Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Google Apps – Como ser Competitivo em Nuvem

publicado por Silvio Rocha

Nos dias de atuais , a questão de como aumentar a produtividade do negócio   se tornou um objetivo comum nas reuniões de empresários que perseguem o processo de aprimorar suas atividades. Fidelização, captação de novos clientes, criação de novos produtos e excelência no atendimento são temas muito discutidos, no entanto, tudo isso necessita de uma base sólida na organização que permita produzir mais e com baixo custo. Não importando seu tamanho, uma empresa precisa ter um grupo de profissionais bem treinados e preparados, para que tenham as soluções certas para produzir mais e melhor.

Como ferramentas de apoio a este esforço podemos relacionar programas de gerenciamento de relacionamento com o cliente CRM, planejamento de recursos empresariais ERP, gestão de projetos, programas de automação de escritório, entre outros. Devidamente utilizadas,estas ferramentas poderão auxiliar qualquer negócio a se tornar produtivo. Uma das soluções que estão no mercado é o Google Apps. Com ele, você pode tornar seu negócio mais produtivo e ágil com eficiência e pouco investimento.

Google Apps – 7 sugestões para tornar sua empresa mais produtiva gastando menos

1. Upgrade de Software

O Google Apps não utiliza o conceito de upgrade de software. Todas as inovações são disponibilizadas de imediato assim que são lançadas e em exibidas na Área de Labs. Elas são oferecidos sem custo para qualquer usuário do Apps. Seguindo este raciocínio, o usuário busca o recurso/ novidade e o instala. Se aprovar pode mantê-lo, senão executa a sua desinstalação. Nenhum Recurso/Inovação é imposto pelo Google Apps.

2. Upgrade de máquinas

O Google Apps é um produto essencialmente de Cloud Computing. Desta forma, ele pode ser usado em qualquer tipo de computador, inclusive aqueles que tenham configurações bem simples e modestas. O ponto forte do  produto é a Arquitetura Cliente-Servidor  Com isso, sua empresa poderá cortar custos e economizar em upgrade de máquinas.

3. Mobilidade

O Google Apps roda em qualquer dispositivo com acesso à Internet, rodando com total independência do Sistema Operacional e Hardware. Em viagens ao estrangeiro, basta ter acesso a um terminal para contar com tudo que o Google Apps pode lhe oferecer.

4. Comunicação

Corte custos de comunicação da sua empresa utilizando as ferramentas do Google Apps. Através do Google Talk, Google Voice e Google+ (Hangouts), ofereça uma plataforma de comunicação com chat, voz, vídeo, ligações para telefones fixos/celulares e vídeo conferência. Faça um balanço de quanto sua empresa gasta com DDD e DDI e veja como economizar com estas soluções que estão embutidas no Google Apps. Dependendo da empresa, em média é possível cortar 65% destes custos.

5. Compartilhamento e Colaboração com Google Apps

Quando não trabalha com o  Google Docs, é comum o usuário enviar mensagens com anexos solicitando a leitura do mesmo, comentários ou alterações. Quando a resposta chega, ele tem o trabalho multiplicado, pois precisa abrir cada anexo recebido e compilar comentários e alterações. com o  Google Docs, basta apenas convidar seus colegas através da opção compartilhamento no documento criado. Assim, o próprio documento envia um e-mail convite para os demais. Com isso, todos os envolvidos trabalharam sobre um único documento. É possível conversar online com os colaboradores e mesmo que você só abra o documento dias depois, é possível visualizar o que foi feito por cada um, ler comentários e retroceder a uma versão anterior.

6. Momento

Você já perdeu um negócio por estar no trânsito e não poder mandar uma proposta? Não pode mandar um memorando importante, pois estava numa reunião no escritório de um cliente? Você pode acessar o Google Apps no seu iPhone, iPad e emSmartphonese demais dispositivos com Android para criar, alterar, compartilhar e enviar documentos mesmo se preso no trânsito, sem estar fisicamente presente no escritório. Assim, seu trabalho ganhará em agilidade.

7. Recursos Adicionais

O Google Apps não resolve todos os problemas sozinho, porém, quando buscamos uma solução específica para CRM, ERP, Gestão, etc, podemos buscar auxílio em dois locais:

  • Google Market Place: Portal de desenvolvedores do Google Apps que oferece soluções de software para os mais variados problemas empresariais. Estas soluções se integram ao ambiente Apps e podem ser degustadas gratuitamente até um número fixo de usuários. Quando desejar ampliar o número de utilizadores, pode-se negociar a compra de mais acessos diretamente com a empresa desenvolvedora.

  • Chrome WebStore: Loja da Google voltada para extensões e aplicativos a serem instalados especificamente no GoogleChrome.

  • Google Play: Loja de aplicativos focada em soluções de mobilidade para dispositivos portáteis com o sistema Android.

  • Apple iTunes Store: Loja de aplicativos focada em soluções de mobilidade para dispositivos portáteis com o sistema iOS.

Com estas dicas, acreditamos que você possa refletir e comparar como sua equipe trabalha atualmente e como ela poderá trabalhar mais e melhor adotando as ferramentas de produtividade do Google Apps.

Não tenha medo do novo. Para os usuários de Google Apps “O impossível é aquilo que nunca foi tentado”. Quer saber como a Google pode ajudar sua empresa a ser mais produtiva? Deixe aqui o seu comentário.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes