E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

Criando Vendas Off-line na Loja Virtual

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Uma loja virtual vive basicamente de clientes que chegam aos seus endereços virtuais através do mundo online (internet). Porém graças à grande expansão dos aparelhos móveis com capacidade para acessar a internet, entre eles, smartphones, blackberrys, iphones, ipads, tablets. Existe a possibilidade de exploração do mundo off-line para incentivar novas vendas através da utilização dos Códigos QR (QRCodes).

Os Códigos QR são os novos códigos de barras em 2D que podem ser facilmente escaneados pela maiorias dos celulares equipados com câmeras. Eles podem conter desde simples texto, endereço de URL, números de telefones, entre outras tantas informações. A sua utilização é totalmente gratuita e atualmente existem vários geradores online para criação.

Vamos desenhar dois cenários onde é possível a utilização dentro da loja virtual como chamarizes para promoções exclusivas e inovadoras.

Promoção Especial
Primeiramente a plataforma da loja virtual deverá estar preparada para receber um endereço de URL específico com parâmetros que serão interpretados e as regras de desconto aplicadas. Uma vez escolhido o produto da loja, deveremos gerar um endereço de url e transformá-lo num código QR do formato endereço de internet. Depois devemos espalhar esse código junto ao anúncio off-line da oferta exclusiva.

Cupom Promocional
Novamente a plataforma da loja virtual deverá estar preparada para aceitar códigos de cupons de desconto promocional. Para cada código de cupom único deverá ser originado seu correlativo em código QR em formato texto. No anúncio vinculado na mídia off-line deverá conter instruções sobre a utilização do cupom QR, como o acesso a loja virtual, a leitura do código QR e a digitação do mesmo no carrinho de compras, para validação da promoção.

Existem ainda outros possíveis cenários mais interativos, porém neste artigo, só queria exemplificar como através da criatividade é possível com baixo investimento utilizar-se de novos conceitos para obtenção de novos clientes, ou ainda, a retenção da base atual de clientes. Neste mar de lojas virtuais que cada dia cresce mais, é importante inovar sempre e manter-se a frente dos concorrentes.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.