Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Elaborando a definição de pronto

publicado por Bruno Amaral

 

Como construir uma boa Definição de Pronto – DoD?

Para isso é preciso flip chart, caneta hidrográfica e post-its.

No flip chart construa três retângulos conforme a figura abaixo:

No quadrante superior esquerdo de cada retângulo, escreva as seguintes definições: Agora, Depois e Futuro.

Elabore uma atividade como brainstrom, brainsworm ou JTBD (Jobs To Be Done) para levantar todas as definições do DoD.

A atividade de JTBD é interessante para chegarmos num nivel de DoD bem aceitável. Veja aqui o post sobre JTBD.

Já com todas as definições identificadas por todos os integrantes, agora faz-se necessário a separação do que deverá ser incluído na DoD e o que deverá ser incluído num futuro.

Na definição Agora colocaremos todas as informações necessárias para que a DoD esteja dentro do aceitável e que o time já possua know-how para entregar o que está será construído.

Na definição Depois colocaremos itens que o time ainda vai estudar e que precisa de tempo para ser colocado no DoD, por exemplo: TDD, BDD, programação em par ou teste integrado de UI.

Na definição Futuro conforme a definição anterior, neste colocaremos itens que demanda de mais tempo para ser colocado em prática, talvez a compra de um novo software ou adoção de uma nova linguagem e aprendizagem da mesma.

A Definição de Pronto deve ser atualizada na Reunião de Retrospectiva sempre que se fizer necessário. Caso não haja evidência de nenhum problema com o DoD atual, não tem necessidade de atualização. Entretanto, o DoD pode ser atualizado com algum item das definições Depois ou Futuro.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Agilista, Desenvolvedor e "Curioso", este último desde os anos 80. Possuo mais 19 anos de experiência em TI. Sou certificado Scrum Master (SFC, ISMF e SMAC), Product Owner (IPOF), Scrum Team (STMAC) e Kanban (IKMF). Meu primeiro "computador" foi um MSX Expert Plus da Gradiente com 15 anos de idade. Em seguida, um Commodore Amiga 500 e logo depois um Commodore Amiga 1200. No início do séc. XXI. migrei para computadores Intel. Atualmente escrevendo artigos sobre equipes performáticas. Cada semana publicarei um artigo relacionado ao assunto.

Bruno Amaral

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.