξ 1 comentário

Sísifo e o Propósito

publicado por Arnaldo Auad

Sísifo e o PropósitoDe acordo com a mitologia grega, Sísifo fora condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil e sem esperança por toda a eternidade: empurrar sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha de onde esta por sua vez rolaria encosta abaixo para que então, o herói mitológico descesse em seguida até o sopé da montanha e empurrasse novamente a pedra até o alto, e assim indefinidamente, numa repetição monótona e interminável através dos tempos.

A condenação de Sísifo pode ser comparada à trágica aceitação de estar empregado, trabalhando ou despendendo esforços em algo que a nada leva. Talvez até a uma vida que nada deixa.

Não seria você vez ou outra, um “Sísifo” que faz ou permite fazer de seus esforços diários nos vários papeis que tem uma enorme pedra para levar ao topo de uma montanha para que role ladeira abaixo e volte a ser erguida no dia seguinte na rotina do trabalho que se repete sem variação ou renovação? Não estaria você empenhado num grande esforço, numa grande luta, num grande sacrifício que pode estar te levando a lugar algum, a um imenso nada tal qual o personagem mitológico?

Talvez seu trabalho enquanto rotineiro e sem perspectiva possa ser encarado como uma condenação e sua vida uma tragédia rotineira. É possível que tenha se acostumado e até mesmo aceitado que seus esforços e seus papeis em sua vida tenham também essa perspectiva monótona, interminável e repetitiva.

A grande questão é: seria possível mudar a rotina absurda de dias, anos e até décadas e rolar montanha acima pedras que nunca mais descerão e assim construir todos os dias algo realmente novo concreto e perene?

Para o aqueles que querem se libertar, e tomar consciência de que vida poderá e quererá ter, a resposta é sim. Existe a possibilidade de modificar esta rotina absurda, de lançar longe o rochedo das misérias, da ignorância, do conformismo e da inconsciência; deixar de repetir os dias, os anos e as décadas sem variação alguma para construir o próprio destino.

É possível mudar esta perspectiva com a criação e aceitação de algo fundamental para sua existência: Propósito. Viva com propósito. Crie a consciência de que você tem um propósito na vida.

Em seu coração você sabe o que é o mais importante para você. Na verdade, seu propósito, sua missão e seus valores são expressos e praticados todos os dias por meio suas escolhas e atitudes. Talvez você só não os tenha percebido ainda.

O proposito é a força motriz que está por detrás de cada pensamento, palavra e atitude que você toma diariamente e você tem um propísito em cada papel que desempenha na vida. Pense por um instante: porque você está lendo isso agora? Como esse texto ou essa ideia se encaixa nas diversas tramas que tem que tecer ao longo de sua vida?

Em tudo há um proposito, e identifica-lo significa no mínimo retirar o véu da ignorância e do conformismo de seus olhos e enxergar cada dia e cada acontecimento como uma parte de um todo onde você pode deixar de ser vítima das circunstancias para ser protagonista de sua vida em todos os papeis que você desempenha.

Entretanto, enquanto você estiver preso em pensamentos, hábitos e atitudes que te levem a cumprir o infindável ritual de viver cada dia apenas rolando pedra montanha acima e a vê-la rodar ladeira abaixo se conformando que é e sempre será assim dia após dia, nada poderá mudar.

A grande questão aqui é que você precisa decidir. É um fato que suas escolhas passadas definiram o que você está vivendo e sendo agora e suas escolhas neste momento definirão o que você viverá e será no futuro. Sísifo também fez suas escolhas e como dito anteriormente, ele fora condenado a rolar a pedra montanha acima e esta condenação é o resultado das escolhas que ele fizera.

Tome a decisão correta e a administre todos os dias. Decida viver, decida construir, decida mudar, decida fazer diferente e aja! Esse é um dos diferenciais que ajudarão a deixar a situação de condenado para viver uma vida de plenitude e realizações.

Entretanto esta sempre será uma escolha e caberá a você escolher se continuará rolando a pedra montanha acima indefinidamente sem um proposito e vê-la rolar montanha abaixo ou usar este mesmo esforço para construir algo sólido, definitivo e perene onde ao fim de sua jornada permitirá olhar para sua obra e dizer: “Valeu a pena”.

Saiba que suas escolhas mostrarão quem você é.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Empresário, Escritor, Fundador da Meeting Soluções Estratégicas e da Direção e Sentido Coaching e Treinamentos, PNL Practitioner formado pela HP Consulting U.S.A., Certified Professional Coach pela Academia Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão e implementação de estratégias, processos e sistemas de CRM, BI e ERP, atuo com implementação de Datawarehouses e da suite de soluções IBM Cognos atendendo clientes como Merial Saúde Animal, Electrolux, Banco Safra, F/NAZCA, Canon, Astra-Zeneca entre outros. O Behavioral Coaching Institute foi considerado por 3 anos consecutivos pela Survey ICAA como a número 1 em treinamento de Business and Organization Coaching Training. A Metodologia desenvolvida pelo BCI está presente nas maiores corporações mundiais como: Toyota, Sony, Citibank, Avon, Motorola, Nextel, Pfizer, Mercedez, NASA, Bank of New York, Ernest & Young, PriceWatherHouse, Banco de Singapura, Força Aérea Americana, Walt Disney World dentre outros. Sou Palestrante, Consultor de Gestão, Facilitador de Workshops e Treinador especializado em: · Liderança e empreendedorismo; · Relacionamento interpessoal; · Competências gerenciais; · Marketing de relacionamento; · Inteligência de negócios. Como Consultor Sênior para América Latina na HP Consulting, atuei intensamente na definição e implementação de processos de e-business e CRM em várias empresas no Brasil, Argentina, Chile Colômbia México e Estados Unidos. Participei ativamente na introdução de novas tecnologias no Brasil, onde atuei apresentação de sistemas consagrados no mercado americano para gestão de clientes tais como Vantive, Clarify e E.piphany ao mercado brasileiro.

Arnaldo Auad

Comentários

1 Comment

  • Sempre que tenho oportunidade falo sobre um dos pontos citados:
    Para mim, rotina é fruto da falta de criatividade no nosso agir. Ainda que uma ação seja constante, é dever nosso usar meios para que a execução das nossas tarefas se torne prazerosa e geradora de sucesso.
    As pedras que encontramos no leito dos rios não são tão moldadas como as encontramos. O que as tornam bem delineadas são os contínuos atritos entre as outras que as fazem ficarem bem definidas. Tudo é uma questão de movimento, decisão e luta!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes